© Getty
Não é incomum que uma celebridade ou até uma empresa cometa erros em uma rede social sob forma de, por exemplo, uma declaração mal calculada, um erro que pode ter grandes custos a nível de imagem, que pode piorar tendo em conta na internet nada passa em ‘branco’.
PUB
Todavia isto não significa que seja ‘fim da linha’, até porque todos erramos e o que conta é a forma como lidamos com os problemas e as adversidades. Assim, a Time estabeleceu alguns passos de como lidar com um erro nas redes sociais.
Saiba onde foi cometido o erro e quem o pode ter visto
Se estava embriagado e acabou publicando uma fotografia ofensiva nas redes sociais, deve primeiro saber onde foi feito o ‘estrago’, nomeadamente se no Facebook, Twitter, Instagram ou outros. Depois, deve ter uma ideia de até onde pode ter chegado essa postagem.
Livre-se das provas
Se não quer que mais ninguém dê conta do que fez apague imediatamente a publicação e não deixe quaisquer traços dela. As diferentes redes sociais têm formas diferentes de apagar as publicações mas é possível em todas elas.
Peça desculpa apropriadamente
Se ofendeu alguém com a sua publicação e quer remediar as coisas não tem outra solução que não desculpar-se. Todavia, ao contrário do que muitas pessoas fazem não faça uma publicação de propósito para o seu pedido de desculpas. Quem não viu o seu erro ficará sabendo que aconteceu alguma coisa pelo que deve desculpar às pessoas que pode ter ofendido ou que viram determinada publicação.
Ative definições de privacidade
Agora deve certificar-se que nunca mais volta a passar por uma situação semelhante. Ative as suas definições de privacidade e de publicação e não se impeça de continuar fazendo publicações normais. Pode tentar limpar por completo as suas publicações mas caso não seja possível certificar-se que não tem mais nada que possa ser prejudicial para você.
Reinvente-se
Uma das coisas que pode fazer para, por exemplo, se reinventar profissionalmente é criar contas em redes sociais exclusivas para esta sua faceta. A sua vida pessoal é apenas sua e à sua entidade empregadora apenas interessa o contributo que tem para dar. Estas redes sociais podem servir, por exemplo, para publicações mais inteligentes sobre a sua área.