Os mais mortais acidentes de avião da história

Os piores desastres aéreos de todo o mundo

Os mais mortais acidentes de avião da história

A notícia de que um avião de passageiros chinês com 132 pessoas a bordo caiu na província chinesa de Guangxi serve como mais um lembrete sombrio do catálogo de desastres aéreos registrados na história da aviação comercial. Infelizmente, poucas pessoas sobrevivem a um acidente de avião, tal é a força destrutiva do evento. O mundo já presenciou alguns acidentes aéreos realmente terríveis e o Brasil não está fora desta estatística.

Clique e relembre alguns dos acidentes de avião mais mortais da história.

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A colisão aérea do Grand Canyon (1956)

Em 30 de junho de 1956, um avião Douglas DC-7 da United Airlines atingiu uma aeronave Lockheed L-1049 Super Constellation da Trans World Airlines sobre o Parque Nacional do Grand Canyon nos EUA. A colisão causou a morte de 128 pessoas e mudou a indústria da aviação americana para sempre. Na foto está o conjunto de cauda decepada do avião da TWA. Imagem: Serviço Nacional de Parques

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Desastre aéreo de Munique (1958)

O desastre aéreo de Munique é o nome dado ao acidente que aconteceu em 6 de fevereiro de 1958 com o voo 609 da British European Airways. O avião Airspeed Ambassador estava tentando sua terceira decolagem quando se deparou com uma tempestade de neve pesada e saiu da pista. Entre os 23 mortos estavam membros do time de futebol Manchester United.

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A colisão aérea de Nova York (1960)

Na imagem vemos o que restou do acidente aéreo que aconteceu nos céus do Brooklyn em 18 de dezembro de 1960, após uma colisão aérea entre o voo 826 da United Airlines e o voo 266 da Trans World Airlines sobre Nova York. Esta colisão matou todas as 128 pessoas que estavam nos dois aviões e seis pessoas no solo.

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Voo JAT 367 (1972)

Em 26 de janeiro de 1972, o voo JAT 367, que ia de Estocolmo para Belgrado, se partiu em pedaços no ar, matando instantaneamente 27 passageiros e tripulação. Surpreendentemente, houve uma sobrevivente: a comissária de bordo Vesna Vulović (foto). Ela sobreviveu à queda mais alta sem paraquedas de 10.160 metros de altura, mas sofreu ferimentos graves. A notável estatística é listada como um Recorde Mundial do Guinness. Vesna Vulović morreu em 23 de dezembro de 2016, aos 66 anos.

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Voo 548 da British European Airways (1972)

Em 18 de junho de 1972, o voo 548 da British European Airways caiu logo após decolar do aeroporto de Heathrow, em Londres. Todas as 118 pessoas a bordo morreram. O acidente ficou conhecido como o Desastre de Staines, devido ao fato de ter ocorrido perto da cidade de Staines, em Middlesex, Reino Unido.

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Voo 981 da Turkish Airlines (1974)

Foto: destroços do voo 981 da Turkish Airlines na Floresta de Ermenonville, nos arredores de Paris, França, após o avião cair em 3 de março de 1974. A aeronave McDonnell Douglas DC-10 caiu depois de uma parada programada no aeroporto de Orly, matando todas as 346 pessoas a bordo.

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A colisão no Aeroporto de Tenerife (1977)

O acidente mais mortal da história da aviação ocorreu em 27 de março de 1977, quando um jato jumbo 747 da KLM colidiu com um jumbo 747 da Pan-Am na pista do Aeroporto de Los Rodeos (agora conhecido como Aeroporto Tenerife North) na ilha espanhola de Tenerife. O desastre tirou mais de 580 vidas.

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Voo 191 da American Airlines (1979)

Em 25 de maio de 1979, todos os 258 passageiros e 13 tripulantes a bordo do voo 191 da American Airlines morreram quando o avião DC-10 em que estavam caiu. O motor esquerdo se desprendeu da aeronave logo após a decolagem do Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, EUA. Imagem: Administração Federal de Aviação

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Voo 901 da Air New Zealand (1979)

Conhecido como desastre do Monte Erebus, o acidente em 28 de novembro de 1979 do voo 901 da Air New Zealand matou todos os 237 passageiros e 20 tripulantes a bordo do avião DC-10, depois que ele colidiu no Monte Erebus (foto) na Ilha Ross, Antártica. Os destroços da aeronave ainda estão na montanha, local remoto demais para uma operação de recuperação completa.

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Voo 90 da Air Florida (1982)

Foto: Uma parte do voo 90 da Air Florida é retirada do congelante rio Potomac em Washington, capital dos EUA, depois que o Boeing 737 caiu na Ponte da 14th Street em 13 de janeiro de 1982. Setenta e quatro pessoas a bordo do avião morreram e apenas cinco sobreviveram. Quatro motoristas que estavam na ponte também foram mortos.

