As maldições mais esquisitas (e horripilantes!) da história

Pragas e maldições estranhas que as pessoas (e deuses) jogaram umas nas outras

As maldições mais esquisitas (e horripilantes!) da história

Maldições são proferidas desde a antiguidade. Os gregos e os romanos antigos jogavam todo o tipo de pragas esquisitas naqueles de quem não gostavam. Maldições enchem a Bíblia e eram bem comuns durante toda a Idade Média. Mais recentemente, episódios inexplicáveis no esporte, no entretenimento e na arqueologia foram acusados de estarem relacionados a maldições também. Algumas são realmente assustadoras!

Clique e leia mais sobre as maldições mais peculiares da história.

©

Shutterstock 

A Maldição de Tutancâmon

A mais famosa das chamadas "maldições de múmias" ocorreu após a abertura, em 1923, da tumba de Tutancâmon. Lorde Carnarvon, que financiou a escavação, morreu quatro meses após a descoberta. Quando morreu, as luzes do hospital em que ele estava se apagaram. Três outras pessoas envolvidas na expedição morreram poucos anos depois da visita ao túmulo.

©

Getty Images 

A Maldição Kennedy

O infortúnio segue o clã dos Kennedy desde 1944, quando Joseph P. Kennedy Jr. morreu em um acidente aéreo. Episódios mais famosos foram os assassinatos de John F. Kennedy e Robert Kennedy. Vários descendentes dos Kennedy também encontraram fins infelizes, incluindo um acidente de esqui, uma morte devido ao abuso de substâncias,  e - no caso de JFK Jr. - outro acidente de avião.

© Getty Images

A Maldição do Super-Homem

A franquia de filmes do Super-Homem é uma das mais lucrativas da história do cinema. Mas o sucesso tem um preço! Alguns atores que estrelaram o papel encontraram um fim tragicamente precoce. George Reeves, que interpretou o super-herói na década de 1950, se matou em 1959. Christopher Reeve, astro dos filmes dos anos 70 e 80, ficou paralisado em um acidente de equitação em 1985 e acabou falecendo em 2004. E Lee Quigley, que interpretou Superman quando bebê no filme de 1978, morreu em 1991 aos 14 anos de abuso de drogas. Outros atores envolvidos em filmes do Superman, incluindo Margot Kidder e Richard Pryor, também morreram relativamente jovens.

©

Getty Images 

A Maldição do Clube dos 27

O Clube dos 27 é uma lenda urbana ligada a músicos, atores e outros artistas populares que morrem aos 27 anos. Aparentemente amaldiçoadas, as vítimas incluem Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e, mais recentemente, Amy Winehouse.

©

Getty Images

A Maldição de Tecumseh

William Henry Harrison foi eleito o 9º presidente dos Estados Unidos em 1840, apenas para morrer no cargo no ano seguinte. A partir daí, a cada 20 anos o país elegeu um presidente que morreria no cargo, até John F. Kennedy. Alguns acreditam que isso é resultado de uma maldição colocada sobre Harrison e futuros presidentes pelo Chefe Shawnee Tecumseh, depois que ele e seus guerreiros foram derrotados por Harrison e suas tropas na Batalha de Tippecanoe em 1811.

©

Getty Images 

Maldição do espelho quebrado

A maldição do espelho quebrado tem suas origens na Roma antiga. Eles acreditavam que o reflexo em um espelho representava não apenas a aparência física, mas também a alma. Os romanos também acreditavam que a alma se regeneraria a cada sete anos. Portanto, quebrar um espelho quebraria a alma e irritaria os deuses. Na foto está um espelho de parede quebrado na Casa Amorini Dorati na Pompéia, Itália.

©

Getty Images 

Tábuas de maldição romanas

Os antigos romanos e gregos usavam tábuas de maldição, tipicamente folhas muito finas de chumbo, sobre as quais eram inscritos pedidos de ajuda aos deuses, ou provocações aos mortos, para realizarem uma maldição sobre uma pessoa ou objeto.

©

Getty Images 

A Maldição de Hécate

Hécate é uma deusa da mitologia grega capaz do bem e do mal. Em 2012, um pesquisador espanhol descobriu evidências que sugerem que duas maldições separadas foram inscritas em tábuas de chumbo há 1.600 anos. Elas envolviam cobras direcionadas a um senador e a um médico de animais. A maldição tinha a representação da deusa com serpentes saindo de seu cabelo, possivelmente destinadas a atacar as vítimas.

©

Getty Images 

A Maldição do 'Bebê de Rosemary'

O filme de terror psicológico de Roman Polanski de 1968 é considerado o filme mais amaldiçoado já feito. Tragédia e infortúnio aconteceram com vários envolvidos na produção: o compositor Krzysztof Komeda morreu de uma queda; o produtor William Castle foi hospitalizado com pedras nos rins graves e ficou desesperadamente doente por semanas; e Sharon Tate, a esposa grávida de Polanski, foi brutalmente assassinada por membros da família Manson.

