Chelsea confirma acordo de venda com consórcio americano e Abramovich se despede

Após liberação do governo britânico para o time de Roman Abramovich ser vendido, o clube confirmou que a transação deverá ser finalizada nesta segunda-feira.

© Getty Images

Esporte Chelsea 28/05/22 POR Estadao Conteudo

O Chelsea confirmou neste sábado que chegou a um acordo final e definitivo para vender o clube ao consórcio americano Clearlake Capital, de Todd Boehly. Após liberação do governo britânico para o time de Roman Abramovich ser vendido, o clube confirmou que a transação deverá ser finalizada nesta segunda-feira.

Os lucros da transação serão depositados em uma conta britânica congelada, com a intenção de doar 100% do valor a causas benéficas, conforme confirmado pelo russo Roman Abramovich, afetado pelas sanções do poder executivo de Londres por suas relações com o presidente russo, Vladimir Putin. A nota indica que ainda precisa da aprovação do governo para que os lucros sejam transferidos.

As negociações totalizaram um acordo de 4,25 bilhões de libras, algo equivalente a R$ 26,6 bilhões. Mark Walter, presidente da franquia de beisebol, e o empresário suíço Hansjörg Wyss também estão envolvidos no negócio.

Os novos proprietários investirão 1.750 milhão de libras em benefício do clube, como no estádio Stamford Bridge, na academia de base e no futebol feminino. Horas após a confirmação do acordo, o time londrino também publicou uma nota com a despedida de Abramovich.

"A propriedade deste clube vem com grande responsabilidade. Desde que cheguei ao Chelsea há quase vinte anos, testemunhei em primeira mão o que este clube pode alcançar. Meu objetivo foi garantir que o próximo proprietário tenha uma mentalidade que permita o sucesso da equipe masculina e feminina, bem como a vontade e o impulso de continuar desenvolvendo outros aspectos-chave do clube, como a Academia e o trabalho vital de Fundação Chelsea. Estou satisfeito que esta busca tenha chegado a uma conclusão bem-sucedida", disse o magnata russo.

O negócio aguardava as aprovações da Premier League, liga que organiza o Campeonato Inglês, e do governo britânico. O aval da liga foi concedido na terça-feira. A finalização do processo de compra vai permitir aos novos donos do clube, atual campeão mundial e da Liga dos Campeões da Europa, a iniciar os investimentos no time. A projeção inicial, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, é de 200 milhões de euros, algo equivalente a R$ 1 bilhão.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Abono Salarial Há 12 Horas

PEC altera regras do abono salarial e limita elegibilidade para 2025

justica Assis Há 10 Horas

Criança é encontrada esquartejada e vizinho confessa assassinato em Assis

brasil ISABELLA-NARDONI Há 15 Horas

'Meu filho achou que meu marido iria matá-lo', diz mãe de Isa Nardoni

justica Lula Há 14 Horas

Mulher vai à casa de Lula com coroa de flores e chama PF de ‘macaco’

mundo Vanuatu Há 14 Horas

Câmera de segurança mostra momento em que terremoto atinge Vanuatu; veja

brasil Mianmar Há 13 Horas

Segundo brasileiro vítima de tráfico humano: "vão tirar nossos órgãos"

fama ALEC-BALDWIN Há 15 Horas

Alec Baldwin diz: 'A verdade nunca foi dita' sobre morte de Halyna'

fama Preta Gil Há 14 Horas

Preta Gil pede orações e desabafa: ‘vontade de viver maior que tudo’

justica Ceará Há 5 Horas

Morto em Jericoacoara fez gesto de facção sem saber

lifestyle Conservação de alimentos Há 13 Horas

O truque simples que faz com que as bananas durem muito mais tempo