Famosos que foram desenterrados de suas sepulturas
Quando mortos com fama são exumados
Famosos que foram desenterrados de suas sepulturas
Morrer nem sempre significa descansar em paz. Ao longo da história, houve muitos casos estranhos em que os mortos foram desenterrados, exumados por várias razões e depois colocados de volta no túmulo. Esses indivíduos há muito falecidos incluem líderes mundiais, exploradores intrépidos, celebridades da arte e do cinema e estranhos criminosos famosos. Clique e desenterre as exumações mais famosas da história!
©
Getty Image / Domínio Público
Che Guevara (1928–1967)
O líder da guerrilha argentina Che Guevara foi uma das principais figuras da Revolução Cubana. Ele acabou sendo capturado e baleado em 9 de outubro de 1967, na Bolívia. Durante décadas, a localização exata de seu corpo era um segredo bem guardado.
©
Getty Images
Mausoléu de Che Guevara
Em 1995, um general boliviano envolvido na operação quebrou seu silêncio e revelou o paradeiro dos restos mortais de Che Guevara: ele havia sido enterrado perto de uma pista em Vallegrande, não muito longe de onde foi morto. Dois anos depois, seu corpo foi exumado e devolvido a Cuba a tempo da comemoração do 30º aniversário de sua morte. O famoso revolucionário foi colocado para descansar com honras militares em um mausoléu especialmente construído na cidade cubana de Santa Clara.
©
Shutterstock
Cristóvão Colombo (1451–1506)
Cristóvão Colombo foi o famoso explorador e navegador italiano que completou quatro viagens através do Oceano Atlântico, e recebeu o crédito — e a culpa — por abrir as Américas para a colonização europeia. Ele morreu em 20 de maio de 1506 em Valladolid, Espanha. Mas mesmo na morte, ao que parece, Colombo continuou a viajar bastante.
©
Getty Images
Túmulo de Cristóvão Colombo?
Colombo foi enterrado em Valladolid. Seu corpo foi então movido para Sevilha. Em 1536, seus restos mortais acabaram no que hoje é conhecido como República Dominicana. Ou poderia ter sido Cuba. Ninguém tem certeza. Em 1898, eles foram supostamente enviados de volta para a Espanha e colocados em um túmulo na catedral de Sevilha. Ou talvez não... Alguns historiadores acreditam que os ossos de Colombo estão fechados em uma tumba dentro do Farol de Colombo em Santo Domingo Este, na República Dominicana. Será que talvez ambas as cidades tenham partes do pioneiro marítimo?
©
Shutterstock
Eva Perón (1919–1952)
María Eva Duarte de Perón, a primeira-dama da Argentina e conhecida por milhões de pessoas como Evita, morreu de câncer cervical em Buenos Aires em 26 de julho de 1952. Durante a construção de um memorial em sua homenagem, seu marido, o presidente Juan Perón, foi derrubado em um golpe militar. Pouco depois, o corpo de Evita desapareceu.
©
Getty Images
Túmulo de Eva Perón
O paradeiro do corpo de Eva Perón permaneceu um mistério pelos 16 anos seguintes. No entanto, seu corpo havia sido de fato contrabandeado para fora da Argentina em 1957 e foi enterrado sob um pseudônimo num cemitério em Milão, Itália. Em 1971, o corpo foi exumado e levado para a Espanha, onde foi devolvido ao exilado Juan Perón. Ele retornou à Argentina em 1973, onde foi novamente eleito presidente, e morreu no cargo em 1974. Sua terceira esposa, Isabel, providenciou a repatriação do corpo de Evita em 1976. E ela foi finalmente enterrada no túmulo da família Duarte no Cemitério La Recoleta, em Buenos Aires.
©
Getty Images
Jesse James (1847–1882)
Um dos mais notórios foras-da-lei do Velho Oeste, Jesse James encontrou seu fim ao ser baleado nas costas por Bob Ford em 3 de abril de 1882. James foi prontamente enterrado em Kearney, Missouri. No entanto, alguns alegaram que o infame pistoleiro sobreviveu ao ataque e fugiu para viver até uma velhice madura.