©

BrunoPress

A Maldição dos Cavaleiros Templários

Enquanto Jacques de Molay (1240-1314) queimava na fogueira, o último grande mestre dos Cavaleiros Templários amaldiçoou o rei Filipe IV da França e o Papa Clemente V. Dentro de um ano, ambos morreram em circunstâncias misteriosas.

©

Getty Images 

A Maldição de 'A Paixão de Cristo'

Durante a produção do filme de Mel Gibson de 2004, 'A Paixão de Cristo', o ator que interpretou Jesus, Jim Caviezel, levou um forte choque enquanto filmava a cena do Sermão da Montanha. Logo depois, o diretor assistente Jan Michelini também. Isso levou muitos a acreditarem que uma força superior tinha colocado uma maldição na produção.

©

BrunoPress

A Maldição de Caim

No livro de Gênesis, depois que Caim mata seu irmão Abel, Deus amaldiçoa Caim a uma vida de labuta e perambulação, e que toda a terra que ele tentasse semear lhe seria inútil.

©

Getty Images 

A Maldição de Macbeth

Há muito tempo se acredita, na área do teatro, que a peça Macbeth de William Shakespeare é amaldiçoada. De fato, os atores são direcionados a não dizerem a palavra "Macbeth" em qualquer teatro, exceto durante a performance da peça. Fazer isso é atrair má sorte a todos os envolvidos na produção.

©

Getty Images 

A Maldição do Porsche Acidentado

James Dean foi morto em seu Porsche 550 Spyder. Os destroços do veículo foram recuperados. Diz a história que o carro recuperado mais tarde bateu na traseira de um caminhão e quebrou as pernas de um mecânico. O motor do Porsche foi então montado em um carro diferente e matou o motorista. Maldição ou lenda de Hollywood?

©

Getty Images 

A Maldição de Cam

Outra maldição da Bíblia vem da história de Noé, que uma tarde ficou bêbado depois de tomar vinho e desmaiou sem roupas em sua tenda. O filho de Noé, Cam, testemunhou a nudez de seu pai e contou ao irmão, Japheth. Mais tarde, sóbrio e enfurecido, Noé amaldiçoou o filho de Cam, Canaã e todos os seus seguidores e descendentes para serem subjugados como escravos dos israelitas.

©

Getty Images 

A Maldição da Runestone Bjorketorp

Um dos grandes mistérios da Suécia envolve um monólito do século VI a.C. chamado Runestone Björketorp, que fica em Blekinge. De um lado está gravada uma frase curta que diz algo como: "Eu vejo Perdição". Do outro lado, há uma linha de texto mais longa que indica que qualquer um que perturbe ou quebre a pedra será amaldiçoado com morte e destruição traiçoeira.

©

Shutterstock 

O mau-olhado

Acredita-se que o mau-olhado traz má sorte para a pessoa a quem é dirigido por razões de inveja ou antipatia. Suas origens foram traçadas até a Grécia e Roma Antiga. Este mosaico romano do século II d.C representa a maldição, que perdura até hoje.

©

Getty Images 

A Maldição do Triângulo das Bermudas

Quando cinco aviões de guerra inexplicavelmente desapareceram ao sobrevoar o Triângulo das Bermudas em 5 de dezembro de 1945, um avião de busca foi enviado para procurar a aeronave desaparecida. E também desapareceu. Ao todo, 27 tripulantes sumiram e foram considerados mortos. Desde então, vários barcos, navios e aeronaves desapareceram na região.

©

Getty Images 

A Maldição do Homem de Gelo

Em setembro de 1991, o corpo congelado de um homem foi descoberto nos Alpes Ötztal na Europa. Estima-se que esse homem tenha vivido em algum tempo entre 3350 e 3105 a.C. Posteriormente chamada de Ötztal, ou "homem do gelo", a múmia da Idade da Pedra foi removida da montanha para análise. Até o momento, sete cientistas envolvidos na remoção e exame de "homem do gelo" morreram — quatro em acidentes. Os relatos da mídia atribuem as mortes a uma suposta maldição, semelhante à lançada sobre aqueles que perturbam uma múmia egípcia.

©

Getty Images 

A Maldição de La Llorona

A Maldição de La Llorona tem suas raízes no folclore espanhol. Uma linda mulher chamada Maria se casou com um homem rico, mas apenas pelo seu dinheiro. Eles tiveram dois filhos juntos. Mas, um dia, ela vê o marido e os filhos com outra. Insana de ciúmes e raiva, ela pega as duas crianças e joga no rio para morrerem. Depois disso ela se afoga. No entanto, ela fica amaldiçoada a passar a eternidade assombrando as margens de rios e lagos à procura de seus filhos mortos.

©

Shutterstock 

Bonecas de maldição

Essas bonecas são comumente associadas ao Vodu, mas, na verdade, elas não têm nada a ver com essa religião. Bonecas de maldição têm suas origens na Roma Antiga, quando bonecas em miniatura eram usadas como representações de seus alvos para incutir maldições sobre eles.

©

Shutterstock 

Maldição de Dido sobre Tróia

Essa é uma das mais notórias maldições da antiguidade. Eneias, filho do príncipe troiano Anquises e da deusa Vênus, era amante de Dido, a rainha de Cartago. Dido sugeriu se casar com Eneias para que eles pudessem governar a região juntos. No entanto, o príncipe renegou o acordo e a deixou. A rainha ficou tão enfurecida que pronunciou uma maldição na qual Tróia e Cartago seriam para sempre inimigos, o que eventualmente levou às Guerras Púnicas.

©

Getty Images 

A Maldição da Tumba do Rei Polonês

Em 1973, uma equipe de arqueólogos abriu a tumba do rei polonês do século XV Casimir IV Jagiellon em Cracóvia, Polônia. Pouco depois, vários membros do grupo começaram a morrer, o que imediatamente levantou especulações de que uma maldição, semelhante à que se abateu sobre a expedição Tutancâmon, havia sido colocada sobre os homens. Na verdade, especialistas mais tarde descobriram traços de um fungo mortal dentro da tumba que, quando inalado, pode inibir a respiração e causar doenças pulmonares. Foi isso que os matou.

©

Getty Images 

A Maldição de Tamerlão

O conquistador turco-mongol Tamerlão (1336-1405) estabeleceu e liderou o poderoso e temido Império Timúrida. O líder soviético Stalin ordenou a exumação de seus restos mortais em 19 de junho de 1941, ignorando os avisos de moradores locais de que isso desencadearia uma maldição sobre a nação. Três dias depois, Adolf Hitler invadiu a URSS e milhões morreram como resultado.

©

Getty Images 

A maldição de Deus sobre a serpente

No Jardim do Éden, Adão e Eva foram informados de que podiam comer o que quisessem — exceto o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus mais tarde amaldiçoou a serpente (símbolo do submundo) para sempre por ter apresentado a tentação a Eva.

© Shutterstock

A Maldição do Bode Billy no Chicago Cubs

A superstição é bem presente no mundo dos esportes. A Maldição do Bode Billy, por exemplo, foi uma maldição esportiva que supostamente foi colocada no Chicago Cubs em 1945. O dono de uma taverna, chamado William Sianis, teria sido impedido de levar seu bode de estimação, Murphy, para assistir os Cubs jogarem contra o Detroit Tigers. Com raiva, Sianis colocou uma maldição no clube, dizendo que eles nunca ganhariam outra Série Mundial. Não só os Cubs foram derrotados por seus adversários em 1945, como nunca mais garantiram um campeonato da World Series até 2016.

©

Getty Images 

A Maldição do Diamante Hope

O comerciante de pedras preciosas e viajante francês Jean-Baptiste Tavernier é famoso por comprar um enorme diamante que mais tarde vendeu ao rei Luís XIV da França em 1668. Dois séculos e meio depois, circulava uma história de que Tavernier havia roubado o diamante da estátua de uma deusa hindu e que esse diamante estava amaldiçoado: má sorte e infortúnio seguiriam qualquer um que o usasse. A pedra acabou na posse do colecionador holandês Henry Philip Hope, daí seu nome moderno, antes de ser vendido a Evelyn Walsh McLean (1886-1947). A pedra preciosa acabou na Instituição Smithsonian. 

©

Getty Images 

Maldição de Shiva sobre Brahma

Há poucos templos no mundo dedicados à divindade hindu Lorde Brahma. Isso é por causa de uma mentira que Brahma havia dito a Shiva — outro deus e membro de uma tríade que também incluía Vishna. Brahma mentiu a Shiva ao dizer que ele era mais poderoso que Vishna. Sabendo que isso era falso, Shiva amaldiçoou Brahma, proibindo qualquer um na Terra de adorá-lo. Até hoje não há feriados hindus celebrando Brahma.

Fontes: (ThoughtCo) (Live Science) (Vanity Fair) (Express) (Ancient Origins) (Smithsonian)

Veja também: As criaturas mais assustadoras da Bíblia

©

Getty Images 

Mundo História 13/04/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Maldições são proferidas desde a antiguidade. Os gregos e os romanos antigos jogavam todo o tipo de pragas esquisitas naqueles de quem não gostavam. Maldições enchem a Bíblia e eram bem comuns durante toda a Idade Média. Mais recentemente, episódios inexplicáveis no esporte, no entretenimento e na arqueologia foram acusados de estarem relacionados a maldições também. Algumas são realmente assustadoras!

PUB

Clique e leia mais sobre as maldições mais peculiares da história.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 7 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 6 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 7 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 6 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

politica BALEIA-ROSSI Há 6 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Novela Há 8 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Redes Sociais Há 2 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

brasil Acidente Há 5 Horas

Colisão de aeronaves da FAB tem pouso de emergência e piloto ejetado em SP

fama Celebridades Há 6 Horas

Homens e mulheres famosos que são a cara um do outro (e nem são parentes!)