Ministério da Saúde exclui crianças com 5 anos da vacinação contra gripe

Até 2021, a vacina vinha sendo aplicada em crianças com menos de 6 anos

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil Campanha 16/03/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde reduziu a idade de crianças que podem receber a vacina contra a gripe em 2022. Agora o público será limitado aos que não tenham ainda completado 5 anos. Até 2021, a vacina vinha sendo aplicada em crianças com menos de 6 anos.

PUB

Nos bastidores, técnicos afirmaram que, para a operação ser mais efetiva, é preciso emparelhar a idade alvo com a da vacinação do sarampo, que sofre com a falta de seringas e irá ocorrer junto com a da gripe.

A pasta anunciou nesta segunda-feira (15) que a vacinação contra a gripe começará no dia 4 de abril. Serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina influenza para todo o país.

A Campanha Nacional contra o Sarampo ocorrerá simultaneamente com a Campanha Nacional contra a Influenza neste ano.

No momento, há falta de seringas para ampliar a vacina do sarampo para 5 anos ou mais. Dessa forma, a pasta diz, nos bastidores, que a operação de vacinação será mais efetiva com a idade igual para ambas as vacinas.

As duas campanhas devem ampliar a faixa etária da vacinação ainda neste ano, quando a situação das seringas estiver regularizada, afirmam técnicos.

No ano passado não houve campanha de vacinação específica do sarampo. A vacina entrou na Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorreu de 1º a 29 de outubro de 2021.

O Ministério da Saúde disse, por meio de nota, que a medida de fazer a campanha de forma simultânea tem como objetivo oferecer a vacinação contra as duas doenças e ampliar a cobertura vacinal.

"Ambas as campanhas serão focadas em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, visando otimizar questões operacionais dos serviços de vacinação nos estados e municípios e reduzir o risco de complicações e óbitos para a influenza nesta faixa etária", disse a pasta em nota.

Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), disse que não há nenhuma razão técnica para a decisão.

"Não há recomendação científica para isso. Ainda mais as crianças que têm mais doenças, muitas vezes são porta de entrada do vírus na família e ajudam na cadeia de transmissão", destacou.

A campanha da gripe no país acontecerá em duas etapas. A primeira, que ocorre de 4 de abril a 2 de maio, irá contemplar idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde. Outros grupos receberão a vacina na segunda etapa, que ocorrerá de 3 de maio a 3 de junho.

O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril. A previsão é que a campanha termine no dia 3 de junho.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo SUS é produzida pelo Instituto Butantan. Ela é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin. Esse subtipo foi o responsável pela epidemia de gripe fora de época que atingiu São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados no fim de 2021 e início de 2022.

O Instituto Butantan disse, em nota, que já entregou 2 milhões de doses para o Ministério da Saúde em fevereiro deste ano. A previsão é que entregue 40 milhões no fim de março e os outros 40 milhões até final de abril.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 10 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 10 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

brasil AVIÃO-SP Há 5 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Inglaterra Há 1 Hora

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 11 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 8 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

brasil Porto dos Gaúchos Há 9 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 7 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

tech Rede Social Há 12 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta