Embaixada do Brasil em Kiev anuncia trem para retirada de brasileiros

Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia

© Getty

Mundo KIEV 25/02/22 POR Agência Brasil

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.

PUB

"Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência", informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook. 

Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para ocorrer por volta das 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local). 

"Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira", alertou a embaixada. 

Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação. 

A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 20 Horas

Corpo de criança morta em 2020 é encontrado no quintal da família adotiva

fama DIDDY-RAPPER 30/09/24

Beyoncé perde quase 1 milhão de seguidores após ser associada P. Diddy

fama MARCELLO-ANTONY Há 23 Horas

Marcello Antony pode faturar mais de R$ 6 milhões com venda de mansão mais cara de Portugal

lifestyle Câncer Há 3 Horas

Um sintoma inesperado na mão pode indicar câncer de pulmão; fique atento

tech Eclipse agora mesmo

Eclipse solar anular acontecerá nesta quarta-feira, 2; saiba como assistir do Brasil

fama MAYKON-REPLAY Há 21 Horas

Precisei provar que não era IA, diz brasileiro que viralizou no America's Got Talent

fama Mistérios Há 20 Horas

Os corpos desses famosos nunca foram encontrados

mundo Líbano Há 5 Horas

Veja as imagens do ataque de Israel ao sul do Líbano

justica Grande São Paulo Há 2 Horas

Cantor é morto com 10 tiros em frente a casa noturna em Carapicuíba

mundo Alasca Há 1 Hora

Vídeo mostra caça russo provocando avião americano no Alasca; assista