Fiocruz vai produzir primeiro antiviral oral contra covid-19 no Brasil

A Fiocruz será responsável pela importação, administração, testagem, armazenagem, embalagem, rotulagem, liberação e fornecimento do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS)

© Arquivo/ Fiocruz

Brasil Pandemia 05/05/22 POR Agência Brasil

O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz) anunciou hoje (5) que assinou um acordo de cooperação tecnológica com a farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD), com o objetivo de produzir no Brasil o molnupiravir, primeiro antiviral oral para o tratamento da covid-19.

O acordo foi assinado na terça-feira (3) e o medicamento recebeu ontem (4), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), a autorização de uso emergencial no país. O pedido à Anvisa foi protocolado pela MSD em novembro.

Em princípio, a Fiocruz será responsável pela importação, administração, testagem, armazenagem, embalagem, rotulagem, liberação e fornecimento do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). A transferência da tecnologia para a produção 100% nacional será viabilizada ao longo dos próximos dois anos, após avaliação das condições técnicas e demanda do SUS pelo molnupiravir.

O acordo prevê também a condução de ensaios clínicos para verificar a eficácia em um eventual uso profilático para a covid-19, além de estudos experimentais da atividade do medicamento contra vírus como o da dengue e da chikungunya. A MSD vai monitorar e prestar assistência nas atividades para a transferência parcial de tecnologia.

Segundo a farmacêutica, o molnupiravir reduz “significativamente” as hospitalizações e até 89% da mortalidade por covid-19. O diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, explicou que o acordo vem sendo discutido desde o começo de 2021 e as negociações resultaram em um projeto de grande potencial também para o tratamento de outras doenças.

“Faz mais de um ano que a gente vem conversando com a MSD e acompanhando toda a evolução dos testes e dos resultados, na torcida, porque tínhamos uma pandemia e toda uma população para tratar. Acho que chegamos a um documento bastante robusto, não só no sentido de trazer mais uma ferramenta de combate à covid-19, mas também de internalização do produto e de utilização dele para outras doenças importantes para o SUS”.

O molnupiravir já recebeu aprovação condicional pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) e pela Agência Regulatória Europeia (EMA), além de aprovação para uso emergencial pelo Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), sendo usado atualmente em 17 países.

Segundo a autorização da Anvisa, o molnupiravir poderá ser usado no tratamento de pacientes de covid-19 maiores de 18 anos, não grávidas, que não precisam de oxigênio suplementar e apresentam risco de evolução para a forma grave da doença, com necessidade de prescrição médica.

O estudo clínico global de fase 3, iniciado em abril do ano passado, teve sete centros no Brasil, sendo três em São Paulo, um em Brasília, um em Belo Horizonte, um em Curitiba e outro em Bento Gonçalves (RS).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Minas Gerais Há 10 Horas

Mulher morre em acidente a caminho de conhecer o neto recém-nascido

esporte Neymar Há 10 Horas

Neymar é surpreendido por pergunta inusitada no aeroporto de Fortaleza

fama Bruninho Márcio Há 10 Horas

Bruno Mars 'quebra a internet' com vídeo de agradecimento ao Brasil; veja

economia Dinheiro esquecido Há 6 Horas

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,53 bilhões de valores a receber

fama Neymar Há 9 Horas

Bruna Biancardi mostra o luxuoso quarto da filha Mavie na Arábia Saudita

fama Liam Payne Há 9 Horas

Autópsia e exames toxicológicos de Liam Payne revelam novos detalhes

esporte Holanda Há 7 Horas

Torcedores israelenses são atacados em Amsterdã após goleada do Ajax

fama Realeza britânica Há 21 Horas

O que acontece com a Rainha Camilla se o Rei Charles morrer primeiro?

fama Óbito Há 22 Horas

Corpo de Liam Payne chega a Londres para velório do astro

fama Relato Há 23 Horas

Olivia Rodrigo diz que avô era astrólogo e previu sua fama