"O Campeonato Paulista está manchado', diz Abel Ferreira após revés do Palmeiras

A declaração do português foi motivada pela marcação do pênalti que gerou o primeiro gol do São Paulo na vitória do time tricolor por 3 a 1 sobre o Palmeiras nesta quarta-feira.

© Getty

Esporte ABEL-FERREIRA 31/03/22 POR Estadao Conteudo

Se em 2018 o então presidente Maurício Galiotte chamou de 'paulistinha' o Estadual, neste ano, Abel Ferreira foi peremptório ao dizer que o Campeonato Paulista está "inquinado", isto é, manchado. A declaração do português foi motivada pela marcação do pênalti que gerou o primeiro gol do São Paulo na vitória do time tricolor por 3 a 1 sobre o Palmeiras nesta quarta-feira.

PUB

Abel passou boa parte dos 20 minutos de sua entrevista coletiva reclamando da atuação do árbitro Douglas Marques das Flores no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. O treinador ficou indignado com o pênalti que o juiz marcou somente após ir ao monitor do VAR rever o lance em que a bola bate na mão de Marcos Rocha.

El também manifestou revolta com um agarrão em cima de Gómez dentro da área no segundo tempo que a arbitragem, lance em que a arbitragem nada marcou.

"O VAR estava a comer pipocas, não chamou o árbitro", ironizou o português, sobre a possível falta em Gómez na área. "Façam o que quiser. O Campeonato Paulista está manchado", afirmou. O técnico ficou incomodado, sobretudo, com a atuação do VAR.

"Eu não sou árbitro, mas pelas regras que eu leio, o VAR SÓ deve interferir em decisões muito flagrantes, infelizmente ele (árbitro) não teve coragem de seguir em sua decisão", disse.

O pênalti nos acréscimos do primeiro tempo e convertido por Calleri foi "um golpe duro" para o Palmeiras assimilar, definiu Abel. O resultado, ele entende, foi condicionado por essa penalidade. "Não merecíamos. Foi um erro que não controlamos. Foi um golpe emocional", considerou. Para ele, se os técnicos e jogadores dão satisfação à torcida após vitórias e derrotas, o árbitro também deveria se explicar nas entrevistas e ser punido em caso de erros.

Se o jogador não é bom, ele sai. Se o técnico perde três jogos seguidos, sai. Com os árbitros tem tem que ser igual. Se houver erros consecutivos, troca", sugeriu.

Superioridade do São Paulo

Ainda que tenha dito que o pênalti condicionou "todo o desenrolar do jogo", Abel reconheceu que o São Paulo foi superior ao Palmeiras no segundo tempo. Mas ele gostou da exibição de seus jogadores na primeira etapa.

"Não entramos da forma que queríamos. Nosso adversário foi melhor. O 2 a 0 nos deixou abaixo. Na primeira parte, jogamos melhor, mas não fizemos gol. No segundo tempo, o São Paulo foi melhor. Costumamos estar mais criativos", avaliou. Além de superior, o São Paulo foi, na visão do português, "muito feliz" nos lances de seus três gols.

O campeão estadual será conhecido no domingo, quando os dois voltam a se enfrentar, mas no Allianz Parque. O São Paulo pode até perder por um gol de diferença que levanta a taça. Ao Palmeiras, resta ganhar por três gols de vantagem. Se vencer por dois, o título será decidido nos pênaltis.

"Acho que na nossa casa é diferente. Quando jogamos fora usamos uma estratégia e em casa usamos outra. Acho que com a nossa torcida vamos propor mais o jogo", comentou Gustavo Gómez.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Minas Gerais Há 16 Horas

Mulher morre em acidente a caminho de conhecer o neto recém-nascido

esporte Neymar Há 16 Horas

Neymar é surpreendido por pergunta inusitada no aeroporto de Fortaleza

fama Liam Payne Há 16 Horas

Autópsia e exames toxicológicos de Liam Payne revelam novos detalhes

fama Bruninho Márcio Há 17 Horas

Bruno Mars 'quebra a internet' com vídeo de agradecimento ao Brasil; veja

politica Briga pela direita Há 7 Horas

'Só depois que eu estiver morto', diz Bolsonaro de Tarcísio e lideranças da direita para 2026

fama Neymar Há 16 Horas

Bruna Biancardi mostra o luxuoso quarto da filha Mavie na Arábia Saudita

economia Dinheiro esquecido Há 12 Horas

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,53 bilhões de valores a receber

esporte Holanda Há 13 Horas

Torcedores israelenses são atacados em Amsterdã após goleada do Ajax

fama Estados Unidos Há 20 Horas

Filha trans de Elon Musk decide deixar Estados Unidos após eleição de Trump

economia DÉCIMO-TERCEIRO Há 12 Horas

Confira as datas de pagamento do 13º de empregados domésticos, babás e cuidadores