Governo reduz previsão de crescimento do PIB de 2,1% para 1,5%

Além da redução do PIB, o governo aumentou a projeção para a inflação

© Getty Images

Economia Crise 18/03/22 POR Agência Brasil

O governo federal reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2022, 2,1% para 1,5%. Para o próximo ano, foi mantida a projeção de crescimento de 2,5%.

PUB

Além da redução do PIB, o governo aumentou a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, que passou de 4,7% para 6,55%.

As informações constam do Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Economia.

O aumento na projeção da inflação ocorre um dia após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter elevado o juro básico da economia (Selic) de 10,75% para 11,75% ao ano, como forma de reduzir a atividade econômica e conter a alta nos preços.

Segundo o boletim, a expectativa é de que a inflação volte, a partir de 2023, para a meta definida, que é de 3,25% ao ano.

Apesar da redução na expectativa de crescimento, o percentual se mantém acima da expectativa que o mercado financeiro projeta, de alta de 0,49% do PIB.

Para justificar a redução, o ministério disse que ainda estão presentes na economia os fatores que sustentam a previsão de crescimento este ano, que seriam a retomada dos empregos e o aumento dos investimentos.

“Entre fatores positivos para impulsionar o crescimento em 2022, elencam-se a taxa de poupança elevada, a recuperação do setor de serviços, a contínua melhora do mercado de trabalho e o robusto investimento, tanto privado como em parceria com o setor público”, diz o documento.

O governo espera um alto volume de investimentos do setor privado ao longo do ano. O boletim aponta para investimentos de R$ 78 bilhões, "o que equivale a um crescimento de 2,3% do investimento, com impacto de 0,45% no PIB", diz o boletim.

Na avaliação do secretário de Política Econômica Pedro Calhman a perspectiva é positiva.  

"A projeção do PIB foi revisada para baixo, em grande parte devido a fatores técnicos, estatísticos ligados aos números do PIB no ano passado. A guerra da Ucrânia também teve impacto. Mas olhando para frente, os fundamentos que vêm sustentando nossa previsão de crescimento do PIB em 2022 continuam presentes: são a recuperação do emprego e o aumento do investimento", disse.

A equipe econômica disse ainda que monitora os impactos do conflito na Ucrânia, especialmente nas cadeias globais de valor, que já apresentam gargalos devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

 

"Adicionalmente, o risco da pandemia sobre o crescimento econômico e a inflação continuam sendo avaliados", diz o documento.

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, defendeu a política econômica do governo calcada no binômio consolidação fiscal e reformas pró-mercado. Colnago citou a relação da dívida bruta em relação ao PIB como um dos resultados. Atualmente, a projeção sinaliza para uma tendência de queda, passando de 84% em janeiro, para 82,7% em março.

O secretário disse ainda que é importante manter a consolidação fiscal para que, no médio e longo prazos, o país possa ter condições mais favoráveis para os investimentos e para a redução da taxa de juros.

"Estamos de novo em um ano desafiador e temos que ver como vamos caminhar daqui para a frente", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 9 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 9 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

mundo EUA Há 10 Horas

Homem espanca passageiro que dormia durante voo da United Airlines

mundo BRAT Há 10 Horas

Dicionário Collins elege a palavra do ano – e é inspirada por cantora

mundo Clima Há 9 Horas

Espanha fala em "dezenas e dezenas" de desaparecidos nas inundações

esporte Espanha Há 3 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 4 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

fama Família Há 21 Horas

Tom Brady teria ficado chocado ao saber de gravidez de Gisele Bündchen, diz site

tech Inteligência Artificial Há 20 Horas

Nova busca do ChatGPT, da OpenAI, reproduz trechos de reportagens sem autorização

esporte Futebol Há 11 Horas

Hugo Souza e Yuri Alberto comentam eliminação do Corinthians na Argentina