Bolsonaro diz que vai discutir petróleo hoje e critica paridade dos preços

De acordo com o presidente, o salto de preços do petróleo é grave, mas pode ser resolvido.

© Getty

Economia Governo Bolsonaro 07/03/22 POR Estadao Conteudo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira, 7, que vai discutir o salto dos preços do petróleo em reunião no período da tarde com os Ministérios da Economia, Minas e Energia e a Petrobras. Ele ainda voltou a criticar a política de preços da estatal, que alinha a variação dos combustíveis à cotação internacional do petróleo. "Não pode continuar", declarou o chefe do Executivo.

PUB

Como revelou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o governo convocou a reunião interministerial em meio aos impactos da guerra na Ucrânia sobre o valor do petróleo e avalia um novo programa de subsídio aos combustíveis, com validade de três a seis meses. O objetivo é evitar um repasse dos preços para as bombas dos postos de gasolina.

"O preço altíssimo do petróleo é anormal, atípico. O governo federal, nós, juntamente com Economia agora à tarde, Ministério de Minas e Energia e própria Petrobras, vamos buscar alternativa. Porque se for repassar isso tudo para o preço dos combustíveis, tem que dar aumento de 50%, não é admissível", afirmou o presidente em entrevista à Rádio Folha de Roraima.

Bolsonaro também subiu o tom nas críticas à política de preços da Petrobras. "Tem legislação errada, feita lá atrás, que você tem paridade com preço internacional. O que é tirado do petróleo leva-se em conta o preço fora do Brasil, isso não pode continuar acontecendo. Estamos vendo isso aí sem mexer, sem nenhum sobressalto no mercado", declarou o chefe do Executivo na mesma entrevista. "Leis feitas no passado são o grande problema. Vamos buscar solução de forma bastante responsável", acrescentou.

De acordo com o presidente, o salto de preços do petróleo é grave, mas pode ser resolvido. "O mundo está passando por isso, mas nós temos alternativas. Perto da Europa, estamos em situação privilegiada. A população não aguenta alta nesse porcentual no Brasil".

Durante a madrugada desta segunda-feira, o barril de petróleo tipo Brent, referência internacional, saltou para quase US$ 140.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama DNA Há 14 Horas

Revelado o resultado de exame de DNA do suposto filho de Leandro

fama Playboy Há 15 Horas

Patinadora holandesa posa nua para a Playboy e quebra recorde de vendas

fama Musa dos Anos 90 Há 15 Horas

Musa dos anos 90, Regininha Poltergeist vende empadas nas ruas do Rio

politica Polícia Federal Há 14 Horas

Braga Netto é preso pela Polícia Federal em investigação sobre trama golpista

esporte Mercado de Transferências Há 15 Horas

Endrick não 'pega' e pode ter os dias contados no Real Madrid

mundo México Há 14 Horas

Influenciador de 37 anos é morto a tiros na porta de casa

mundo Coreia do Sul Há 16 Horas

Parlamento sul-coreano aprova impeachment do presidente Yoon Suk-yeol

fama Fim do romance Há 11 Horas

Ana Castela se pronuncia pela 1ª vez sobre término com Mioto

fama Realeza Há 13 Horas

Kate e William estão se preparando para assumir o trono 'mais cedo' do que o esperado

politica Duque de Caxias Há 14 Horas

PF acha celulares em freezer na casa de prefeito eleito do RJ