Embalado, Liverpool recebe Villarreal para evitar zebra e voltar à final da Liga

Para o confronto desta quarta, o Liverpool chega em seu melhor momento na temporada.

© Getty Images

Esporte Liverpool 27/04/22 POR Estadao Conteudo

Sonhando com a temporada perfeita, o Liverpool tem mais um desafio de peso nesta quarta-feira, a partir das 16 horas (de Brasília). O time inglês tenta manter o embalo no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões, enquanto o Villarreal tenta fazer mais uma vítima, desta vez no Anfield, após ser subestimado por Juventus e Bayern de Munique na competição. O jogo da volta está marcado para terça que vem, dia 3 de maio, na Espanha.

Para o confronto desta quarta, o Liverpool chega em seu melhor momento na temporada. Não perde desde 8 de março e soma nove gols nos últimos três jogos. Vivo na briga pelo título também nos outros dois campeonatos que disputa, o time inglês sonha com o ano perfeito: faturar os quatro troféus da temporada.

O time comandado por Jürgen Klopp já venceu a Copa da Liga Inglesa, está na final da Copa da Inglaterra, é vice-líder do Campeonato Inglês (apenas um ponto atrás do líder Manchester City) e agora busca a vaga na final da Liga dos Campeões. As chances de levantar todos os troféus são remotas, mas mantêm em alta a confiança do elenco, principalmente depois da evolução exibida ao longo da atual temporada.

"O Liverpool conta agora com uma versão atualizada e melhorada. Tem jogadores em nível de excelência, é uma equipe que corre muito e ocupa muito bem os espaços, com intensidade alta para recuperar rapidamente a bola. E agora tem atletas mais versáteis, como Thiago Alcântara, Sadio Mané atuando mais por dentro e a chegada de Luis Díaz, que dão novas possibilidades ao time", analisou Unai Emery, técnico do Villarreal.

A forte performance do Liverpool nesta reta final de temporada europeia contrasta com o início pouco empolgante e com as oscilações do ano passado. O time não levantou troféus e nem chegou a finais na temporada passada. A evolução da equipe se deve aos ajustes de Klopp dentro e fora de campo.

Dentro das quatro linhas, encontrou seu meio-campo ideal, com Thiago Alcântara numa boa sequência sem lesões. Fora, fez mais uma contratação pontual acertada: o colombiano Luis Díaz se tornou o 12º jogador do time, acostumado a incendiar os jogos no segundo tempo. Ele, Diogo Jota e Roberto Firmino viraram as opções ofensivas para formar trio com Mané e Mohamed Salah. Sem problemas de lesões, Klopp deve escalar Jota ao lado da dupla de ataque - os brasileiros Alisson e Fabinho são titulares absolutos.

Mais versátil e mais veloz do que nos últimos anos, o Liverpool tenta voltar à final da Liga dos Campeões, como fez na temporada 2018-2019, quando venceu o Tottenham na decisão. Nesta quarta, disputará a semifinal da competição europeia pela 12ª vez na história - avançou em oito das anteriores. O Villarreal, por sua vez, ainda busca sua primeira final.

A disparidade de peso e tradição entre os dois clubes não iludem Klopp. Ele já avisou que não vai cometer o mesmo erro dos adversários anteriores do time espanhol. "Talvez o Villarreal tenha tido alguma vantagem sobre Juventus e Bayern porque foi subestimado, mas isso não vai acontecer conosco", afirmou o treinador alemão. "A Espanha tem uma liga muito competitiva e Unai tem demonstrado que tem um plano para cada jogo."

Para Klopp, o duelo pode até ter sabor de revanche. Em 2016, o Liverpool, já sob o seu comando, foi batido pelo Sevilla, então comandado pelo mesmo Emery, na final da Liga Europa. "Vamos enfrentar o melhor Liverpool dos últimos anos", disse o técnico espanhol, antes de comparar a equipe atual com aquela que venceu há seis anos. "É um time que cresceu muito por causa da paciência e da liderança do seu treinador. É um Liverpool que joga à semelhança do seu técnico, com sorriso, alegria e energia."

Apesar de ser a grande surpresa da Liga dos Campeões, o Villarreal está aquém do esperado no Campeonato Espanhol. É apenas o sétimo colocado, suando para entrar na zona de classificação para as competições europeias. Mas, se não tem mais o efeito surpresa que derrubou Juventus e Bayern, o time espanhol tem a experiência e o talento de Unai Emery.

Atual campeão da Liga Europa pela equipe espanhola, o técnico tem se destacado pelas variações na equipe, sem perder a qualidade. "Fizemos uma análise adequada do Villarreal. Já tinha muito respeito por Emery e pelo Villarreal antes. Mas assisti aos seus últimos jogos com cuidado e uau! Impressionante!", elogiou Klopp.

Agora, Emery espera fazer história com o Villarreal, que ainda busca sua primeira decisão de Liga dos Campeões. Há 16 anos, parou em sua primeira semifinal, diante de outro rival inglês. Perdeu por 1 a 0 para o Arsenal na ida e empatou sem gols na volta.

Para o jogo desta quarta, o técnico não terá os atacantes Gerard Moreno e Yeremi Pino. Assim, deve improvisar o argentino Lo Celso mais avançado, compondo trio ofensivo com Manu Trigueros e Danjuma. Na defesa, a referência é Pau Torres. A boa notícia é o retorno do volante Francis Coquelin, que deve aparecer entre os titulares.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 11 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 11 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica Itaúna Há 11 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 9 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil São Paulo Há 11 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 3 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 6 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras