RJ tem oficialmente 580 crianças desaparecidas na capital

Nesses três primeiros meses de 2022, foram 90 novos casos.

© Getty

Justiça Desaparecidos 01/04/22 POR Agência Brasil

Cerca de 580 casos registrados no banco de dados do SOS Crianças Desaparecidas ainda estão sem solução no Rio de Janeiro.  De acordo com as informações mais recentes do Programa, só no ano passado entraram no sistema 182 novos registros. E, nesses três primeiros meses de 2022, foram 90 novos casos.

PUB

Para conscientizar a sociedade sobre este grave problema, foi criada lei federal, em 2011, instituindo a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, que acontece todos os anos, entre os dias 25 e 31 de março.

Durante este período, instituições que atuam no enfrentamento desses casos desenvolvem atividades que visam promover a busca e a defesa das crianças desaparecidas em todo território nacional e dar maior visibilidade ao tema.

O gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA, Fundação para a Infância e Adolescência, que é ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ressalta que todos podem ajudar.  Luiz Henrique Oliveira elenca algumas dicas que avalia como fundamentais à proteção das nossas crianças e dos adolescentes.

E, como parte das ações da Semana de Mobilização Nacional, a FIA se uniu ao Metrô Rio e à Defensoria Pública do Estado em uma campanha informativa que acontece ao longo desta quarta-feira na estação Carioca. Um estande da FIA está no local. Lá, a população pode tirar dúvidas sobre o tema.

Recentemente, o Rio de Janeiro passou a contar com mais uma ferramenta para ajudar a encontrar crianças e adolescentes desaparecidos. É o Alerta Pri, da Polícia Civil. O programa consiste em divulgar à população, por meio de disparos de SMS, a listagem de crianças e adolescentes desaparecidos.

Para ter acesso ao serviço, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da região para o número 55190. Depois disso, sempre que for registrado o desaparecimento de algum menor, as operadoras de telefonia enviarão um SMS com informações como nome, idade, características e local em que a criança foi vista na última vez.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia