Entidades pedem mais tempo para gastar recursos para garantir internet nas escolas

A proposta foi aprovada em 2021 pelo Congresso Nacional como uma resposta à ausência da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) no enfrentamento aos impactos da pandemia do coronavírus na educação.

© Notícias ao Minuto

Brasil EDUCAÇÃO-INTERNET 07/04/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS)- Representantes dos Executivos e Legislativos estaduais e municipais e da sociedade civil pediram nesta quarta (6) ao ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli até 31 de dezembro para gastar os recursos previstos na Lei de Conectividade nas Escolas.

PUB

A proposta foi aprovada em 2021 pelo Congresso Nacional como uma resposta à ausência da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) no enfrentamento aos impactos da pandemia do coronavírus na educação. Prevê o repasse de R$ 3,5 bilhões para estados e municípios garantirem o acesso à internet para alunos e professores, com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

Depois de vetar a lei e brigar na Justiça para não fornecer internet a alunos de escolas públicas, o governo ainda editou uma medida provisória para retirar o prazo para a União repassar os recursos. Após o impasse, Toffoli deu o prazo de 90 dias para a transferência do dinheiro, e mais seis meses para os entes federados comprarem os equipamentos, o que acabaria agora em setembro.

O Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), operacionalizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), pede que o prazo seja estendido até 31 de dezembro.

Argumentam que o tempo ficou exíguo para cumprir todos os trâmites licitatórios. Além disso, como a busca tem sido grande em todo o Brasil, há escassez de equipamentos para serem adquiridos.

A equipe de Toffoli sinalizou que o processo já está pronto para julgamento, mas não sinalizou com a data, nem com a extensão do prazo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 23 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 23 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

esporte Espanha Há 17 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 18 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

mundo Clima Há 23 Horas

Espanha fala em "dezenas e dezenas" de desaparecidos nas inundações

fama Família Há 22 Horas

Ricardo Vianna celebra gravidez de Lexa: 'Agora sou pai de duas crianças'

fama Dramaturgia Há 21 Horas

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Família Há 20 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

fama Violência Há 18 Horas

Carro de Lexa é cercado por homens armados em SP

fama Família Há 17 Horas

Famosos que têm uma penca de filhos! Recordista é brasileiro e tem mais de 30