Bolsonaro diz que vai se dedicar à reeleição, ataca Lula, Alckmin e STF

"Alckmin está ajudando Lula a voltar à cena do crime", afirmou Bolsonaro

© Getty

Política Eleições 2022 14/04/22 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) confessou que pretende se dedicar à reeleição neste ano em detrimento de alavancar aliados nos Estados. Em entrevista a um canal de TV na Bahia, o chefe do Executivo também atacou o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin, que formarão chapa para disputar a Presidência, e reiterou suas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Alckmin está ajudando Lula a voltar à cena do crime", afirmou.

A declaração sobre a campanha foi dada ao comentar a situação eleitoral em Estados em que terá mais de um palanque. "O Rio Grande do Sul tem outro bom candidato que é o Luiz Carlos Heinze. Tem estado, como Santa Catarina, que tem três candidatos simpáticos a mim. O que eu pretendo fazer nesses estados? Ser neutro", declarou o presidente. "Eu vou me dedicar à minha possível reeleição", disse à TV Aratu, da Bahia. No Rio Grande do Sul, o candidato "oficial" ao governo é o ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni, considerado um aliado de primeira hora de Bolsonaro.

A Bahia também foi citada na entrevista. Bolsonaro confirmou que seu candidato é João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania, mas evitou fazer críticas ao favorito para a disputa, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). "Quase não converso com ele, (mas) não costumo criticá-lo".

O chefe do Executivo ainda voltou a disparar sua artilharia contra alvos corriqueiros, como Lula e o STF, mas agora incluindo Alckmin, aprovado nesta quarta-feira, 13, como vice do petista na corrida à reeleição, como foco. "Quero saber opinião do Alckmin sobre aborto", declarou, resgatando a polêmica iniciada por Lula e lembrando que o ex-tucano é católico. "Essa chapa (Lula-Alckmin) perdeu sua credibilidade".

Na entrevista, Bolsonaro lembrou que Lula defendeu o aborto como questão de saúde pública na semana passada, em nova tentativa de polatizar com o petista, líder nas pesquisas de intenção de voto. Ele também disse que a maioria dos ministros do STF não age corretamente e que cinco ou seis deles seriam favoráveis ao aborto. "Se Lula voltar, coloca mais dois (ministros favoráveis ao aborto)", afirmou o presidente. "Aborto será aprovado no Brasil se Lula voltar pelo STF a exemplo da Colômbia", acrescentou, descartando uma aprovação via Congresso.

Outro pré-candidato à Presidência recebeu ataques de Bolsonaro na entrevista: o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). "Nas pesquisas de opinião, é uma coisa ridícula", disparou o chefe do Executivo. "É um governo (o paulista) que quer aparecer criticando os outros".

Corrupção

Bolsonaro também voltou a comentar a corrupção nos governos petistas. "Ele comprava voto no parlamento. Como era o governo na época do PT? Cada partido tinha seus ministérios, bancos oficiais, estatais, em troca de apoio político", afirmou, sem citar que assumiu nesta semana ter oferecido cargos ao Centrão e dar emendas do Orçamento Secreto para "acalmar o Congresso". "Alguns cargos demos, mas não demos ministérios, nem estatais", tentou explicar sobre sua relação com o Centrão. "Aprovamos muita coisa dentro do parlamento graças ao apoio dos partidos de centro", reconheceu.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Cássia Kis protagoniza confusão em mercado por causa de jovens de biquíni

economia Salário Mínimo Há 19 Horas

Novo salário mínimo altera seguro-desemprego e outros benefícios; entenda

lifestyle Signos Há 19 Horas

'Chuva' de dinheiro! A conta bancária de três signos vai voltar a sorrir

mundo Uzbequistão Há 18 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

mundo China Há 18 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

fama Vídeo Há 13 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

mundo EUA Há 19 Horas

Juiz confirma condenação de Donald Trump

esporte Argentina Há 13 Horas

Rodrigo Garro se envolve em acidente e causa morte de motociclista

fama Liam Payne Há 19 Horas

Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne

economia PIS-Pasep Há 18 Horas

PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?