Tatiana Weston-Webb fatura etapa de Peniche no Circuito Mundial; Filipinho é vice

Na final, a gaúcha Tatiana Weston-Webb venceu a americana Lakey Peterson de virada e ficou com o troféu da edição.

© Getty

Esporte Surf 07/03/22 POR Estadao Conteudo

O Brasil encerrou a etapa de Peniche, em Portugal, do Circuito Mundial de Surfe, em grande estilo. Na final, a gaúcha Tatiana Weston-Webb venceu a americana Lakey Peterson de virada e ficou com o troféu da edição. No masculino, Filipe Toledo terminou a disputa com o segundo lugar, perdendo na decisão para o americano Griffin Colapinto.

PUB

Com o mar baixo, a vitória de Weston-Webb não foi fácil. Encarando a terceira colocada do ranking mundial, a brasileira radicada no Havaí começou a disputa atrás da americana, permanecendo assim durante boa parte da disputa. O título veio faltando apenas dez minutos para o fim da bateria, quando a gaúcha conseguiu uma nota 8, arrancando aplausos da areia. Peterson tentou ficar à frente novamente, mas recebeu um 6,73 na última onda. O placar ficou em 15,33 contra 14,27 para Tatiana.

O título em Portugal garantiu o quarto lugar do ranking para Weston-Webb, com 15,220 pontos. De quebra, a surfista brasileira impediu a vice-campeã de pular para a segunda colocação da lista. Enquanto Lakey Peterson permanece em terceiro, com 16,495, as duas primeiras posições ficam por conta da costa-riquenha Brisa Hennessy (17,355) e da americana Carissa Moore (16,495).

Essa foi a segunda final entre Tatiana e Peterson na elite do surfe. Anteriormente, a americana havia levado a melhor sobre a brasileira seis vezes ao longo da carreira. Com o troféu, a brasileira levou para casa seu terceiro título no Circuito Mundial. As outras duas conquistas foram no Aberto dos EUA, em 2016, e na etapa australiana de Margaret River, em 2021.

A vitória sobre Peterson não foi a única comemoração do dia para Weston-Webb. Na semifinal, a gaúcha superou Carissa Moore por 10,76 a 10,17, conquistando a sexta vitória no duelo particular com a rival. A vice-líder do ranking tem duas vitórias a mais que a brasileira no confronto.

FILIPINHO É VICE - As expectativas sobre Filipe Toledo eram grandes na decisão em Peniche. Depois de vencer o compatriota Italo Ferreira na semifinal, com 13,67 a 12,66, Filipinho teve pela frente o americano Colapinto, mas acabou sendo derrotado por 14,34 a 14,20 e ficou com o vice em Portugal.

Depois de vencer o bicampeão mundial John John Florence na semifinal, Colapinto teve atuação eficiente na decisão, pegando apenas seis ondas. Após a primeira tentativa, o dono da única nota 10 na etapa conseguiu um 7,67 e outro 6,67, suficientes para garantir a vitória. Filipinho surfou 11 ondas, tendo um 7,53 como melhor nota.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Suzane von Richthofen Há 19 Horas

Carta psicografada revela pedido da mãe de Suzane von Richthofen

mundo EUA Há 20 Horas

Passageiros separam casal e enfrentam marido violento em pleno voo; veja

fama LUTO Há 11 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

justica Belo Horizonte Há 20 Horas

Menino autista é achado morto após sumiço; mãe foi vítima de homicídio

fama Marcello Antony Há 19 Horas

Marcello Antony consegue vender a casa mais cara de Portugal

fama Cid Moreira Há 19 Horas

Disputa pela herança de Cid Moreira já está em andamento

brasil Susto Há 20 Horas

Marido registra filha com nome errado, e influenciadora viraliza na web

fama Gretchen Há 20 Horas

Gretchen rebate críticas após mostrar calvície:"Não tenho vergonha"

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

mundo Gaza Há 19 Horas

Menina raptada pelo EI e vendida ao Hamas há dez anos é libertada