Fatos espantosos sobre o oceano que quase ninguém sabe
O fundo do mar é quase outro planeta
Fatos espantosos sobre o oceano que quase ninguém sabe
O mar é um dos maiores enigmas da Terra. Os oceanos dominam completamente nosso planeta, cobrindo muito mais área do que a terra encobre. Ainda assim, parecemos saber menos sobre o mar do que sobre Marte, um planeta que está a milhões de quilômetros de distância.
O que existe debaixo de tanta água? Os oceanos estão realmente em perigo? Eles representam uma ameaça? O mar é objeto de muita admiração, se tornou cenário de grandes aventuras e tem sido romantizado por inúmeros escritores há séculos, mas o quanto você realmente conhece sobre os oceanos? Sabia, por exemplo, que dentro do mar existem rios, lagos e até cachoeiras?
Clique e descubra alguns fatos que mudarão para sempre sua perspectiva do nosso planeta Terra!
©
Shutterstock
O oceano é lar de quase 95% de toda vida
Nós humanos temos a tendência de achar que somos o centro do mundo. Mesmo que nossa superpopulação se torne um problema real, o fato é que nossos oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e, portanto, a maior parte da vida no planeta é aquática. Incríveis 94% das espécies vivas da Terra existem dentro dos oceanos.
©
Shutterstock
A maior cadeia de montanhas do mundo está debaixo d'água
A maior cadeia de montanhas da Terra, a cordilheira Mesoatlântica, está quase inteiramente abaixo do oceano, estendendo-se por uma distância de 65.000 km. Ela é 10 vezes maior que os Andes!
©
Shutterstock
Oceanos tem rios e lagos
Como isso é possível? Bem, esses lagos e rios se formam quando a água do mar se infiltra através de espessas camadas de sal sob o fundo do mar, fazendo com que o sal entre em colapso e forme depressões. O sal dissolvido torna a água mais densa que a água acima dela, por isso se instala nas depressões. Eles até têm margens e ondas próprias.
©
Shutterstock
Exploramos menos de 5% dos oceanos do planeta
De acordo com o Serviço Oceânico, os humanos exploraram menos de 5% dos oceanos da Terra, razão pela qual nossos mapas de Marte são mais detalhados do que os dos oceanos, apesar de estarmos notavelmente mais perto do mar.
©
Shutterstock
Mais de 90% das formas de vida do planeta ainda não foram descobertas
Uma vez que pouca parte dos oceanos foi explorada e a maioria das espécies são aquáticas, estima-se que 91% das espécies que existem sob o mar ainda não foram descobertas.
©
Shutterstock
Existe conexão de internet no mar
Sabia que o oceano tem toneladas de cabos? Nas últimas décadas, cabos submarinos enterrados nas profundezas dos oceanos carregam mais de 99% do tráfego de dados intercontinentais. De acordo com a CNN, há cerca de 380 cabos subaquáticos em operação em todo o mundo, abrangendo um comprimento de mais de 1,2 milhão de quilômetros.
©
Shutterstock
Estima-se que haja cerca de 3 milhões de navios afundados no oceano
Acredita que os oceanos abrigam cerca de três milhões de naufrágios? Dentre os que ficamos sabendo e os que nunca ouvimos falar, esse é o número de embarcações no fundo do mar de acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
©
Shutterstock
O mar tem mais artefatos que todos os museus juntos
Graças a milhões de naufrágios, o oceano abriga inúmeros tesouros e artefatos. Alguns estimam que há mais tesouros desperdiçados no fundo do oceano do que em todos os museus do mundo reunidos.
©
Shutterstock
Mais de 70% do oxigênio do nosso planeta é produzido pelos oceanos
Apesar de nós, mamíferos terrestres, pensarmos em árvores quando imaginamos grandes produtores de oxigênio, a maior parte do oxigênio do planeta é realmente produzida por plantas marinhas. Quase todas são algas marinhas como o fitoplâncton, laminariales e plânctons. Os cientistas estimam que elas são responsáveis por cerca de 70% do oxigênio da atmosfera, segundo a National Geographic.
©
Shutterstock
A maior parte do nosso planeta é sombria
Como os oceanos têm uma profundidade média de 3,4 km, e as ondas de luz só conseguem penetrar 100 metros de água, tudo abaixo desse ponto é escuro. É estranho pensar que a maior parte do planeta exista perpetuamente na escuridão, né?
©
Shutterstock
Os cânions oceânicos fazem o Grand Canyon parecer pequeno
O Cânion Zhemchug, por exemplo, localizado no Mar de Bering, tem 2,60 km de profundidade — quase 700 metros mais profundo que o Grand Canyon.
©
Shutterstock
Grande parte da atividade vulcânica da Terra acontece nos oceanos
Muita gente não imagina que vulcões poderiam entrar em erupção debaixo d'água, mas na verdade 90% de toda atividade vulcânica no planeta acontece no mar. A maior concentração conhecida de vulcões ativos está no Pacífico Sul, que contém impressionantes 1.133 vulcões.
©
Shutterstock
As maiores ondas oceânicas estão sob a superfície
As maiores ondas oceânicas não são visíveis da costa, são chamadas de "ondas internas" e normalmente ocorrem entre dois fluidos com duas densidades diferentes. Elas podem supostamente viajar por milhares de quilômetros e atingir quase 200 metros de altura!
©
Shutterstock
Tsunamis se movem a mais de 800 km/h
Tsunamis são desencadeados por eventos sísmicos e podem se mover através do oceano a 805 quilômetros por hora quando a profundidade do oceano é de 6 km, como relata o Museu de História Natural de Utah. Quando as ondas gigantes estão em águas profundas, geralmente se mostram apenas alguns centímetros acima da superfície, mas à medida que se movem em direção à terra e a profundidades mais rasas, elas aumentam em tamanho acima da superfície e diminuem a velocidade.
©
Shutterstock
O Oceano Pacífico é maior que a Lua
Em seu ponto mais amplo - da Indonésia à Colômbia - o Oceano Pacífico é na verdade muito maior do que a Lua. Esta extensão do oceano tem 19.794 km de distância, o que é mais de cinco vezes o diâmetro da Lua!
©
Shutterstock
A maior cachoeira do mundo está debaixo d'água
A cachoeira mais alta em terra é Angel Falls, na Venezuela, que tem uma queda de mais de 975 metros. Mas isso não é nada comparado com a Catarata do Estreito da Dinamarca, uma cachoeira subaquática entre a Groenlândia e a Islândia. Ela foi formada pela diferença de temperatura na água em ambos os lados do estreito que resulta em uma queda de 3.505 metros. De acordo com o Serviço Nacional do Oceano, a vazão da cachoeira é de aproximadamente 3,5 milhões de metros cúbicos por segundo!
©
Shutterstock
A pressão no fundo do oceano poderia esmagar uma pessoa
Na Fossa das Marianas, cerca de 10 km abaixo da superfície, se encontra o ponto mais profundo do planeta, onde a pressão da água é de oito toneladas por polegada quadrada. Para se ter uma ideia, é como se uma pessoa tentasse segurar 50 jatos jumbo.
©
Shutterstock
Mais pessoas foram à Lua do que à Fossa das Marianas
Uma dúzia de pessoas pisaram na Lua, mas apenas três pessoas conseguiram chegar à Fossa das Marianas por causa das condições extremas que existem por lá.
©
Shutterstock
Corais produzem seu próprio filtro solar
A luz solar excessiva pode danificar as algas que vivem dentro dos corais, particularmente em águas rasas. Como uma forma de proteção natural, os corais ficam fluorescentes e criam proteínas que agem como uma espécie de protetor solar para que as algas possam continuar a se alimentar neles.
©
Shutterstock
A água no fundo do oceano pode ser incrivelmente quente
Muitas das partes mais profundas do oceano pairam em torno de 2 a 4ºC, mas há lugares onde a água que sai das aberturas hidrotermais no fundo do mar pode chegar a até 400ºC. A única coisa que impede a água de ferver é, supostamente, a intensa pressão nessas profundezas.
©
Shutterstock
Existe um tesouro debaixo de nós
Embora seja extremamente diluído, há cerca de 20 milhões de toneladas de ouro espalhadas pelos oceanos e enterradas no fundo do mar. Não é rentável para se fazer uma mina, mas a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) estima que se todo o ouro fosse extraído dos oceanos do mundo, cada pessoa na Terra poderia ter 4 kg.
©
Shutterstock
A maior estrutura de vida do mundo está no mar
A maior estrutura viva é a Grande Barreira de Corais na costa da Austrália. Ela cobre uma área de 344.468 km² e é tão grande que pode realmente ser vista do espaço sideral.
©
Shutterstock
O oceano é um ímã para o calor
"O oceano é o maior coletor de energia solar da Terra", relata a NOAA. Uma vez que os gases de efeito estufa impedem o calor de escapar da atmosfera do nosso planeta, toda essa energia deve ir para algum lugar - e é sempre para o mar. O aumento da temperatura dos oceanos tornou-se uma grande ameaça ao nosso planeta.
©
Shutterstock
Se todo o gelo derretesse, o nível do mar subiria 26 andares
Segundo informações do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, se todas as geleiras e folhas de gelo do mar ártico derretessem ao mesmo tempo, o nível do mar subiria cerca de 80 metros, o que equivale à altura de um edifício de 26 andares. Só para ter uma ideia, a estátua do Cristo Redentor tem 38 m.
©
Shutterstock
Em 2050, o plástico vai superar a quantidade de peixes nos oceanos
Além das mudanças climáticas, a poluição também está afetando negativamente nossos oceanos. De acordo com a Conservação Internacional, a humanidade despeja oito milhões de toneladas de plástico no oceano ao ano. Para colocar isso em referência, estima-se que em pouco menos de 30 anos haverá mais plástico no oceano do que peixes.
©
Shutterstock
A luz é o que dá cor ao oceano
A amada tonalidade do oceano é resultado da água absorvendo cores na parte vermelha do espectro de luz e deixando para trás a parte azul do espectro. No entanto, o oceano pode assumir outras cores quando a luz salta de vários sedimentos e partículas. Dito isso, quanto mais fundo você for, mais azul o mar vai ficar porque comprimentos de onda azuis penetram muito mais fundo do que alguns outros comprimentos de onda.
©
Shutterstock
O mar produziu um dos mais altos sons já gravados
"The Bloop" é o som subaquático mais famoso, capturado em 1997 por hidrofones instalados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. É um dos sons mais altos já registrados, captado por sensores a mais de 4.828 km de distância. Após 15 anos, o instituto concluiu que o barulho veio do gelo, quando atividades sísmicas causaram uma ruptura em solo congelado.
©
Shutterstock
Tubarões têm seu próprio "ponto de encontro" submarino
Em 2002, cientistas teriam descoberto um lugar numa parte remota do Oceano Pacífico, entre a Baja Califórnia e o Havaí, para onde grandes tubarões brancos migram no inverno. Os cientistas nomearam o local de White Shark Café, já que os tubarões tendem a ficar lá por um tempo razoável antes de voltar para a costa.
Fontes: (Ocean Today) (Best Life) (Trafalgar) (CNN) (Live Science)
Veja também:
©
Shutterstock
Mundo
Oceanos
13/05/22
POR Notícias Ao Minuto Brasil
O mar é um dos maiores enigmas da Terra. Os oceanos dominam completamente nosso planeta, cobrindo muito mais área do que a terra encobre. Ainda assim, parecemos saber menos sobre o mar do que sobre Marte, um planeta que está a milhões de quilômetros de distância.
O que existe debaixo de tanta água? Os oceanos estão realmente em perigo? Eles representam uma ameaça? O mar é objeto de muita admiração, se tornou cenário de grandes aventuras e tem sido romantizado por inúmeros escritores há séculos, mas o quanto você realmente conhece sobre os oceanos? Sabia, por exemplo, que dentro do mar existem rios, lagos e até cachoeiras?
Clique e descubra alguns fatos que mudarão para sempre sua perspectiva do nosso planeta Terra!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA