Sobe para 17 total de mortos por chuvas no Rio

Segundo o Corpo de Bombeiros, o município com maior número de óbitos é Angra dos Reis, onde dez corpos foram resgatados de um deslizamento de terra.

© Getty

Brasil Rio de Janeiro 04/04/22 POR Agência Brasil

As chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro entre a noite de sexta-feira (1º) e a madrugada de sábado (2) deixaram 17 mortos, a maioria no litoral sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o município com maior número de óbitos é Angra dos Reis, onde dez corpos foram resgatados de um deslizamento de terra.

Em Paraty, foram seis óbitos por soterramento. Em Mesquita, na Baixada Fluminense, um homem morreu eletrocutado.

Os bombeiros ainda buscam cinco desaparecidos no sul do estado, sendo quatro em Angra dos Reis e um em Paraty. Um menino, resgatado com vida pelos bombeiros em Paraty, foi internado em estado gravíssimo no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada.

Segundo a prefeitura de Duque de Caxias, o menino está respirando com a ajuda de ventilação mecânica no Centro de Tratamento Pediátrico.

A prefeitura de Paraty decidiu antecipar o recesso escolar de meio de ano para o período de 4 a 18 de abril. A cidade também cancelou a Fest Juá, o Encontro de Ceramistas e o carnaval fora de época previsto para este mês.

A prefeitura de Angra dos Reis decretou situação de emergência no sábado (2), devido a volumes históricos de chuva registrados em 48 horas, em Araçatiba, na Ilha Grande (809mm), e no bairro da Monsuaba (694mm).

O decreto foi reconhecido pelo governo federal em edição extra do Diário Oficial da União ontem. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, sobrevoou a cidade na manhã de ontem, em um helicóptero da Marinha.

“Com o reconhecimento da situação de emergência, vamos acelerar a liberação de recursos para assistência humanitária, limpeza da cidade e reconstrução de infraestruturas públicas destruídas. Vamos vencer mais este desafio no estado do Rio de Janeiro. Além disso, viemos trazer apoio às famílias enlutadas”, disse o secretário, por meio de nota.Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), há seis pontos de interdição total na rodovia Rio-Santos (BR-101) em Mangaratiba, Angra e Paraty, devido a deslizamentos de encostas. Na divisa com São Paulo, em Ubatuba, há outro ponto totalmente bloqueado. Há ainda vários pontos com interdição parcial. A PRF recomenda que os motoristas evitem deslocamentos pela região.

Outro município que declarou situação de emergência no sábado foi Nova Iguaçu, onde o transbordamento de rios - como o Botas - causou alagamentos em vários pontos da cidade.

Algumas escolas afetadas pela enchente não abrirão na manhã de hoje, segundo a prefeitura. Em Belford Roxo, cidade vizinha, as aulas foram suspensas hoje e amanhã nas redes municipal e estadual.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 17 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 18 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 22 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

politica Justiça Há 23 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 19 Horas

Gil do Vigor diz que foi barrado em aeroporto nos Estados Unidos

esporte Futebol Há 22 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Versões Há 16 Horas

As músicas mais traduzidas do mundo e duas são brasileiras!

lifestyle Alimentação Há 23 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

mundo EUA Há 23 Horas

Golfinho esquartejado é encontrado em Nova Jersey; autoridades investigam