Senado aprova projeto para linhas elétricas em terras indígenas

O projeto segue para a Câmara dos Deputados

© Reuters

Brasil Meio Ambiente 05/05/22 POR Agência Brasil

O Senado aprovou hoje (4) um projeto de lei (PL) que declara a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas de relevante interesse público da União. A ideia do autor do projeto, senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR), é facilitar a instalação desse tipo de estrutura em Roraima e, assim, incluí-la no Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

O texto prevê compensação financeira às comunidades indígenas afetadas pela instalação das linhas. Essa compensação ocorreria “proporcionalmente à remuneração auferida pela prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica”, como prevê Rodrigues em sua proposta. A declaração de relevante interesse público se fará por decreto do Presidente da República.

O relator do projeto, senador Vanderlan (PSD-GO) argumentou que “os direitos dos povos indígenas não podem se sobrepor, de modo absoluto, aos direitos e às necessidades de outras pessoas”. Ele entende que a população de Roraima será beneficiada com a instalação dessas linhas de transmissão. “Ressalta-se que todos os consumidores brasileiros serão beneficiados com a conexão de Roraima ao SIN porque haverá redução do subsídio destinado aos chamados sistemas isolados, dos quais todo o estado hoje faz parte”.

Em seu parecer, Vanderlan acrescentou trecho de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) por ocasião do julgamento da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em 2009. O trecho destacado afirma que o usufruto dos índios “não impede a instalação, pela União, de equipamentos públicos, redes de comunicação, estradas e vias de transporte, além das construções necessárias à prestação de serviços públicos pela União”.

O estado de Roraima é alimentado por energia elétrica gerada a partir da combustão de diesel - mais poluente e cara que as usinas hidrelétricas. Antes de 2019, a energia do estado era fornecida pela Venezuela, país fronteiriço, mas esse fornecimento foi suspenso.

Roraima tem 32 terras indígenas em seu território. É, proporcionalmente, a maior população indígena do Brasil, com 46% da área total demarcada como terra indígena.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Christina Applegate Há 20 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 21 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 21 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

politica JAIR-BOLSONARO Há 13 Horas

Bolsonaro diz que vitória de Trump é 'passo importantíssimo' para volta ao Planalto e cita Temer vice

fama Realeza britânica Há 21 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 20 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

fama LEANDRO-HASSUM Há 16 Horas

Leandro Hassum abre o jogo sobre mudança 10 anos após bariátrica

esporte Arábia Saudita Há 19 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo

politica Análise Há 12 Horas

Não acredito que eleição de Trump influencie o STF, diz Temer sobre caso Bolsonaro

mundo EUA Há 19 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja