Anvisa aprova mais dois autotestes para Covid

A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo

© Shutterstock

Brasil CORONAVÍRUS-AUTOTESTE 25/02/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (25) dois novos autotestes de Covid-19. É a primeira vez que a agência reguladora aprova um autoteste que faz o uso da saliva.

PUB

O órgão regulador autorizou a venda de autotestes no Brasil em 28 de janeiro. Cada empresa precisa solicitar o registro para comercializar o produto. No total, quatro autotestes já foram aprovados no país.

Um dos autotestes aprovados é o Autoteste Covid Ag Oral Detect registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica. É o primeiro produto registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva. Ele terá fabricação no Brasil.

A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab (cotonete), mas o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração

O outro é o SGTi-flex registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil, que também terá fabricação nacional. O autoteste foi desenvolvido para uso de amostra de swab (cotonete) nasal não profundo.

Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos.

"Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto", disse a Anvisa em nota.

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.

Este tipo de produto permitirá a ampliação da testagem de indivíduos sintomáticos, assintomáticos e possíveis contatos. Será possível assim o isolamento precoce e a quebra de cadeia de transmissão.

Conforme estabelecido em nota técnica do Ministério da Saúde, o autoteste passará a ser uma nova ferramenta de triagem do PNE (Plano Nacional de Expansão da Testagem).

Com isso, quem receber resultado positivo deverá procurar uma unidade de atendimento de saúde ou teleatendimento para que um profissional da saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes de vigilância e assistência em saúde. Dessa forma, o usuário do autoteste não é obrigado a informar o resultado ao Ministério da Saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Alasca Há 5 Horas

Vídeo mostra caça russo provocando avião americano no Alasca; assista

lifestyle Câncer Há 7 Horas

Um sintoma inesperado na mão pode indicar câncer de pulmão; fique atento

justica Grande São Paulo Há 6 Horas

Cantor é morto com 10 tiros em frente a casa noturna em Carapicuíba

mundo Líbano Há 9 Horas

Veja as imagens do ataque de Israel ao sul do Líbano

lifestyle Truques de cozinha Há 8 Horas

Aprenda um truque para fazer sempre um arroz perfeito

fama Kübra Aykut Há 7 Horas

Influenciadora que viralizou ao casar consigo mesma morre aos 29 anos

fama EVARISTO-COSTA Há 9 Horas

Evaristo Costa revela luta contra doença e risco de perda total da visão

fama Mistérios 30/09/24

Os corpos desses famosos nunca foram encontrados

brasil Destruição Há 7 Horas

Advogado é multado em R$ 50 milhões por incêndio recorde no pantanal

mundo Síria Há 7 Horas

Jornalista morre em ataque aéreo israelense durante ofensiva em Damasco