Busca com a palavra “frio” cresce 60% em uma semana no Google

Tempo tem grande influência sobre escolhas e humor do brasileiro

© Shutterstock

Tech Clima 19/05/22 POR Rafael Damas

A quinta-feira foi de recordes de mínimas por todo o país. No Rio de Janeiro, os 11 graus conferiram o ranking de dia mais frio do ano. A onda de temperaturas baixas mexe com o armário e o psicológico dos brasileiros. Segundo o Google, as buscas pela palavra “frio” cresceram 60% nesta semana e a “sopa” está entre as cinco receitas mais procuradas do Brasil. Para o psiquiatra Ilton Castro, a mudança do tempo tem reflexo direto no humor do brasileiro.

PUB

“A nossa condição térmica acaba ditando preferências que proporcionam o equilíbrio com o bem-estar. Se estamos com frio, procuramos o aconchego em um chocolate quente, casacos mais grossos... muitas dessas escolhas têm relação direta com a produtividade, concentração, capacidade de levar o dia com disposição mesmo sob temperaturas tão atípicas”, destaca o psiquiatra.

Explicação que acompanha a disparada de acessos por roupas de inverno. O levantamento do Google mostra ainda que “blusa”, “conjunto”, “jaqueta” e “casaco” são os favoritos.  Em Teresópolis, cidade da Região Serrana do Rio, onde madrugada registrou 6,5 graus (INMET), a empresária Rafaela Lima Rodrigues, proprietária da Relicarioforyou, loja de venda online de roupas, também sentiu o impacto.

“Acho que ninguém esperava tanto frio. A procura por tecidos de tricot disparou. As pessoas querem se proteger das baixas temperaturas e já estrear a coleção inverno”, comentou a empresária.

Mas, mais do que acompanhar a moda, acredite, o brasileiro mostra um interesse maior ainda pela meteorologia. Nos países onde o Google atua, o Brasil é campeão nas buscas. A palavra “clima” é a mais acessada dos últimos 12 meses. Em seguida, vem “tempo". Os estados que mais pesquisaram foram São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.

Para o psiquiatra Ilton Castro, a relação do brasileiro com o tempo possibilita inúmeras vivências, pela variedade de clima num mesmo país.

“No Estado do Rio, o morador vive o calor de um litoral e corre para saborear o frio na Serra. Estas experiências permitem desfrutar o melhor das estações. Nossas personalidades são muito influenciadas pelo tempo. Em lugares de calor, sol, a tendência é que as pessoas sejam mais abertas e receptivas. Laços sociais se fazem com mais facilidade.  No frio, a tendência é pelo aconchego e mais pausas para a reflexão. A boa vivência de todas as estações contribui para um indivíduo mais equilibrado e feliz”, afirma o psiquiatra.

Ilton Castro é formado pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço (MG). Cursou psiquiatria no Hospital Naval Marcílio Dias. Tem especialização em idosos e medicina do sono. Atua em Macaé, Rio das Ostras e todo o Brasil por atendimento online.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio 04/11/24

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA