Cidade com maior lote de cloroquina de Trump tenta devolver estoque à Saúde

EUA doaram 3 milhões de unidades; municípios tentam devolver lotes e Saúde passou a entregar drogas a outras doenças

© Shutterstock

Brasil CLOROQUINA-SC 14/03/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O município de Joinville (SC) recebeu em setembro de 2020 a maior parcela da carga de hidroxicloroquina doada ao Brasil por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.

PUB

O plano era abastecer o "centro de tratamento precoce" local, mas 130,5 mil dos 160 mil comprimidos entregues em setembro de 2020 seguem encalhados. A prefeitura tenta devolver o estoque ao Ministério da Saúde.

Apesar dos esforços do governo Jair Bolsonaro (PL) para promover o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para a Covid, Joinville não é a única cidade que pediu para receber a hidroxicloroquina e agora encara lotes sem uso, com validade até outubro.

Em janeiro de 2021, o recém-empossado prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), anunciou a flexibilização de restrições contra a Covid e decidiu apostar no kit Covid.

A capital gaúcha pediu e recebeu do governo Bolsonaro 24 mil unidades de cloroquina, entregou 10 comprimidos e suspendeu a oferta após uma decisão da Justiça. Mais de um ano depois, a prefeitura segue com o estoque e afirma tentar devolver a droga à Saúde.

O Ministério da Saúde disse à reportagem que orienta municípios a procurarem os governos estaduais para repassar a hidroxicloroquina para o tratamento de doenças previstas na bula, como lúpus e artrite reumatoide.

O governo dos EUA enviou 3 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil após esforço diplomático da gestão Bolsonaro. A droga começou a chegar em junho de 2020 e se tornou aposta do presidente para combater a pandemia até o fim daquele ano.

No período anterior da crise sanitária, o governo havia despejado no SUS a cloroquina (medicamento de efeito parecido, mas composição diferente) feita no Laboratório do Exército ou desviada do programa de malária.

O Ministério da Saúde ficou com 2 milhões de doses da carga doada pelos EUA. Deste volume, entregou 600 mil a estados e municípios que pediram a droga contra a Covid e, sem novas demandas ligadas à pandemia, teve de destinar 1,4 milhão para doenças previstas em bula.

Como mostrou a Folha, o Exército, que teve 1 milhão de doses, ainda guarda 745 mil unidades. O resto havia sido enviado a hospitais militares para combater a Covid-19.

Depois de Joinville, o governo do Amazonas (120 mil unidades) e a cidade paulista Presidente Prudente (100 mil) receberam os maiores lotes da hidroxicloroquina doada por Trump. Procurados, os governos locais não informaram se ainda há estoque da droga.

O quarto maior lote, de 63 mil unidades, foi dado a Lages (SC), que disse ainda ter 57 mil doses. "Já solicitamos a devolução ao ministério, porém ainda não obtivemos um retorno", disse a Secretaria de Saúde do município, em nota.

O Grupo Hospitalar Conceição recebeu 19,5 mil unidades desta hidroxicloroquina, em setembro de 2020. O órgão ligado ao Ministério da Saúde que administra hospitais no RS afirma que não guarda mais este estoque: 8.000 unidades foram enviadas para o governo da Paraíba e 8.500 ao Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2021, após ser criticado por levar drogas sem eficácia ao Amazonas, quando o estado entrava em colapso por falta de oxigênio, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou a afirmar que jamais estimulou o uso desses medicamentos.

O governo de Joinville afirma desde março de 2021 que tenta devolver a droga à Saúde.

O último lote da hidroxicloroquina doada pelos EUA foi distribuído pelo ministério contra a Covid-19 em abril de 2021, para Presidente Prudente (SP). Depois, a pasta apenas entregou a droga para outras doenças.

Mesmo encerrando a disseminação do kit Covid no SUS, o governo posterga a aprovação de diretrizes de tratamento da pandemia que contraindicam estes medicamentos.

Em janeiro, a Saúde barrou a proposta de diretriz elaborada por especialistas e aprovada pela (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), ainda argumentou, em nota técnica, que a hidroxicloroquina funciona e a vacina, não.

Está nas mãos do ministro Marcelo Queiroga um pedido para rever esta decisão e aprovar a diretriz. O governo teme ainda abrir margem para contestações sobre as ações adotadas na pandemia, caso este texto seja aceito.

A carga enviada pelos EUA chegou ao Brasil dividida em tubos com 100 comprimidos. O governo precisou de aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fracionar a droga em caixas menores e repassou o custo da operação aos estados e municípios que pedissem os medicamentos.

A distribuição dos medicamentos ainda virou alvo de apurações de órgãos de controle, MPF (Ministério Público Federal) e de ações no STF (Supremo Tribunal Federal). O estímulo ao kit Covid foi citado em pedidos de indiciamento feitos pela CPI da Covid no Senado. Para fugir de punições, o governo Bolsonaro também modulou o discurso.

HIDROXICLOROQUINA DE TRUMP ENCALHA NO BRASIL

EUA doaram 3 milhões de unidades; municípios tentam devolver lotes e Saúde passou a entregar drogas a outras doenças- Ministério da Saúde recebeu 2 milhões de unidades e entregou 600 mil para Covid. Sem novas demandas, destinou 1,4 milhão de doses a doenças como lúpus e artrite reumatoide- Joinville (SC), recebeu 160,5 mil doses, maior lote enviado pela Saúde para combate à Covid, e ainda guarda 130,5 mil; outros municípios, como Porto Alegre (RS) e Lages (SC) também tentam devolver o estoque que vence em outubro- Exército recebeu 1 milhão de comprimidos, mandou cerca de 225 mil a hospitais militares para a pandemia e estoca outras 775 mil unidades

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Christina Applegate Há 10 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 10 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 11 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

fama Realeza britânica Há 10 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 9 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

esporte Arábia Saudita Há 9 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo

fama Óbito Há 23 Horas

Apresentador vencedor de três Emmys morre de forma repentina aos 39 anos

politica JAIR-BOLSONARO Há 3 Horas

Bolsonaro diz que vitória de Trump é 'passo importantíssimo' para volta ao Planalto e cita Temer vice

fama Óbito Há 19 Horas

Corpo de Liam Payne chega ao Rio de Janeiro antes de ir ao Reino Unido

mundo EUA Há 9 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja