Rússia diz que mais países europeus podem sofrer corte de gás

Dmitry Peskov argumentou que a decisão de Moscou de exigir pagamento em rublos é consequência de iniciativas do Ocidente de congelar ativos cambiais da Rússia

© Reuters

Mundo Guerra 27/04/22 POR Estadao Conteudo

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quarta-feira (27) que a Rússia poderá cortar o fornecimento de gás natural para outros clientes europeus, além de Polônia e Bulgária, caso eles também se recusem a pagar pelo produto em rublos.

Peskov argumentou que a decisão de Moscou de exigir pagamento em rublos é consequência de iniciativas do Ocidente de congelar ativos cambiais da Rússia. Segundo o porta-voz, os ativos foram efetivamente "roubados" por países ocidentais, numa "inédita ação não amigável".

O porta-voz disse que a recusa de alguns países de mudar os contratos de gás para rublos reflete um desejo do Ocidente de "punir a Rússia a qualquer custo, em detrimento de seus próprios consumidores, contribuintes e produtores".

Peskov também rejeitou a descrição da União Europeia de que o corte de gás a Polônia e Bulgária foi uma "chantagem". "A Rússia continua sendo um fornecedor confiável de recursos de energia" e cumpriu suas obrigações contratuais, afirmou o porta-voz. Fonte: Associated Press.

Um pouco antes, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, havia acusado a Rússia de usar o gás como "instrumento de chantagem", após a estatal russa Gazprom anunciar a paralisação do fornecimento a Polônia e Bulgária.

Em comunicado, a líder do órgão executivo da União Europeia (UE) chamou a decisão de "inaceitável e injustificável". "E mostra mais uma vez a falta de confiabilidade da Rússia como fornecedora de gás", afirmou.

Von der Leyen garantiu que o bloco está preparado para o cenário de interrupção da oferta e busca alternativas para mitigar os efeitos da medida russa. Segundo ela, a UE está em contato com parceiros internacionais e coordena uma resposta comum europeia. "Continuarei trabalhando com líderes europeus e mundiais para garantir a segurança do abastecimento de energia na Europa", disse a presidente da Comissão Europeia.

Polônia e Bulgária também acusaram Moscou de usar gás natural para chantageá-los depois que a Gazprom confirmou que cortaria o fornecimento aos dois países. (Com agências internacionais).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Gestação Há 18 Horas

Sabrina Sato perde bebê com Nicolas Prattes na 11ª semana de gestação

mundo EUA Há 19 Horas

Trump regressa à Casa Branca, mas e os processos criminais? Explicamos

fama Realeza britânica Há 20 Horas

William fala sobre estado de saúde de Kate após fim de tratamento

fama Prisão Há 19 Horas

Famosos que estão atualmente na cadeia! E um nunca mais vai sair...

fama Realeza Há 21 Horas

Fatia rara de bolo do casamento de Elizabeth II é leiloada por R$ 13 mil

esporte Mercado de Transferências Há 22 Horas

Al Hilal pondera rescindir o contrato de Neymar; enteda

mundo França Há 21 Horas

Mãe suspeita de decapitar filhos na França é achada vagando em delírio

politica LULA-TRUMP Há 21 Horas

Lula parabeniza Trump, defende diálogo e fala em trabalho conjunto

fama Selena Gomez Há 22 Horas

Após críticas sobre o seu corpo, Selena Gomez reage: "Não sou uma vítima"

mundo Itália Há 21 Horas

Médico embriagado agride funcionário de restaurante e vai a julgamento