©
Getty Images
Túmulo de Jesse James
O corpo enterrado na sepultura em Kearney, Missouri, sob o nome de Jesse James foi exumado em 1995 para testes de DNA de comparação com os descendentes de Susan James, irmã de Jesse James. E foi comprovado que o corpo pertencia realmente ao pistoleiro, e o caso foi arquivado para sempre.
©
Getty Images
Inês de Castro (1325-1355)
Nobre da Galícia, Inês de Castro era uma dama de companhia de Constance, esposa do príncipe português, Pedro I (esse é outro príncipe, diferente de Dom Pedro I do Brasil). O príncipe se apaixonou por ela e os dois começaram um caso ilícito. Quando Constance morreu em 1345, Pedro pediu a mão de sua amante em casamento. O pai dele, Rei Afonso IV, ficou furioso e ordenou o assassinato de Inês de Castro, em 1355. Quando finalmente assumiu o trono em 1357, Pedro, que ainda estava em luto, exigiu uma terrível vingança pela morte de sua amada.
©
Getty Images
Túmulo de Inês de Castro
O Rei Pedro I ordenou a prisão e execução dos assassinos de Inês arrancando seus corações. Em seguida, ele exumou o corpo de Inês e colocou em um trono (afirmação que continua a ser debatida entre historiadores até hoje). Ele então ordenou que toda a corte jurasse lealdade à sua nova rainha. Os túmulos elaborados dos amantes condenados estão no interior do Mosteiro Real de Alcobaça, no centro de Portugal, juntos para a eternidade.
©
Shutterstock
João Goulart
O corpo do presidente Jango passou por investigações para confirmar a causa de sua morte. João Goulart foi deposto da presidência pelos militares em 1964 e morreu exilado na Argentina em 1976. A causa da sua morte nunca foi revelada, já que não houve nenhuma autópsia, e suspeitava-se que ele poderia ter sido envenenado por ordem da Operação Condor, uma aliança entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 1970. A família de Jango fez um pedido de exumação ao Ministério Público Federal para a reabertura das investigações em 2007. Em 2013, a exumação foi liberada, 37 anos depois da morte do presidente.
©
Getty Images
Sepultura de João Goulart
O laudo da exumação, porém, foi inconclusivo, pois muito tempo já havia passado entre a morte de Jango e os exames. Os restos mortais do ex-presidente foram retirados do cemitério de São Borja, sua cidade natal no Rio Grande do Sul e levados para Brasília para recolhimento de outros materiais. Lá, o presidente recebeu honras militares e foi reconhecido como chefe de Estado. Seu corpo voltou para o mausoléu em que estava enterrado antes da exumação.
©
Getty Images
Yasser Arafat (1929–2004)
Líder político palestino e presidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat faleceu em 11 de novembro de 2004 do que os médicos descreveram como um derrame maciço.
©
Getty Images
Túmulo de Yasser Arafat
Imediatamente após a morte do líder da OLP, teorias conspiratórias começaram a circular sobre a causa exata da morte. Sua viúva, Suha, pressionou por uma investigação de assassinato, acreditando que seu marido tinha sido envenenado. O corpo de Yasser Arafat foi exumado por cientistas forenses suíços e franceses em 26 de novembro de 2012. Resultados publicados pelos suíços mostraram que Arafat pode ter sido envenenado através de polônio. Os franceses, no entanto, acharam isso improvável. O debate continua até hoje.
©
Getty Images
Marie Curie (1867–1934)
A física e química polonesa e naturalizada francesa, Marie Curie, é celebrada por sua descoberta dos elementos rádio e polônio, e por sua enorme contribuição para descobrir tratamentos para o câncer. Ela também recebeu dois prêmios Nobel. Marie Curie morreu em 4 de julho de 1934, e foi enterrada no cemitério em Sceaux, França, ao lado de seu marido Pierre.
©
Getty Images
Túmulo de Marie Curie
Em 1995, os restos mortais de Curie e de seu marido foram transferidos para o Panteão em Paris em homenagem à sua vida e ao trabalho pioneiro.
