Rússia acusa EUA de 'banditismo' e diz não ter planos de ataque cibernético

Rússia acusa EUA de 'banditismo' e diz não ter planos de ataque cibernético

© Getty

Mundo RÚSSIA-EUA 22/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - A Rússia rejeitou nesta terça-feira (22) os alertas dos Estados Unidos de que o país poderia estar se preparando para conduzir ataques cibernéticos em resposta às sanções ocidentais aplicadas por conta da guerra contra a Ucrânia e afirmou que não se envolve em "banditismo".

PUB

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu na segunda que os serviços de Inteligência do país indicam uma crescente ameaça cibernética russa e pediu às empresas americanas que prepararem defesas "imediatamente".

"Se ainda não o fizeram, peço a nossos parceiros do setor privado a fortalecerem suas defesas cibernéticas de imediato", disse Biden em um comunicado.

Segundo a agência russa de notícias Tass, falando a repórteres em uma entrevista coletiva, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rebateu o presidente norte-americano e disse que, "ao contrário de muitos países ocidentais, incluindo os Estados Unidos, a Rússia não se envolve em banditismo".

Peskov também disse que as negociações em curso com a Ucrânia para pôr fim à guerra deveriam ser mais "substanciais". Ontem, o porta-voz russo declarou que as negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia ainda não haviam feito nenhum progresso significativo.

"Está em curso um certo processo (de negociações), mas gostaríamos que fosse mais enérgico, mais substancial", afirmou o porta-voz.

Biden faz alerta para possíveis ataques cibernéticos russos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu nesta segunda-feira (21) que os serviços de Inteligência indicam uma crescente ameaça cibernética russa e pediu às empresas americanas que prepararem defesas "imediatamente".

Ele citou informação de Inteligência em desenvolvimento, segundo a qual "o governo russo está explorando opções para possíveis ataques cibernéticos", inclusive em resposta às sanções ocidentais impostas a Moscou por sua ofensiva na Ucrânia. "É parte do manual da Rússia", disse.

Biden afirmou que o governo dos Estados Unidos "continuará utilizando todas as ferramentas para dissuadir, interromper e, se for necessário, responder aos ataques cibernéticos contra a infraestrutura crítica".

Mais tarde, Biden também declarou em uma reunião de líderes empresariais norte-americanos que a Rússia tem "uma capacidade cibernética muito sofisticada" e que um ataque era uma das táticas "mais provável" que o presidente Vladimir Putin usaria.

Referindo-se a uma cúpula no ano passado em Genebra, onde advertiu Putin contra os ataques cibernéticos à infraestrutura crítica dos Estados Unidos, Biden disse que teve "uma longa conversa sobre qual seria a consequência se os usasse".

"Mas o ponto é que ele tem a capacidade. Ainda não os usou", acrescentou.

RUPTURA

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou ontem o embaixador dos Estados Unidos em Moscou e disse que as relações entre os dois países estão "à beira de uma ruptura".

Em nota, o órgão disse que entregou ao diplomata John Sullivan um protesto contra falas recentes do presidente Joe Biden. "Essas declarações do presidente norte-americano, indignas de um homem público desse escalão, colocam as relações russo-americanas à beira de uma ruptura", escreveram.

A chancelaria da Rússia disse ainda que "ações hostis" contra o país serão respondidas de maneira "decisiva e firme".

O comunicado não especifica a quais falas se refere, mas na semana passada, Biden classificou o presidente russo Vladimir Putin como "criminoso de guerra" e "ditador assassino" pela invasão à Ucrânia, que está prestes a completar um mês.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Espanha Há 19 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 20 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

fama Família Há 23 Horas

Ricardo Vianna celebra gravidez de Lexa: 'Agora sou pai de duas crianças'

fama Dramaturgia Há 22 Horas

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Família Há 21 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

fama Violência Há 19 Horas

Carro de Lexa é cercado por homens armados em SP

fama Família Há 18 Horas

Famosos que têm uma penca de filhos! Recordista é brasileiro e tem mais de 30

fama Celebridades Há 20 Horas

Os desejos mais loucos das famosas na gravidez!

fama Espiritualidade Há 17 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista