Confira datas e onde assistir aos próximos campeonatos do futebol brasileiro

Muitos campeões rigionais serão conhecidos neste fim de semana, como em São Paulo e Rio. Além do Brasileirão, que se inicia do começo de abril, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana completam o calendário dos clubes brasileiros.

© Shutterstock

Esporte TV 31/03/22 POR Estadao Conteudo

A maioria dos Campeonatos Estaduais vai se aproximando da sua reta final e o calendário do futebol brasileiro começará a ficar agitado nos próximos meses. Muitos campeões rigionais serão conhecidos neste fim de semana, como em São Paulo e Rio. Além do Brasileirão, que se inicia do começo de abril, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana completam o calendário dos clubes brasileiros. São para esses torneios, que o time se prepararam nestes primeiros três meses.

PUB

Com essa variedade de disputas que tomará conta dos torcedores nos próximos meses, o Estadão publica um resumo sobre o início dos campeonatos nacionais e internacionais, locais de transmissões e as equipes brasileiras que estarão envolvidas. O Brasileirão tem rebaixamento e o Cruzeiro, agora comandado por Ronaldo, vai para a sua terceira temporada na Série B.

BRASILEIRÃO

O maior campeonato do Brasil terá início no próximo dia 10 de abril, após os principais estaduais, como Paulista, Carioca e Mineiro. O torneio, que é principal forma de acesso dos clubes brasileiros à Copa Libertadores da América e à Copa Sul-americana, terá, ao longo das 38 rodadas, transmissão da TV aberta, fechada, pay-per-view e streaming.

Na TV aberta, a Rede Globo possui contrato de exclusividade com os 20 clubes da Série A e transmitirá, normalmente, dois jogos por rodada, no meio e no fim de semana, com divisão de praça entre duas e três partidas. Na TV fechada, o SporTV tem o direito de transmissão de 19 dos 20 clubes da Série A, a exceção sendo o Athletico Paranaense. A equipe tinha contrato com a WarnerMedia, que rompeu o acordo com os clubes em 2021, mas ainda segue sem acerto com o Grupo Globo.

Já o Premiere, serviço via pay-per-view e streaming, transmitirá 9 dos 10 jogos a cada rodada. As exceções, novamente, serão os confrontos do clube paranaense, que ficarão fora da grade. Os torcedores poderão adquirir o serviço na TV paga, por meio das principais operadoras do País, ou via streaming, no Globoplay, Premiere Play e Amazon Prime Vídeo.

Com isso, para os jogos do Athletico como mandante, o clube disponibilizará, através de seu serviço de streaming pago "Furacão Live", a transmissão de 19 dos seus 38 jogos no Brasileirão. A plataforma, que existe desde 2020, ainda não definiu os valores para esse ano.

COPA DO BRASIL

O torneio que melhor paga os clubes no futebol brasileiro já teve, até a segunda fase, transmissão pela televisão e internet. Em parceria com o Grupo Globo, o serviço de streaming Amazon Prime Vídeo tem direito a 36 jogos na competição, sendo que 30 destes serão exclusivos da plataforma, entre a primeira fase e as quartas de final. O campeão pode ganhar R$ 80 milhões de premiação.

"A Copa do Brasil 2022 é um marco para o Prime Video, tornando-se o primeiro evento esportivo ao vivo que a empresa vai transmitir no Brasil", afirmou João Mesquita, head da Amazon, antes do início do torneio. A terceira fase terá início a partir do dia 19/20 de abril, já com os clubes que participam da Libertadores. Os torcedores poderão acompanhar aos jogos, além do Prime Video, através dos canais da Rede Globo, na TV aberta, fechada e no pay-per-view.

LIBERTADORES

O principal torneio da América do Sul e desejo de todos os clubes do continente terá o início da fase de grupos no próximo dia 5 de abril. Nesta temporada, oito clubes brasileiros integram os oito grupos, sendo eles: América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras e Red Bull Bragantino. O Flu é o único a não conseguir vaga na pré-Libertadores, perdeu o posto para o Olimpia, do Paraguai.

A transmissão do torneio será dividida entre Conmebol TV, ESPN, SBT e o Facebook. O primeiro brasileiro a entrar em campo será o Athletico-PR, já no dia 5, com exclusividade da ESPN. No mesmo dia, o Corinthians estreia contra o Always Ready, com transmissão da Conmebol TV e do SBT. O torcedor terá de ter acesso dos canais fechados pagando pelo pacote ou por jogos individuais.

Já Palmeiras e Bragantino, os outros dois paulistas na competição, iniciam a disputa pelo título no dia 6. O alviverde vai à Venezuela enfrentar o Deportivo Tachira, enquanto o time de Bragança recebe o Nacional do Uruguai, com transmissões exclusivas da ESPN e da Conmebol TV, respectivamente.

COPA SUL-AMERICANA

Com início no próximo dia 5 de abril, a Copa Sul-americana terá nessa edição, a príncipio, a participação de sete clubes brasileiros. Atlético-GO, Ceará, Cuiabá, Fluminense, Internacional, Santos e São Paulo compõe os 32 times que disputarão a fase de grupos. Assim como no último ano, a transmissão dessa temporada será exclusiva do serviço pay-per-view da Conmebol, a Conmebol TV, um canal pago.

As equipes paulistas, Santos e São Paulo, estreiam nos próximos dias 5 e 7, respectivamente, como visitantes. O Santos vai à Argentina encarar o Banfield, enquanto o Tricolor viaja até o Peru para duelar com o Ayacucho.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 4 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 4 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo EUA Há 4 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 6 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

fama GUSTTAVO-LIMA Há 6 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama Patrick Swayze agora mesmo

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

esporte DENÍLSON-JOGADOR agora mesmo

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama Blake Lively Há 23 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

tech OpenAI Há 23 Horas

Líder da OpenAI diz que Elon Musk é “claramente um bully”