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Voo 007 da Korean Air Lines (1983)

Em 1º de setembro de 1983, o voo 007 da Korean Air Lines foi abatido por um interceptador soviético Sukhoi Su-15, depois que o avião acidentalmente se desviou para o restrito espaço aéreo soviético. O ataque matou todas as 269 pessoas a bordo. As autoridades soviéticas localizaram os destroços no Mar do Japão e recuperaram as caixas pretas (gravadores de voo). No entanto, essa informação foi mantida em segredo até novembro de 1992, quando o presidente russo Boris Yeltsin entregou os gravadores de dados do voo ao presidente coreano Roh Tae-Woo.

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Voo 182 da Air India (1985)

Em 23 de junho de 1985, o voo 182 da Air India caiu no Oceano Atlântico na ponta sudoeste da Irlanda, matando todas as 320 pessoas a bordo. Uma investigação mais tarde concluiu que uma bomba derrubou o Boeing 747. Na foto estão tripulantes de um navio do Serviço Naval Irlandês coletando detritos do oceano.

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Voo 123 da Japan Airlines (1985)

O pior acidente de avião até agora ocorreu em 12 de agosto de 1985, quando uma súbita perda de descompressão derrubou o voo 123 da Japan Airlines perto de Fujikoa, Japão, matando 520 pessoas. Inacreditavelmente, quatro passageiros sobreviveram ao acidente.

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Voo 103 da Pan Am (1988)

Uma das mais infames atrocidades  t e r r o r i s t a s  realizadas na história da aviação comercial foi a queda do voo 103 da Pan Am, derrubado por uma bomba em 21 de dezembro de 1988. O avião explodiu sobre a cidade escocesa de Lockerbie, matando todas as 259 pessoas a bordo, bem como 11 pessoas no solo.

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Voo 092 da British Midland Airways (1989)

Foto: destroços do voo 092 da British Midland Airways no aterro da rodovia M1, perto do Aeroporto de East Midlands, na Inglaterra. O acidente aconteceu durante a aterrissagem em 8 de janeiro de 1989. Ambos os motores do Boeing 737 falharam e o avião não conseguiu pousar em segurança, resultando em 47 mortes.

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Voo 232 da United (1989)

O voo 232 da United Airlines caiu e se partiu em pedaços em 19 de julho de 1989, enquanto tentava fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Sioux City Gateway. Das 296 pessoas a bordo, 111 morreram no acidente e 184 sobreviveram. O voo fazia a rota de Denver para Chicago, EUA. Na imagem podemos ver o motor e destroços do avião que ca´ram num milharal. 

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Voo 800 da TWA (1996)

Uma parte da asa do voo 800 da TWA flutua nas águas do Oceano Atlântico, depois que o avião Boeing 747 caiu perto de East Moriches, em Nova York, em 17 de julho de 1996 devido a uma explosão catastrófica. Todas as 230 pessoas que estavam na aeronave com destino a Paris morreram.

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Colisão aérea de Charkhi Dadri (1996)

Estes são os destroços dos voos 763 da Saudi Arabian Airlines, um avião Boeing 747, e 1907 da Kazakhstan Airlines, uma aeronave Ilyushin Il-76. Os aviões colidiram no ar sobre a vila de Charkhi Dadri, na Índia, em 12 de novembro de 1996, resultando em 349 mortes. Esta é a colisão aérea mais mortal do mundo até agora.

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Voo 4590 da Air France (2000)

O acidente do voo 4590 da Air France aconteceu com um avião Concorde que pegou fogo na decolagem depois que destroços da pista perfuraram os tanques de combustível da aeronave. O avião bateu em um hotel nas proximidades de Gonesse, França, dois minutos depois. Todas as 109 pessoas a bordo morreram, assim como quatro funcionários do hotel, na tragédia de 25 de julho de 2000. Na foto, entre os destroços, está o nariz da aeronave.

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11 de setembro (2001)

Foto: o voo 175 da United Airlines sequestrado, que vinha de Boston, é visto prestes a colidir com a Torre Sul do World Trade Center em Nova York em 11 de setembro de 2001. O voo 11 da American Airlines já havia atingido a Torre Norte. Outro avião, o voo 77 da American Airlines, foi deliberadamente levado para o Pentágono enquanto um quarto avião sequestrado, o voo 93 da United Airlines, caiu na Pensilvânia.

