Messi e Neymar se tornam coadjuvantes de Mbappé no Paris Saint-Germain

O francês marcou nos dois jogos contra o Real Madrid e deu sequência a seu ótimo desempenho na temporada.

© Getty

Esporte KYLIAN-MBAPPÉ 11/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Não foi a produção de Kylian Mbappé, 23, o problema do Paris Saint-Germain em mais um fracasso na Liga dos Campeões. O francês marcou nos dois jogos contra o Real Madrid e deu sequência a seu ótimo desempenho na temporada. Lionel Messi, 34, e Neymar, 30, que em tese dividiriam o protagonismo com o companheiro de ataque, mostraram-se coadjuvantes.

PUB

O argentino e o brasileiro tiveram seus bons momentos no confronto das oitavas de final. Mas foi o camisa 7 quem mais criou problemas para a defesa adversária nas duas partidas -vitória por 1 a 0 na França e derrota por 3 a 1 na Espanha. Suas bolas na rede foram insuficientes para o clube se manter vivo na busca por aquele que é há anos seu grande objetivo.

O embate com o Real Madrid não foi uma exceção na primeira -e possivelmente única- temporada dos três juntos. Desde a chegada de Messi, que fez sua estreia em agosto, o rendimento e as estatísticas de Mbappé têm sido consistentemente superiores aos apresentados pelas outras estrelas do time.

O francês atua mais e marca mais gols, em números absolutos e também na média por jogo. Ele tem 35 participações pela equipe no ciclo 2021/22, com 25 gols e 14 assistências. Messi entrou em campo 25 vezes, colocando sete bolas na rede e dando dez passes para gol. Neymar esteve no gramado em 19 oportunidades: marcou em quatro delas e distribuiu cinco toques decisivos.

O padrão se mantém quando os três estão juntos na formação dirigida por Mauricio Pochettino. Pela carga controlada do veterano Messi e especialmente pelos problemas físicos de Neymar, isso foi observado em apenas 12 ocasiões até aqui -conforme consulta na base de dados do site oGol. E nessas situações houve predomínio de Mbappé nos lances de gol.

Considerando-se apenas os momentos em que os três dividiram o campo, o francês tem seis gols e três assistências, o argentino tem um gol e cinco assistências, e o brasileiro tem dois gols e duas assistências. São números que ajudam a explicar o protagonismo do mais jovem, cobiçado pelos principais clubes do mundo.

O próprio Real Madrid se mostra disposto a investir pesadamente no jogador, cujo compromisso com o PSG expira em junho deste ano. Ele já pode assinar um pré-contrato com qualquer agremiação, e há veículos de imprensa da Europa, como o jornal espanhol Mundo Deportivo, que já apontam um acerto com o clube madrileno.

"Tempo difícil. A Champions League era o grande objetivo para nós, mas falhamos", publicou Mbappé, que foi bastante aplaudido pelos torcedores do Real no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. "A temporada não acabou. Aconteça o que acontecer, permaneceremos unidos e determinados até o último jogo."

No Campeonato Francês, disputa na qual tem enorme vantagem financeira sobre os concorrentes, o PSG lidera com folga, 13 pontos à frente do segundo colocado. Na Champions, que é o objetivo perseguido desde a contratação de Neymar, em 2017, o ótimo futebol de Mbappé não foi suficiente, sem Messi e Neymar no mesmo nível.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 19 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia