Após fuga de dez presos, governo do DF anuncia mudanças no sistema

A justificativa é que a nova estrutura vai facilitar a coordenação da ação das forças de segurança no Distrito Federal

© DR

Justiça Papuda 23/02/16 POR Notícias ao Minuto

Após a fuga de dez presos da ala de segurança máxima do Complexo Penitenciário da Papuda, no último domingo (21), quatro deles ainda foragidos, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, anunciou hoje (23) mudanças no sistema prisional de Brasília.

PUB

Em coletiva de imprensa, o governador informou que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) vai voltar a ser coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Até então, a subsecretaria era vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A justificativa é que a nova estrutura vai facilitar a coordenação da ação das forças de segurança no Distrito Federal. “Cabe à Secretaria da Segurança Pública traçar políticas públicas de segurança, uma coordenação entre as forças. Nós entendemos que esse planejamento e essa ação coordenada são importantes nesse momento”, avaliou o chefe da Casa Civil do DF, Sérgio Sampaio.

Sampaio disse que o governo atual herdou o sistema prisional com algumas dificuldades, principalmente o deficit de agentes penitenciários para atuarem na Papuda. “O governo decidiu, assim que tomou posse, fazer um concurso para agentes penitenciários. Esse concurso está em andamento e pretendemos, até o final do ano, repor boa parte da mão de obra que é necessária. Até lá vamos buscar uma maior integração das forças das polícias Militar e Civil no sentido de prestar um apoio, respeitando as atribuições”, explicou.

Também foram anunciadas mudanças no comando da Sejus. O secretário de Justiça, João Carlos Souto, será substituído interinamente pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Guilherme Rocha de Almeida Abreu.

Outra mudança é a saída do subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), João Carlos Lóssio. A Sesipe será chefiada pelo diretor-adjunto da Polícia Civil, delegado Anderson Espíndola. O substituto de Espíndola na corporação ainda não foi anunciado. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 16 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados