Zelenski promete reconstruir Ucrânia após a guerra e diz que Rússia pagará por destruição

Zelenski reforçou o discurso de que a mudança na estratégia russa e o bombardeio de civis nas cidades provam que a Ucrânia estava resistindo com sucesso ao plano inicial de Moscou de proclamar vitória após um assalto por terra

© Getty Images

Mundo VOLODIMIR-ZELENSKI 03/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em seu mais recente pronunciamento televisionado, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, prometeu nesta quinta-feira (3) que irá reconstruir o país após a guerra e disse que cobrará reparações da Rússia.

PUB

"Vamos reconstruir cada edifício, cada rua, cada cidade", garantiu, acrescentando que a Rússia deveria estudar a palavra reparação, pois seu governo irá pedir compensação por tudo o que foi destruído na invasão. "Eles vão nos reembolsar totalmente por tudo o que fizeram contra nosso Estado, contra cada ucraniano", acrescentou.

O mandatário também relatou que não houve trégua nos bombardeios desde a meia noite no horário local (19h em Brasília), mas que as linhas de defesa do país estavam resistindo ao ataque russo. "Não temos nada a perder a não ser nossa própria liberdade."

Zelenski reforçou o discurso de que a mudança na estratégia russa e o bombardeio de civis nas cidades provam que a Ucrânia estava resistindo com sucesso ao plano inicial de Moscou de proclamar vitória após um assalto por terra.

Emocionado, o líder ucraniano lembrou que o país já passou por duas guerras, a fome do Holodomor, o Holocausto, o terror soviético, a explosão de Tchernóbil, bem como a anexação da Crimeia pela Rússia e o apoio de Moscou a rebeldes no leste. Fez ainda uma ligação entre a Covid-19 e o momento atual, dizendo que, agora, um outro vírus atacou.

"Não temos o maior território, [...] não temos armas nucleares, não fornecemos petróleo e gás para mercados internacionais. Mas temos o nosso povo. Temos a nossa terra. É por isso que estamos lutando."

Por fim, Zelenski se dirigiu a Vladimir Putin: "Vá salvar os próprios falantes de russo. Não ao redor do mundo -mas na sua própria casa. Há muitos deles aí, cerca de 150 milhões. Quanto a aqui -Glória à Ucrânia!".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 23 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo 22/12/24

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 22/12/24

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 23 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável

brasil ACIDENTE-MG Há 20 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG