Mapeamento em Angra apontou 14,6 mil imóveis em áreas de perigo

Entre os bairros mais ameaçados, está Monsuaba (com 501 edificações), o mais afetado pela chuva que atingiu a Costa Verde do Rio nos últimos dias, causando deslizamentos e mortes.

© Getty

Brasil Angra 04/04/22 POR Estadao Conteudo

Levantamento parcial elaborado por técnicos da prefeitura de Angra dos Reis em 2019 identificou que mais de 14,6 mil imóveis estão em áreas de risco. Entre os bairros mais ameaçados, está Monsuaba (com 501 edificações), o mais afetado pela chuva que atingiu a Costa Verde do Rio nos últimos dias, causando deslizamentos e mortes.

O mapeamento não informa a classificação de risco dos locais (de baixo a muito alto). Segundo o documento, a avaliação foi feita in loco, por meio de vistorias em conjunto com a Defesa Civil.

Em 2013, o Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) publicou o Diagnóstico Sobre Risco a Escorregamentos no Estado do Rio, no qual apontava Angra dos Reis, Niterói, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo como as cidades com mais setores de risco iminente. Petrópolis, na região serrana, teve a maior tragédia da sua história neste ano, com 234 mortos após um temporal recorde em fevereiro.

"(As regiões têm) Características que apontam para uma possibilidade muito alta de ocorrência de escorregamentos com danos: vertentes íngremes, amplitudes topográficas expressivas, maciços rochosos fraturados, depósitos de tálus e solos residuais dispostos diretamente sobre rocha, combinadas com ocupação urbana densa e vulnerável", aponta o documento do DRM-RJ.

O documento reconhece que desastres não são um risco só quando há eventos extremos. Ele ressalta que há locais com "alta probabilidade de ocorrência de escorregamentos com danos, mesmo num cenário de chuvas não excepcionais, ou seja, chuvas regulares que ocorrem todos os anos, principalmente no verão".

Dificuldade

O Plano de Emergência do Estado, de 2020, admite "grande dificuldade de realocar e remover grandes contingentes populacionais em uma região de topografia acidentada", como a Região Serrana, Costa Verde, Sul Fluminense, entre outras. Isso, continua o documento, é "um dos maiores entraves a qualquer política que vise ou venha a objetivar a prevenção de desastres naturais." Cientistas dizem que eventos climáticos extremos ficarão cada vez mais frequentes com o aquecimento global.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 2 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 20 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 22 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

mundo EUA Há 4 Horas

Trump declara vitória e promete 'era de ouro' para os EUA com rigidez

justica Rio Grande do Norte Há 3 Horas

Menina desaparecida morreu espancada por ex-vizinho da família

fama Estados Unidos Há 23 Horas

Gil do Vigor diz que foi barrado em aeroporto nos Estados Unidos

fama Versões Há 20 Horas

As músicas mais traduzidas do mundo e duas são brasileiras!

politica Justiça Há 20 Horas

Bolsonaro depõe e nega ter pedido para ex-diretor da PRF fazer campanha em 2022

mundo EUA Há 4 Horas

De Zelensky a Macron; veja quem já se manifestou sobre a vitória de Trump

fama Eleições EUA Há 5 Horas

De Lady Gaga a Demi Moore; as estrelas que votaram nas eleições dos EUA