Falta de pontaria acende alerta do Palmeiras em início ruim no Brasileiro

As chances desperdiçadas não só impediram o Palmeiras de vencer a primeira no Brasileiro, mas evidenciaram um problema recente da equipe: em 2022, os palmeirenses acertaram o alvo em 127 (34%) de suas 369 finalizações, apontou a Footstats.

© Getty

Esporte FUTEBOL-PALMEIRAS 21/04/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Entre 17 e 19 minutos do primeiro tempo do empate sem gols contra o Flamengo, Dudu e Raphael Veiga tabelaram juntos em dois lances e cada um mandou sua chance para fora.

PUB

As chances desperdiçadas não só impediram o Palmeiras de vencer a primeira no Brasileiro, mas evidenciaram um problema recente da equipe: em 2022, os palmeirenses acertaram o alvo em 127 (34%) de suas 369 finalizações, apontou a Footstats.

Segundo a plataforma de estatísticas, o Verdão é a equipe com a segunda pior pontaria do Brasileiro, e a terceira pior do Paulista.

O problema que se viu na noite de ontem (20) no Maracanã ocorreu também diante do Goiás, no sábado (16), quando o time chegou com muito perigo em lances com Dudu, Rony e Zé Rafael, que desperdiçaram boas oportunidades e mandara para fora.

Além do gol esmeraldino, o qual considerou que deveria ser invalidado, o técnico Abel Ferreira reconheceu o problema da falta de pontaria.

"Não ganhamos em Goiás não por culpa do árbitro. Uma coisa foi o árbitro, a outra foram as oito oportunidades que não conseguimos fazer. E futebol é isso: fazer gols. Deveríamos ter feito mais de um gol", ponderou o português na coletiva de imprensa após o confronto contra o Flamengo.

A situação de Goiânia mostra uma dificuldade do elenco alviverde em toda temporada, sobretudo na Série A: o time cria muito, mas finaliza com a mesma qualidade. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, 71,43% dos chutes dos palmeirenses - ou 30 de 42 -foram errados.

O problema também se projeta sobre a necessidade de um camisa 9 de peso, objeção frequentemente feita pela torcida palmeirense e, em várias oportunidades, pelo próprio Abel, que da diretoria ganhou Rafael Navarro para a posição.

Após o empate contra o Rubro-Negro, o comandante alviverde comentou sobre o elenco curto que tem à sua disposição, a ausência dos reforços que havia pedido e o peso do calendário do futebol brasileiro.

"Temos um elenco curto por opção minha. Queríamos outras alternativas, o clube não conseguiu encontrar. Temos dois jogadores por posição, mais os moleques da formação que têm ajudado. Com a quantidade de jogos o problema não é jogar oito vezes no mês, mas jogar até novembro [assim].

Não há milagres. Quem estuda a parte física sabe disso: não somos máquinas", afirmou o treinador, que voltou a falar sobre as chances desperdiçadas:

"Nesses jogos há poucas oportunidades de gol. No último tivemos oito, nesse [contra o Flamengo] tivemos quatro."

COMEÇO NA LIBERTADORES FOI EXCEÇÃO

Se o ano palmeirense até o momento é marcado pela falta de pontaria, as exceções ficaram para a Libertadores: e não somente na quantidade de gols (12).

Enquanto a taxa de chutes errados é de 71% na temporada por inteiro, na competição continental ela cai para 50%: 23 errados de 46 tentativas.

Isso quer dizer que, nas goleadas por 4 a 0 contra o Deportivo Táchira e por 8 a 1 ante o Indepediente Petrolero, o Verdão criou como sempre, mas foi ainda mais eficiente ao finalizar a gol.

Se o pé calibrado na Liberta se deve à presença de um centroavante de posição, como Rafael Navarro, que se utilizou do bom posicionamento para anotar seis desses 12 gols, ou à inferioridade dos adversários da Bolívia e Venezuela, a sequência no torneio deverá esclarecer.

Fato é que, para o Palmeiras sair do 15º lugar no Brasileirão e voltar à disputa no topo da tabela, como nas temporadas anteriores, a pontaria alviverde precisa melhorar.

A próxima oportunidade para acertar a meta adversária com maior eficácia será o clássico contra o Corinthians, no sábado (23), às 19h (horário de Brasília), na Arena Barueri.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Silvio Santos Há 23 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro 14/11/24

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

politica Atentado Brasília Há 18 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília

fama Liam Payne Há 18 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer

fama Viih Tube Há 2 Horas

Viih Tube vai para UTI e passa por transfusão após complicações no parto

politica Brasília Há 23 Horas

Autor de ataque em Brasília visitou STF: 'Deixaram a raposa entrar no galinheiro'

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que explosões no STF não são fatos isolados e que não há pacificação com anistia

fama Calendário Pirelli Há 20 Horas

Calendário Pirelli é revelado e edição marca o regresso da nudez

brasil Belo Horizonte Há 22 Horas

Motociclista morre após ser atingido por raio na Grande BH

fama Celebridades Há 21 Horas

Gente como a gente! Famosos que agora têm empregos normais