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Voo 587 da American Airlines (2001)

Dois meses e um dia após as atrocidades de 11 de setembro, em 12 de novembro de 2001, o voo 587 da American Airlines caiu no bairro do Queens, em Nova York. O jato de passageiros Airbus A-300, com destino à República Dominicana, despencou logo após a decolagem, matando todas as 260 pessoas a bordo e cinco pessoas no chão. Inicialmente, muitos pensaram que se tratava de outro ataque  t e r r o r i s t a.

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Voo 611 da China Airlines (2002)

Um dos motores recuperados dos destroços do voo 611 da China Airlines é retratado em um hangar depois que o avião Boeing 747 caiu no Estreito de Taiwan em 25 de maio de 2002. Nenhuma das 225 pessoas a bordo, dentre passageiros e tripulação, sobreviveram.

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Voo 5022 da Spanair (2008)

O voo 5022 da Spanair caiu logo após a decolagem do aeroporto Madri-Barajas em 20 de agosto de 2008. Dos 172 passageiros e tripulantes a bordo da aeronave McDonnell Douglas MD-82, 154 morreram e 18 sobreviveram.

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Voo 447 da Air France (2009)

Todos os 228 passageiros e tripulantes perderam a vida depois que o voo 447 da Air France mergulhou no Oceano Atlântico. O avião havia saído do Rio de Janeiro com destino a Paris, na França. Os gravadores de voo da aeronave só foram encontrados e recuperados do fundo do oceano em maio de 2011, quase dois anos depois do acidente.

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Voo 370 da Malaysia Airlines (2014)

Um tripulante da Força Aérea Real Australiana procura destroços do voo MH370 da Malaysia Airlines desaparecido no sul do Oceano Índico depois que o avião Boeing 777 desapareceu do radar em 8 de março de 2014. Até o momento, nenhum vestígio do avião desaparecido foi detectado e todos os 239 passageiros e tripulação estão presumidamente mortos.

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Voo 17-MH17 da Malaysia Airlines (2014)

Flores foram colocadas em parte dos destroços do voo 17-MH17 da Malaysia Airlines, abatido em 17 de julho de 2014 sobre Hrabove, no Oblast de Donetsk, perto da fronteira Ucrânia-Rússia. Todos os 283 passageiros — incluindo 80 menores de 18 anos — e 15 tripulantes foram mortos. De acordo com vários meios de comunicação, três russos e um ucraniano, todos rebeldes separatistas que lutavam contra as forças do governo ucraniano em 2014, foram "totalmente responsáveis" pela atrocidade. Os suspeitos ainda estão foragidos.

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Voo 8501 da Indonesia AirAsia (2014)

Em 28 de dezembro de 2014, o voo 8501 da Indonésia AirAsia decolava de Surabaya, Indonésia, para Cingapura. Todos os 155 passageiros e sete tripulantes a bordo morreram quando a aeronave em que estavam colidiu com o Mar de Java durante uma tempestade. Na foto está o infográfico usado nas notícias de TV para mostrar o local do acidente.

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Voo 9525 da Germanwings (2015)

Num ato deliberado que chocou o mundo, o copiloto do voo 9525 da Germanwings, Andreas Lubitz, intencionalmente levou seu avião, um Airbus A320, em direção aos Alpes franceses no dia 24 de março de 2015. Todos os 144 passageiros e seis tripulantes foram mortos.

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Voo 9268 da Metrojet (2015)

O voo fretado russo 9268 da Metrojet foi destruído por uma bomba sobre a península Sinai do Norte, no Egito em 31 de outubro de 2015. Todos os 224 passageiros e tripulantes a bordo foram mortos. Investigadores acreditam que o dispositivo explosivo foi provavelmente plantado na aeronave na cidade egípcia de Sharm El Sheikh.

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Voo 2933 da LaMia (2016)

Em 28 de novembro de 2016, o voo 2933 da LaMia caiu perto de Medelín, Colômbia, matando 71 das 77 pessoas a bordo. Muitas das vítimas eram jogadores, treinadores e convidados do time de futebol brasileiro Chapecoense. 

Fontes: (Time) (Britannica) (Los Angeles Times) (FBI) (Al Jazeera) (The Guardian) (BBC

Veja também: Famosos que morreram em acidentes de avião

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Mundo Desastres aéreos 22/03/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


A notícia de que um avião de passageiros chinês com 132 pessoas a bordo caiu na província chinesa de Guangxi serve como mais um lembrete sombrio do catálogo de desastres aéreos registrados na história da aviação comercial. Infelizmente, poucas pessoas sobrevivem a um acidente de avião, tal é a força destrutiva do evento. O mundo já presenciou alguns acidentes aéreos realmente terríveis e o Brasil não está fora desta estatística.

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Clique e relembre alguns dos acidentes de avião mais mortais da história.

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