Bolsonaro volta a ignorar regras de trânsito e anda de moto sem capacete no Ceará

Segundo o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima conduzir motocicleta sem capacete

© Getty Images

Política Presidente 24/03/22 POR Folhapress

ARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ignorar as regras de trânsito ao andar na garupa de uma moto sem usar capacete durante trajeto em estrada de Quixadá, no interior do Ceará.

PUB

Em vídeo publicado nas redes sociais do próprio presidente nesta quarta-feira (23), ele aparece como passageiro em uma motocicleta, seguido por outros veículos de apoiadores. O condutor, que vestia uma camisa do Brasil, também não utilizava capacete.

Segundo o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, é infração gravíssima conduzir motocicleta sem capacete ou transportar passageiro que não esteja utilizando o equipamento de segurança.

A lei prevê como medida administrativa a retenção do veículo até regularização e o recolhimento do documento de habilitação. A penalidade para a infração é multa e suspensão do direito de dirigir.

A gravação mostra, em seguida, Bolsonaro circulando de moto pela cidade, ainda na garupa, acenando para apoiadores. "Aqui é Ceará, porra!", ele diz à câmera.

Após descer da motocicleta, Bolsonaro gravou um vídeo lembrando que já esteve no município em 2017. "Revivendo a liberdade em duas rodas com meu motorista particular aqui", ele diz, abraçando seu apoiador.

O presidente foi a Quixadá nesta semana para entregar obras de abastecimento de água e para lançar a "Força-Tarefa das Águas", programa que prevê a aceleração da entrega de poços e cisternas.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro ignora a legislação de trânsito. Em abril de 2019, ele circulou com o capacete levantado durante volta de moto no Guarujá.

Em fevereiro de 2020, em retorno à cidade, Bolsonaro andou de motocicleta sem que o capacete estivesse afivelado, em ao menos um trecho do trajeto.

A Folha de S.Paulo mostrou que, até dezembro do ano passado, as viagens de Bolsonaro para participar de motociatas em seu apoio pelo país já haviam custado R$ 5 milhões dos cofres públicos.

Em 2021 ocorreram mais de 10 eventos do tipo. As motociatas serviram como palco para os arroubos autoritários do presidente, que buscou uma demonstração de força em meio à queda de popularidade impulsionada pelo avanço da inflação e pela exposição do governo federal na CPI da Covid.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 18 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 19 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino