Avião da FAB que resgatará brasileiros parte para a Polônia

O cargueiro KC-390 Millennium partiu às 15h15, carregado com cerca de 11,5 toneladas de medicamentos, alimentos e itens de primeira necessidade

©  AGÊNCIA FAB / SGT JOHNSON

Brasil Guerra 07/03/22 POR Agência Brasil

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em que o governo federal planeja trazer de volta ao país parte dos brasileiros que deixaram a Ucrânia para escapar das consequências da invasão militar russa decolou esta tarde da Base Aérea de Brasília com destino a Varsóvia, na Polônia.

PUB

O cargueiro KC-390 Millennium partiu às 15h15, carregado com cerca de 11,5 toneladas de medicamentos, alimentos e itens de primeira necessidade, que serão doados pelo Brasil para auxílio humanitário às vítimas da guerra.

A aeronave deve chegar à capital polonesa na quarta-feira (9), após fazer paradas técnicas em Recife, Cabo Verde e Lisboa (Portugal). Na volta, prevista para ocorrer já na quinta-feira (10), trará ao menos 40 brasileiros, 23 cidadãos ucranianos e um polonês que estão sob cuidados do corpo diplomático brasileiro, além de seis cães.

Participam da missão de resgate, batizada de Operação Repatriação e coordenada pelo ministério das Relações Exteriores, 16 tripulantes. Pouco antes da decolagem, o ministro da Defesa, Braga Netto, comentou que, desde o início do conflito armado, há 12 dias, o governo federal vem tomando medidas para proteger e auxiliar os brasileiros na região.

“O governo brasileiro tomou medidas concretas com o objetivo de cuidar da segurança dos nossos companheiros que se encontram em áreas de risco e para viabilizar suas condições de retorno ao Brasil”, disse o ministro durante a cerimônia que precedeu a decolagem do KC-390. “Neste sentido, destacam-se as medidas diplomáticas, jurídicas e sanitárias, como a abertura de postos consulares para apoiar a saída de brasileiros e a concessão de visto temporário e autorização de residência [no Brasil] para fins de acolhida humanitária de cidadãos ucranianos.”

“O Brasil tem uma vocação acolhedora. Historicamente, nossa gente se mostra solidária à situação vivida por povos irmãos em situação de dificuldades e oferece socorro na redução do sofrimento alheio”, acrescentou o ministro Braga Netto.

Segundo o Ministério da Defesa, entre os suprimentos que serão doados a título de cooperação humanitária estão 50 purificadores de água; cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

“A comunidade internacional sempre contou e poderá contar com o espírito acolhedor do povo brasileiro”, disse o ministro Braga Netto

Na quinta-feira (3), os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública publicaram uma portaria que permite a concessão de visto temporário e de autorizações de residência humanitária em território brasileiro para ucranianos e apátridas afetados pela guerra na Ucrânia. LINK Um dia depois (4), a Casa Civil emitiu uma nota facilitando as condições de entrada no país de refugiados provenientes da Ucrânia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica São Paulo Há 22 Horas

Boulos diz que pedirá prisão de Marçal por divulgar suposto laudo

politica PABLO-MARÇAL Há 12 Horas

Filha diz que médico citado em laudo falso de Marçal nunca trabalhou em clínica

fama Briga? Há 20 Horas

Ana Hickmann não convida Ticiane para noivado; entenda o motivo

fama Sean 'Diddy' Combs Há 12 Horas

Diddy avisou Justin Bieber para não falar "das coisas que fizeram juntos"

fama Mel Maia Há 12 Horas

Mãe de Mel Maia desabafa sobre ingratidão das filhas: 'Me sinto um lixo'

fama Rodrigo Faro Há 14 Horas

Rodrigo Faro pede orações pela saúde da esposa, Vera Viel

politica Bahia Há 21 Horas

Petistas arremessam ovos em governador do PT na Bahia durante carreata de campanha

fama UTI Há 20 Horas

Maidê Mahl abre olhos mas não retomou consciência, diz mãe de atriz

tech Meta Há 21 Horas

Meta desvendou ferramenta de IA capaz de criar vídeos com som

politica LULA-GSI Há 21 Horas

Ladrões roubam carro da equipe de segurança de Lula em São Paulo