©
Shutterstock
Tim Maia
O corpo do cantor foi exumado no Rio de Janeiro em março de 2012 para colheta de material genético que servisse num exame de DNA. Rafaela Soares Campos alegava ser filha de Tim Maia com uma ex-funcionária do cantor. No entanto, o resultado do teste foi negativo. O Fantástico entrevistou o filho biológico de Tim, Carmelo Maia, que disse que nunca ouviu falar de Rafaela antes dela mover o processo. "Eu percorri todos os amigos do meu pai das décadas de 70, 80 e 90, e, para minha maior surpresa, ninguém conhecia a suposta herdeira, muito menos a mãe dela", afirmou.
©
Domínio Público
Túmulo de Tim Maia
O corpo de Tim Maia está enterrado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
©
Getty Images
Abraham Lincoln (1809–1865)
O 16º Presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln é considerado um dos maiores e mais influentes políticos da história americana. Ele foi morto a tiros por John Wilkes Booth em 14 de abril de 1865 e morreu algumas horas depois dos ferimentos.
© Getty Images
Mausoléu Abraham Lincoln
Lincoln foi enterrado no Cemitério Oak Ridge em Springfield, Illinois. Uma década depois, ladrões tentaram roubar o corpo do presidente em troca de resgate. Eles falharam. Mas o caixão foi posteriormente escondido entre as paredes da tumba para deter os assaltantes de túmulos. Mais tarde, foi decidido construir um monumento maior e mais seguro. Durante a construção, o corpo de Lincoln foi secretamente exumado e enterrado em terreno próximo. Finalmente, em 1901, após 13 meses de construção, os restos mortais do presidente foram colocados no agora conhecido mausoléu da família Lincoln. Surpreendentemente, a exumação de Abraham Lincoln foi capturada em fotografias e publicada em uma edição de fevereiro de 1963 da revista Life.
©
Shutterstock
Lee Harvey Oswald (1939–1963)
Lee Harvey Oswald assassinou o Presidente John F. Kennedy em 22 de novembro de 1963. Ele foi baleado e morto dois dias depois por Jack Ruby. Oswald foi enterrado no Cemitério Rose Hill em Fort Worth, Texas. Mas será que o homem no caixão era realmente Oswald?
©
Getty Images
Sepultura de Lee Harvey Oswald
Logo foram feitas alegações de que o homem enterrado em Rose Hill não era Oswald, mas um agente soviético parecido com ele. As alegações persistiram por 18 anos até que finalmente, em 1981, os restos mortais de Oswald foram exumados. Registros dentários confirmaram que era ele sim. Ele foi enterrado novamente em um novo caixão.
©
Getty Images
Charlie Chaplin (1889–1977)
Charlie Chaplin é estimado como um ícone mundial através de seu personagem na tela, O V a g a b u n d o, e considerado como uma das figuras mais importantes da história do cinema. Ele morreu em 25 de dezembro de 1977 e foi enterrado no cemitério de Corsier-sur-Vevey, Suíça.
©
Getty Images
Túmulo de Charlie Chaplin
Em 1º de março de 1978, o corpo do comediante foi desenterrado de seu túmulo por dois ladrões que o reenterraram em um campo na vila vizinha de Noville. O casal então tentou tirar dinheiro da viúva de Chaplin, Oona. Os ladrões de túmulos foram pegos e o corpo devolvido ao mesmo túmulo, desta vez num cofre de concreto reforçado.
©
Shutterstock
Oliver Cromwell (1599–1658)
Um dos signatários da sentença de morte do rei Charles I em 1649 após a derrota do monarca na Guerra Civil Inglesa (1642-1651), Oliver Cromwell foi uma figura extremamente controversa, considerada por alguns um herói da liberdade, por outros um ditador rígido. Ele morreu de causas naturais em 1658 e foi enterrado na Abadia de Westminster.
©
Getty Images
Local original do enterro de Oliver Cromwell
O corpo de Cromwell permaneceu em Westminster até Charles II chegar ao poder. Buscando vingança pela execução de seu pai, Charles ordenou a exumação do corpo de Cromwell, em 1661. Depois de ser enforcado na forca por uma multidão furiosa, o corpo foi decapitado e a cabeça exibida em um poste fora de Westminster Hall até 1685. Os restos mortais, entretanto, foram jogados em um poço. Acredita-se que a cabeça de Cromwell foi enterrada em 1960 dentro do Sidney Sussex College, Cambridge, em um local secreto perto da capela.
©
Getty Images
Salvador Dalí (1904–1989)
O renomado artista surrealista espanhol, Salvador Dalí, morreu em 23 de janeiro de 1989 de insuficiência cardíaca. Ele foi enterrado na cripta abaixo do palco de seu Teatro-Museu em Figueres, Espanha.
©
Getty Images
Túmulo de Salvador Dalí
Em junho de 2017, um juiz em Madri ordenou a exumação do corpo de Dalí para obter amostras para um caso de paternidade. Uma senhora alegou que o artista teve um caso com sua mãe em meados da década de 1950. Os testes realizados comprovaram conclusivamente que Dalí e a reclamante não estavam relacionados. O caso foi descartado. Aparentemente, quase 30 anos depois de sua morte, o bigode icônico de Dalí permaneceu perfeitamente intacto!
©
Shutterstock
Zachary Taylor (1784–1850)
Zachary Taylor foi o 12º Presidente dos Estados Unidos de 1849 até sua morte em 9 de julho de 1850. Muitos acreditavam que o presidente tinha sido assassinado através de veneno em sua comida ou bebida.
©
Getty Images
Mausoléu de Zachary Taylor
Para anular os rumores de assassinato, que persistiram até o século XX, o corpo de Zachary Taylor foi exumado em 1991. Nenhuma evidência de envenenamento foi encontrada. Em vez disso, foi declarado que ele sucumbiu à cólera ou à gastroenterite. Na foto está o mausoléu de Taylor no Cemitério Nacional Zachary Taylor em Louisville, Kentucky.
©
Public Domain
Haile Selassie (1892–1975)
Imperador da Etiópia de 1930 a 1974, Haile Selassie foi derrubado em um golpe liderado pelo ditador Mengistu Haile Mariam. Mantido em cativeiro antes de morrer, o ex-presidente aparentemente sucumbiu à "insuficiência respiratória" em 27 de agosto de 1975. Muitos acreditavam, no entanto, que Selassie tinha sido assassinado por seus captores. O corpo dele desapareceu convenientemente.
©
Getty Images
Túmulo de Haile Selassie
Em 1992, operários encontraram o corpo de Haile Selassie enterrado sob o escritório do ex-presidente Mengistu Haile Mariam no Grande Palácio. Uma exumação foi ordenada. Depois de descansar na Igreja Bhata por quase uma década, o caixão (carregando o homem que alguns membros do movimento Rastafari consideram como a volta do messias da Bíblia) foi enterrado na Catedral da Santíssima Trindade de Adis Abeba (foto) em 2000.
©
Shutterstock
Elizabeth Siddal (1829–1862)
Elizabeth Siddal foi esposa e musa do artista e poeta inglês Dante Gabriel Rossetti (1828-1882) e co-fundadora da influente Irmandade Pré-Rafaelita. Siddal morreu de overdose de opiáceos em 11 de fevereiro de 1862. Ela foi enterrada junto com uma coleção inédita de poesias de Rossetti no túmulo da família no Cemitério Highgate, Londres.
©
Getty Images
Fama
Celebridades
28/04/22
POR Notícias ao Minuto
Morrer nem sempre significa descansar em paz. Ao longo da história, houve muitos casos estranhos em que os mortos foram desenterrados, exumados por várias razões e depois colocados de volta no túmulo. Esses indivíduos há muito falecidos incluem líderes mundiais, exploradores intrépidos, celebridades da arte e do cinema e estranhos criminosos famosos. Clique e desenterre as exumações mais famosas da história!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA