A grande fenda que pode dividir a África em duas (literalmente!)
Estudiosos acreditam que a rachadura no Quênia poderá separar o continente africano ao meio
A grande fenda que pode dividir a África em duas (literalmente!)
O que você faria se no lugar onde você mora a terra começasse a tremer e uma imensa rachadura abrisse na terra? Parece um cenário daqueles filmes catastróficos de Hollywood, mas, de fato, aconteceu de verdade! No Quênia, a região do Grande Vale do Rift foi afetada por uma fenda de grande profundidade e extensão, o qual cientistas já conjecturam que esse é o início da divisão da África em dois continentes.
A seguir, veja mais detalhes sobre esse acontecimento incomum.
©
Reuters
Origem
Por volta do dia 18 de março, uma imensa fenda começou a surgir após forte temporal na região do Grande Vale do Rift, no Quênia.
© Shutterstock
Onde está a fenda?
A rachadura, apenas recentemente exposta de seu esconderijo na Terra, faz parte do Grande Vale do Rift.
© Reuters
Grande Vale do Rift
É uma região de planície onde as placas tectônicas se dividem ou se afastam, segundo a National Geographic.
© Shutterstock
Direção
A grande rachadura, que continua crescendo no Quênia, fica a leste da África.
© Reuters
Fenômeno natural
De acordo com o jornal local Daily Nation, a grande fissura é consequência de intensos movimentos no interior da Terra, que deixaram fendas profundas no Condado de Narok.
© Shutterstock
Grandes danos
Rastros da destruição foram vistos na movimentada estrada Mai Mahiu-Narok. Em um determinado ponto crítico, a fissura registrou cerca de 15 metros de profundidade e mais de 20 metros de largura, afirmou o Daily Nation.
© Reuters
Vítimas do fenômeno natural
Segundo o jornal queniano Daily Nation, famílias que moram perto da fissura estão se mudando. A moradora Mary Wambui, de 72 anos, teme que permanecer no lugar é como cortejar a morte.
© Reuters
Pânico
Mary Wambui estava jantando com o resto da família no dia em que a terra, repentinamente começou a partir sob seus pés, dividindo sua casa em duas partes.
© Shutterstock
Tremores
O queniano Eliud Njoroge Mbugua também viu a terra se abrir, atravessando a sua casa, informou a Reuters.
© Reuters
Medo se alastra
Outras rachaduras começaram a aparecer na estrada principal da cidade, depois de semanas de chuva, inundações e tremores, de acordo com a Reuters.
© Reuters
Desespero
Eliud Njoroge Mbugua relatou que a esposa gritou para os vizinhos pedindo ajuda para levar seus pertences, quando notaram pela primeira vez a fenda em sua casa, na cidade de Mai Mahiu.
© Reuters
Desabrigados
Nos dias que se seguiram, a casa ficou tão instável que teve que ser demolida.
© Shutterstock
Desabrigados
Até a publicação da matéria da Reuters, o casal ainda estava à procura de um lugar para ficar.
© Reuters
Histórico
Em entrevista ao Daily Nation, o geólogo David Adede acredita que a fenda, provavelmente, foi preenchida antes por cinzas vulcânicas do Monte Longonot . As chuvas só agravaram a situação ao lavar as cinzas, expondo as rachaduras.
© Shutterstock
Histórico
O especialista destaca que o Grande Vale do Rift tem um histórico de atividades tectônicas e vulcânicas.
© Shutterstock
Histórico
Segundo Adede, a fenda pode ter ficado tectonicamente inativa no passado recente, mas aponta que movimentos profundos dentro da crosta terrestre resultaram nessas 'zonas de fraqueza' que se estenderam até a superfície.
© Shutterstock
O que são 'zonas de fraqueza'?
São zonas que formam linhas de falha e fissuras preenchidas, em geral, por cinzas vulcânicas, provavelmente a partir do Monte Longonot, que fica nas proximidades, explicou o pesquisador ao Daily Nation.
© Shutterstock
Processo
A tectônica de placas, ou deslocamento das massas da Terra, é baseada no argumento de que a camada externa da Terra é dividida em várias placas que deslizam sobre o manto, a camada interna rochosa acima do núcleo.
© Shutterstock
Solução temporária
A emissora local NTV informou que a rachadura que afetou a estrada já foi preenchida com uma mistura de concreto e pedras e voltou a ser usada como via mais uma vez.
© Shutterstock
Solução temporária
Devido ao problema nas profundezas da crosta terrestre no vulcão Suswa, situado na região do Grande Vale Rift, os trabalhos de reparo da Autoridade Nacional de Estradas do Quênia só fornecerão uma solução temporária.
© Shutterstock
Projeções
Em artigo para o site Conversation, a pesquisadora Lucia Perez Diaz, da Universidade de Londres, observou que a falha dividirá em dois continentes em cerca de algumas dezenas de milhões de anos.
© Shutterstock
Projeções
Segundo a estudiosa, o Grande Vale do Rift da ÁfricaOriental se estende por mais de três mil quilômetros, de norte a sul, entre o Golfo de Áden, na Somália, e o Zimbábue.
© Shutterstock
Projeções
Por ser coberta de rochas vulcânicas, a especialista acredita que a região norte pode ser a primeira a se desfazer.
© Shutterstock
Projeções
A pesquisadora acredita que a fenda, que surgiu no sudoeste do Quênia, dividirá a placa africana em duas partes: a placa núbia, a oeste, e a placa somali, a leste.
© Shutterstock
Projeções
No artigo, a estudiosa explica que, enquanto a litosfera é submetida a forças horizontais, ela é 'esticada', tornando-se mais fina até que ocorra uma ruptura, formando a fenda.
© Shutterstock
Projeções
Esse processo é acompanhado por fenômenos como erupções vulcânicas e terremotos. De acordo com Lucia Perez Diaz, as fendas são o estágio inicial da ruptura continental que, caso seja bem sucedida, formará um novo oceano.
© Shutterstock
Mundo
Rachadura, Quênia, áfrica
07/04/22
POR Notícias ao Minuto
O que você faria se no lugar onde você mora a terra começasse a tremer e uma imensa rachadura abrisse na terra? Parece um cenário daqueles filmes catastróficos de Hollywood, mas, de fato, aconteceu de verdade! No Quênia, a região do Grande Vale do Rift foi afetada por uma fenda de grande profundidade e extensão, o qual cientistas já conjecturam que esse é o início da divisão da África em dois continentes. A seguir, veja mais detalhes sobre esse acontecimento incomum.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA