Inflação é oportunidade para cortar salários, diz diretor da Applebee's em email vazado

Na mensagem, o executivo também comemora o fim da competição com benefícios sociais pagos pelo governo americano.

© Shutterstock

Economia WAYNE-PANKRATZ 27/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um executivo da rede de restaurantes multinacional Applebee's comemorou como boa notícia a alta do gás e da inflação, porque isso corrói o poder de compra e pressiona os trabalhadores a aceitar salários menores, segundo email vazado atribuído a ele e republicado em jornais na Europa e nos EUA.

PUB

Na mensagem interna, com data de 9 de março de 2022 e divulgada inicialmente na rede social Reddit, Wayne Pankratz, diretor-executivo de franquias da Applebee's, afirma que a disparada da inflação nos EUA significa que as pessoas terão de trabalhar mais para conseguir manter o padrão de vida. Com mais trabalhadores atrás de emprego e de horas extras para complemento da renda, seria possível tirar vantagem e oferecer salários menores.

Na mensagem, o executivo também comemora o fim da competição com benefícios sociais pagos pelo governo americano. Segundo o texto, as pessoas não terão mais condição de viver apenas com o seguro-desemprego e outros auxílios, o que aumenta a força de trabalho à disposição.

Pankratz ainda vê uma vantagem na crise econômica em relação à concorrência. "Outros competidores (especialmente empresas familiares e pequenas empresas) terão de aumentar os preços, cortar funcionários ou pagar menos por hora para atingir suas margens de lucro. Alguns negócios não serão capazes de sobreviver. Isso vai trazer mais empregados em potencial para o mercado."

Segundo o jornal The Kansas City Star, o porta-voz da rede norte-americana, Scott Fischer, disse que o email não reflete as políticas ou a cultura da Appleebee's e que Pankratz não tem autoridade para emitir nenhuma diretiva relacionada a contratações na empresa.

A Folha questionou a Applebee's, que tem 11 unidades no Brasil, sobre a veracidade do documento e pediu um posicionamento sobre o episódio, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.Nas redes sociais, o suposto email foi recebido com revolta por muitos trabalhadores.

O preço do gás disparou nos EUA (e também no Brasil) após a guerra na Ucrânia. Sanções econômicas à Rússia reduziram drasticamente a oferta de petróleo e gás natural no mercado internacional, pressionando o preço dos combustíveis de modo geral e a inflação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 23 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 23 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

esporte Espanha Há 17 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 18 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

mundo Clima Há 23 Horas

Espanha fala em "dezenas e dezenas" de desaparecidos nas inundações

fama Família Há 22 Horas

Ricardo Vianna celebra gravidez de Lexa: 'Agora sou pai de duas crianças'

fama Dramaturgia Há 21 Horas

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Família Há 20 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

fama Violência Há 18 Horas

Carro de Lexa é cercado por homens armados em SP

fama Família Há 17 Horas

Famosos que têm uma penca de filhos! Recordista é brasileiro e tem mais de 30