Viagem de Obama a Cuba será "mais um passo" nas relações entre os países

O Presidente norte-americano anunciou nesta quinta-feira (18) a sua visita a Cuba, em março

© Reuters

Mundo Havana 19/02/16 POR Notícias ao Minuto

As autoridades cubanas saudaram a visita do Presidente norte-americano, Barack Obama, a Cuba e afirmaram que esta viagem será "mais um passo" para melhorar as relações entre Havana e Washington.

PUB

A visita, prevista para os próximos dias 21 e 22 de março, "será mais um passo para o melhoramento das relações entre Cuba e os Estados Unidos", afirmou, em declarações à imprensa, Josefina Vidal, responsável pelas negociações com os Estados Unidos no Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, momentos depois de Washington ter anunciado a viagem presidencial.

A representante acrescentou que esta visita será uma oportunidade para Obama conhecer a realidade cubana. "Acreditamos que vai ser uma oportunidade importante para que Obama possa ter uma aproximação direta à realidade cubana e a tudo o que temos feito nos últimos anos no nosso país (...) para realizar as mudanças necessárias para melhorar o bem-estar do povo cubano", referiu.

Sobre a questão dos Direitos Humanos, Josefina Vidal disse que "Cuba está aberta a conversas com o governo dos Estados Unidos sobre qualquer tema, incluindo os Direitos Humanos", admitindo, porém, que existem conceitos e pontos de vistas diferentes entre os dois países.

O Presidente norte-americano anunciou nesta quinta-feira (18) a sua visita a Cuba, prometendo abordar com as autoridades cubanas a questão dos Direitos Humanos, mas também encontros com membros da sociedade civil. "No próximo mês, vou viajar para Cuba para avançar o nosso progresso e esforços que podem melhorar a vida do povo cubano", afirmou o chefe de Estado norte-americano, num conjunto de mensagens publicadas na rede social Twitter sobre esta visita histórica e representativa do processo de aproximação entre os dois países, que durante mais de 50 anos viveram de costas voltadas.

"Ainda temos diferenças com o governo cubano que irei tratar diretamente. A América irá defender sempre os Direitos Humanos em todo o mundo", acrescentou.

Barack Obama será o primeiro Presidente norte-americano a visitar a ilha caribenha em 88 anos. Calvin Coolidge (1923-1929) foi o último Presidente norte-americano em exercício a visitar Cuba, em 1928.

Obama, que deixará a Casa Branca em pouco menos de um ano, torna-se no primeiro chefe de Estado norte-americano em funções a pisar solo cubano desde a revolução castrista de 1959.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio