México prende 10 torcedores acusados de envolvimento em 'batalha campal'

A briga generalizada entre torcedores de Querétaro e Atlas chocou o mundo do esporte

© REUTERS

Esporte Futebol 08/03/22 POR Estadao Conteudo

As autoridades mexicanas anunciaram nesta terça-feira que prenderam 10 torcedores acusados de participarem da "batalha campal" ocorrida no estádio La Corregidora, no sábado. A briga generalizada entre torcedores de Querétaro e Atlas, que chocou o mundo do esporte, deixou pelo menos 26 feridos, de acordo com informações do governo estadual de Querétaro.

A secretária de governo do estado de Querátaro, Guadalupe Murguía, informou que 26 pessoas foram identificadas com algum envolvimento na briga. E avisou que outras buscas estão sendo realizadas em várias cidades para encontrar outros torcedores envolvidos. Não há prazo para o encerramento da investigação.

O Ministério Público de Querétaro explicou que as dez prisões foram realizadas com base em análises das imagens de vídeo. "Devido ao que aconteceu durante a partida Querétaro x Atlas, informa-se que os primeiros 10 homens foram presos", disse o MP. No mesmo comunicado, informou que os torcedores foram detidos "por sua possível participação em crimes de tentativa de homicídio, violência em eventos esportivos e defesa do crime".

As prisões foram feitas ao longo da segunda-feira, assim que um juiz emitiu 26 mandados de prisão. Ele autorizou ainda a busca nas residências dos suspeitos de participarem da briga. Nestas buscas foram apreendidos 82 itens de materiais esportivos do Querétaro, alguns com suspeita de mancha de sangue.

A briga começou durante o segundo tempo da partida, na arquibancada. Conforme foi tomando maiores proporções, torcedores começaram descer para o campo em busca de proteção. De acordo com o jornal mexicano Excelsior, foram os próprios seguranças do estádio que abriram as rampas de acesso ao gramado.

Como é possível ver em imagens que circulam nas redes sociais, crianças e mulheres estavam no campo. Enquanto isso, os jogadores correram para o vestiário. Aos poucos, o local foi tomado por cada vez mais gente, inclusive aqueles dispostos a brigar, que protagonizaram cenas chocantes de violência.

Alguns atletas, como o goleiro do Querétaro, Washington Aguerre, continuaram em campo para tentar conter os torcedores. Imagens da transmissão televisiva e de fotógrafos presentes no estádio mostram Aguerre rodeado por invasores, dialogando com eles. Em outras imagens, aparece com os braços erguidos para cima, pedindo calma.

Em razão da briga generalizada, a Federação Mexicana de Futebol suspendeu todos os jogos marcados para o último domingo e também abriu uma investigação.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CID-MOREIRA Há 22 Horas

'É evidente' que filhos de Cid Moreira não serão deserdados, diz advogado

economia Justiça Há 23 Horas

‘Lista Suja’ do trabalho escravo tem inclusão de 176 empregadores

fama Justiça Há 9 mins

Cid Moreira foi um fantoche na mão da Fátima e testamento será anulado, diz filho

politica Eleições Há 23 Horas

Após Tabata, Alckmin anuncia apoio a Guilherme Boulos

justica Prisão Há 23 Horas

Como está Alexandre Nardoni, condenado pela morte da filha e ex de Ana Carolina Oliveira

fama RAQUEL-BRITO Há 19 Horas

A Fazenda 16: Raquel teve 'dor súbita' e está hospitalizada, informa boletim médico

mundo Euromilhões Há 17 Horas

Espanha busca apostador que ganhou quase R$ 1 bilhão e não buscou prêmio

fama BEATRIZ-REIS Há 20 Horas

Beatriz Reis ganha quadro no 'Encontro com Patrícia Poeta': 'Realizada'

esporte Alexandra Ianculescu Há 23 Horas

A atleta olímpica que é um fenômeno no OnlyFans: "Vida mudou para melhor"

fama Propriedades Há 16 Horas

Mansões de famosos que ninguém quis comprar