Procuradoria envia pedido de investigação contra Moro por mudança de domicílio eleitoral

Paulo Taubemblatt disse que o caso deve tramitar no âmbito estadual e despachou o caso ao MPE-SP

© Getty Images

Política Eleições 2022 14/04/22 POR Estadao Conteudo

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo decidiu enviar ao Ministério Público Eleitoral do Estado (MPE-SP) uma notícia-crime para investigar se o ex-juiz Sérgio Moro e a mulher dele, a advogada Rosângela Moro, cometeram crime ao mudarem o domicílio eleitoral.

PUB

O procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt disse que o caso deve tramitar no âmbito estadual e despachou ao MPE-SP para a 'adoção das providências reputadas pertinentes'. O pedido deve ser analisado agora pelo promotor que oficia junto à 1ª Zona Eleitoral.

"Na esfera criminal, os feitos serão processados e julgados perante o juiz eleitoral de primeiro grau, exceto se o agente ostentar foro por prerrogativa de função, o que não se verifica no presente caso, afastando-se, assim, a atribuição da Procuradoria Regional Eleitoral para atuar no feito", escreveu.

Por lei, a mudança de domicílio eleitoral demanda comprovação de que o novo endereço venha sendo usado há pelo menos três meses. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já decidiu que a alteração exige ‘vínculos políticos, econômicos, sociais ou familiares’.

O pedido para investigar o casal foi feito pela empresária Roberta Luchsinger, filiada ao PSB, no início do mês. A advogada Maíra Recchia, que representa a autora, afirma que ‘moradias e vínculos de natureza transitória não são suficientes’ para permitir uma candidatura pelo Estado de São Paulo.

"Embora o domicílio na legislação eleitoral tenha um conceito mais amplo que o conceito civil, morar em um flat e fazer de São Paulo seu 'hub' não pode atrair sua inscrição para o Estado", defende. "A notícia crime narra indícios de fraude e de transferência fraudulenta de domicílio cujos fatos devem agora ser investigados pelo Ministério Público", acrescenta.

O Estadão entrou em contato com Moro para comentar a notícia-crime, mas não teve retorno até o fechamento do texto. Ao justificar a transferência, a defesa do ex-juiz da Lava Jato disse que São Paulo virou seu 'hub' para voos. Ele usou o endereço de um hotel na zona sul da capital paulista para mudar o cadastro na Justiça Eleitoral.

Recém-filiados ao União Brasil, Moro e Rosângela são paranaenses. Os dois transferiram os domicílios eleitorais com a intenção de lançarem candidaturas ao Legislativo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Liziane Gutierrez Há 14 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 12 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 14 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

fama Cristiano Ronaldo Há 7 Horas

Cristiano Ronaldo posa de sunga e detalhe chama atenção nas redes

politica Bolsonaro Há 12 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

mundo França Há 5 Horas

Deputados da França comparam carne do Brasil a lixo; assista

esporte Brasil Há 12 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

tech Espaço Há 13 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama Ana Paula Minerato Há 13 Horas

Ana Paula Minerato se desculpa por falas racistas e culpa o ex-namorado

fama NATTANZINHO-CANTOR Há 20 Horas

Nattanzinho confirma fim do namoro com Layla Samylle