Setor automobilístico é responsável por recuo do emprego industrial

A atividade tem um peso de cerca de 8% sobre o cálculo da população ocupada na indústria, atrás apenas do segmento de produtos alimentícios

© Reuters

Economia Retração 18/02/16 POR Estadao Conteudo

A indústria automobilística foi a principal responsável pelo tombo de 6,2% no emprego industrial no País em 2015. O número de vagas na atividade de meios de transporte encolheu 11,4%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUB

A atividade tem um peso de cerca de 8% sobre o cálculo da população ocupada na indústria, atrás apenas do segmento de produtos alimentícios. Embora todos os 18 setores investigados tenham demitido trabalhadores no ano passado, o corte de vagas em meios de transporte foi a principal pressão sobre o resultado geral do emprego industrial no País.

"(Meios de transporte) É o setor que mais se destaca em qualquer uma dessas comparações: pessoal ocupado, números de horas pagas aos trabalhadores e valor da folha real de pagamento. Na produção industrial, essa atividade é sempre também a mais destacada em termos negativos", apontou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

O segmento de meios de transporte reduziu em 12,4% o número de horas pagas aos trabalhadores em 2015. O valor da folha de pagamento real do setor encolheu 13,4%.

"A indústria automobilística veio ao longo de 2015 com reduções de jornada de trabalhadores, cortes de postos de trabalho, regime de layoff e estoques elevados", lembrou Macedo.

O gerente da pesquisa, entretanto, ressalta que a deterioração no mercado de trabalho industrial foi generalizada em 2015. Tanto o emprego quanto o número de horas pagas recuaram em dezembro do ano passado para o menor patamar já registrado pela pesquisa, iniciada em dezembro de 2000.

Como consequência, o total de empregados no setor industrial já está 16% abaixo do pico registrado em julho de 2008, enquanto o total de horas pagas está 18% menor do que o ápice atingido em setembro do mesmo ano.

"É um comportamento amplamente negativo, e não poderia ser diferente, já que você tem uma produção também com comportamento negativo. O mercado de trabalho está claramente confirmando que 2015 foi um ano difícil para o segmento industrial", afirmou o pesquisador.

Na avaliação de Macedo, a indústria permanece prejudicada pela confiança mais baixa de empresários e consumidores, que afeta consumo e investimentos, com reflexo no mercado de trabalho no setor.

"O cenário não se modificou. A conjuntura econômica não se alterou. Não por acaso os indicadores (industriais) mantêm essa tendência de queda, seja sob a ótica do mercado de trabalho seja sob a ótica da produção", concluiu ele. Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Óbito Há 19 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 22 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 21 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

esporte Bastidores Há 23 Horas

'A verdade, como o sol, sempre sairá', diz Marcelo após rescisão com Fluminense

fama Hobbies Há 18 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 16 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 17 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais