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SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - A Amazon anunciou nesta terça-feira (3) que irá aumentar os preços do Amazon Prime no Brasil pela primeira vez desde o lançamento do serviço no país. No dia 20 de maio, a assinatura mensal passará de R$ 9,90 para R$ 14,90, enquanto a anual irá de R$ 89 para R$ 119.
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Para usuários que já assinam o Prime, os novos preços passarão a valer somente no dia 24 de junho, na data de renovação da assinatura. Além disso, clientes que contratarem a assinatura anual até o dia 19 de maio ainda conseguirão pagar o valor original de R$ 89 por 12 meses.
Lançado no Brasil em 2019, o Amazon Prime é um incentivo para consumidores realizarem mais compras no site da companhia, oferecendo frete grátis sem valor mínimo de compra para milhões de produtos disponíveis em seu estoque.A assinatura do programa também dá acesso ao Prime Video, serviço de streaming de filmes e séries da companhia, e aos aplicativos Prime Reading, Prime Gaming e Amazon Music, serviços de leitura, jogos e música, respectivamente.
O reajuste no Brasil ocorre num momento de fragilidade para o gigante do varejo. Na semana passada, a Amazon registrou prejuízo trimestral de US$ 3,8 bilhões, primeiro resultado negativo desde 2015, e o crescimento de receita mais lento da sua história, em meio a queda das vendas no varejo online e alta de custos.
Como justificativa para o reajuste no país, a Amazon cita expansão dos benefícios e aumento de custos operacionais gerais. A empresa já havia promovido um reajuste nos Estados Unidos em fevereiro, aumentando a mensalidade para os americanos de US$ 12,99 para US$ 14,99. O contrato anual foi de US$ 119 para US$ 139.
O aumento de preços do Prime não é um caso isolado no streaming. Em julho do ano passado, a Netflix, sua principal concorrente, anunciou reajustes em todas as suas opções de assinatura, passando seu plano básico de R$ 21,90 por mês para R$ 25,90 e seu plano padrão de R$ 32,90 para R$ 39,90. Já a assinatura premium mensal subiu R$ 10, passando de R$ 45,90 para R$ 55,90. A companhia também promoveu aumentos nos Estados Unidos e no Canadá nos últimos meses
Na data de anúncio do reajuste no Brasil, o Prime Video chegou a alfinetar a companhia, dando boas-vindas a possíveis assinantes que estariam deixando a Netflix após a alta nos preços.
O Amazon Prime Video tem investido em séries e filmes originais para ampliar seu catálogo. Um de seus produtos de maior sucesso, a série "The Boys" estreou em junho de 2019, tem a terceira temporada prevista para junho deste ano e conta com um spin-off em produção.
Já no fim do ano passado, o serviço lançou a superprodução "A Roda do Tempo", épico de fantasia com elenco de peso e que chegou a ser comparado com o sucesso da HBO "Game of Thrones".
Apesar do investimento, as produções da Amazon têm dificuldade de alcançar o mesmo nível de popularidade dos lançamentos de concorrentes, como "Stranger Things" e "La Casa de Papel", da Netflix.
A próxima grande aposta do Prime Video, contudo, é o seu maior esforço na tentativa de alcançar a concorrência desde seu lançamento. Com previsão de estreia para setembro deste ano, a primeira temporada da série "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder" custou mais de US$ 460 milhões segundo o governo da Nova Zelândia, onde foram gravados os episódios, sendo uma das produções de TV mais caras da história. O primeiro trailer da série foi lançado em fevereiro, durante o intervalo do Super Bowl.
No Brasil, o serviço de streaming lançou as séries "Manhãs de Setembro", protagonizada pela cantora Liniker, e o reality show "Soltos em Floripa". Além disso, passou a transmitir a Copa do Brasil 2022.