Mario Frias perde ação contra quem viu racismo em post sobre banho para negro

Na decisão judicial, o 6º Juizado Especial Cível de Brasília julgou o pedido improcedente ao entender que a crítica de Babaioff era uma opinião pessoal e que Frias é uma figura "política que é ocupador de cargo público", e, por isso, está sujeito ao "escrutínio popular".

© Reprodução

Brasil MARIO-FRIAS 21/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O secretário especial da Cultura, Mario Frias, perdeu a ação de danos morais que moveu contra o ator Armando Babaioff, que o chamou de "racista", "bosta", "sem talento" e "sem caráter" numa publicação no Twitter em julho do ano passado.

PUB

Na decisão judicial, o 6º Juizado Especial Cível de Brasília julgou o pedido improcedente ao entender que a crítica de Babaioff era uma opinião pessoal e que Frias é uma figura "política que é ocupador de cargo público", e, por isso, está sujeito ao "escrutínio popular".

Ainda cabe recurso para se recorrer da decisão. Caso os advogados de Frias não recorram, a ação será arquivada. O documento destaca ainda que "é notório em nosso país que há a incorreta e lamentável associação de afro-descendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira".

Em julho do ano passado, o secretário especial do governo Bolsonaro publicou no Twitter um comentário racista direcionado ao ativista negro Jones Manoel, em que disse ele precisava de "um bom banho". Depois da repercussão negativa, a postagem foi apagada. A publicação de Babaioff veio logo em seguida.

Essa é uma de tantas outras polêmicas que envolvem Frias. Recentemente, ele acusou o filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola" de fazer apologia da pedofilia e impulsionou o debate contra o longa, que tem Danilo Gentili e Fabio Porchat no elenco, nas redes sociais.

O governo tentou censurar o filme, decidindo que sua exibição fosse suspensa das plataformas de streaming, sob pena de multa diária de R$ 50 mil para os exibidores. Em seguida, o Ministério da Justiça determinou que o título tenha sua classificação indicativa alterada de 14 para 18 anos, embora tenha insistido que ainda vale a ordem de remoção.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Christina Applegate Há 21 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 21 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 22 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

politica JAIR-BOLSONARO Há 13 Horas

Bolsonaro diz que vitória de Trump é 'passo importantíssimo' para volta ao Planalto e cita Temer vice

fama Realeza britânica Há 21 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 20 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

fama LEANDRO-HASSUM Há 16 Horas

Leandro Hassum abre o jogo sobre mudança 10 anos após bariátrica

esporte Arábia Saudita Há 20 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo

politica Análise Há 12 Horas

Não acredito que eleição de Trump influencie o STF, diz Temer sobre caso Bolsonaro

mundo EUA Há 20 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja