Conheça a dopamine dressing, moda 'feliz' e repleta de cores vibrantes

É a dopamine dressing, tendência de moda que faz uma referência à dopamina, o neurotransmissor que promove a sensação de felicidade.

© Divulgação

Lifestyle Estilo 05/07/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - No primeiro inverno pós-pandemia, a felicidade de poder voltar às ruas e celebrar a vida vem escancarada nas cores vibrantes e no brilho das roupas de quem saiu das trevas do isolamento social. É a dopamine dressing, tendência de moda que faz uma referência à dopamina, o neurotransmissor que promove a sensação de felicidade.

PUB

"Sempre que o mundo passa por grandes crises, como guerras e a pandemia, a moda reflete o inverso nas passarelas, é como uma válvula de escape", diz a professora das faculdades de moda do Senac e da Faap, Edilma Queiroz.

Ela explica que a dopamine dressing tem tudo a ver com esse momento de volta à liberdade: as pessoas querem se expor, liberar as emoções. Estão em busca de bem-estar. "A moda sai daquela coisa soturna, do preto, e dá uma explosão de cores e formas, de alegria, justamente para contrapor esse momento, que foi difícil. É algo como 'eu vou celebrar a vida novamente'", afirma.

O consultor de moda e apresentador Arlindo Grund dá mais detalhes sobre essa tendência. Ele explica que, seguindo o mesmo raciocínio, estão em alta as roupas com estampas mais lúdicas para crianças. Nos adultos, looks monocromáticos vieram com força, inclusive nos acessórios. Na paleta de cores, pink, azul cobalto e lima -um tom acima do tristinho pistache do inverno passado.

"A dopamine nada mais é que o reflexo do que as pessoas estão querendo, essa necessidade de extravasar", diz Grund. Ele acrescenta que misturas outrora consideradas verdadeiras transgressões fashion agora são muito bem-vindas. Roupa esportiva com alfaiataria? Pode. Ou melhor, deve. E se forem em cores vibrantes, melhor ainda.

Grund afirma que essa tendência ganhou força com os experimentos feitos em casa durante a pandemia, misturando peças do guarda-roupa, o famoso deixa-eu-lembrar-o-que-tenho-no-armário. "Um casaco de moletom de touca dá para usar com blazer lindamente, com o capuz para fora. Vai dar um estilo, uma bossa diferente", arrisca.

A stylist Marcia Jorge vai além e inclui os brilhos a essa nova tendência da moda. Quer exaltação maior à felicidade do que roupas e acessórios metalizados, em lurex, paetês e strass?. A ideia, segundo Marcia, é que sejam usados looks completos com essa vibe "cheguei" - inclusive durante o dia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Segurança é culpado por planejar raptar, estuprar e matar apresentadora

mundo OMS Há 7 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

fama MORTE-GO Há 8 Horas

Morre DJ Blogueirinha, aos 29 anos, em Goiás

fama Neymar Há 16 Horas

Nasce Helena, suposta filha de Neymar Junior com Amanda Kimberlly

fama Bombom Há 16 Horas

Irmã gêmea de Adriana Bombom é encontrada morta no banheiro de casa

mundo TikTok Há 14 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

tech Cometa 13P/Olbers Há 15 Horas

Cometa que só aparece a cada 69 anos será visível neste sábado

fama Rafa Justus Há 12 Horas

Rafa Justus posa linda em Miami: "Cabelo de praia, não quero saber!"

brasil Bahia Há 15 Horas

Entenda o caso da criança de 5 anos que ateou fogo na casa por vingança

brasil Transporte de Pet Há 15 Horas

Golden morre durante transporte e família recebe corpo em caixa de gelo