Ancelotti cumpre promessa e vira recordista de títulos na Champions

Carlo Ancelotti se tornou o treinador com mais títulos da Liga dos Campeões no currículo: quatro. Campeão com o Milan em 2003 e 2007 e com o Real em 2014 e 2022, deixou para trás Bob Paisley, tri pelo Liverpool em 1977, 1978 e 1981, e Zinédine Zidane, tri no Real em 2016, 2017 e 2018.

© Getty

Esporte CARLO-ANCELOTTI 30/05/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Com dificuldade, considerável auxílio do goleiro adversário e três gols de Benzema em 17 minutos, o Real Madrid escapou da eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Era março, e as atuações não inspiravam confiança na possibilidade de brigar de fato pelo título.

PUB

Na semana seguinte, no mesmo Santiago Bernabéu em que fora salvo por seu artilheiro francês, o time branco levou 4 a 0 do rival Barcelona. Então, o presidente Florentino Pérez chamou o técnico Carlo Ancelotti para uma conversa em sua sala.

"Fique tranquilo, presidente. Vamos ganhar LaLiga e a Champions", afirmou o técnico de 62 anos, incluindo em sua promessa a conquista do Campeonato Espanhol.

Em LaLiga, como é chamado o torneio nacional da Espanha, o triunfo foi fácil, com quatro rodadas de antecedência e 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o próprio Barcelona. Na Liga dos Campeões, o caminho foi bem acidentado.

Quase eliminado pelo PSG, o Madrid esteve ainda mais perto do adeus contra Chelsea e Manchester City. No confronto decisivo com o Liverpool, precisou de excepcionais defesas de Courtois para vencer por 1 a 0, com uma finalização em 90 minutos.Mas venceu.

Cumprida a promessa, Carlo Ancelotti se tornou o treinador com mais títulos da Liga dos Campeões no currículo: quatro. Campeão com o Milan em 2003 e 2007 e com o Real em 2014 e 2022, deixou para trás Bob Paisley, tri pelo Liverpool em 1977, 1978 e 1981, e Zinédine Zidane, tri no Real em 2016, 2017 e 2018.

Com o título nacional, o italiano já havia obtido uma marca importante, tornando-se o primeiro técnico a triunfar nas cinco principais ligas europeias. Foi campeão italiano (Milan, 2004), inglês (Chelsea, 2010), francês (PSG, 2013), alemão (Bayern, 2017) e espanhol (Real Madrid, 2022).

Em todas essas conquistas, Ancelotti procurou conduzir o grupo à sua maneira tranquila. A gestão do elenco é apontada como uma de suas grandes qualidades por aqueles que já foram por ele comandados. Kaká, seu atleta no Milan, reputa-o como o melhor com quem trabalhou.

A relação criada com os jogadores foi um dos trunfos no caminho para mais uma conquista da Europa. De acordo com o treinador, o clima criado no clube acabou sendo decisivo na campanha de superação, com jogadores como o brasileiro Rodrygo saindo do banco para resolver jogos.

"Temos um ambiente espetacular. Já são muitos anos de carreira, e posso dizer que é difícil criar esse tipo de ambiente, porque às vezes existe ego no vestiário, às vezes não aguentam a pressão", disse.

Não foi o caso. Os atletas do Real Madrid suportaram momentos em que desistir parecia aceitável e mostraram aos rivais que cruzaram o caminho o peso da camisa branca.

"É mais fácil ganhar com o Real do que com qualquer outro time", afirmou Ancelotti, que, claro, teve méritos que vão além de gerir de maneira satisfatória o grupo e contar com uma camisa pesada.

Ex-meio-campista (bicampeão europeu pelo Milan), o italiano soube fazer ajustes táticos e teve apostas certeiras nas viradas improváveis da campanha. Outra aposta certeira foi dar espaço a Vinicius Junior, que jogava bem menos sob comando de Zidane e desabrochou neste ano.

"Dei a confiança de que ele precisava", declarou o técnico, que ganhou em troca 22 gols do jovem brasileiro na temporada. Com o último deles, pôde cumprir a promessa feita a Florentino Pérez.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Minas Gerais Há 17 Horas

Mulher morre em acidente a caminho de conhecer o neto recém-nascido

esporte Neymar Há 17 Horas

Neymar é surpreendido por pergunta inusitada no aeroporto de Fortaleza

fama Liam Payne Há 16 Horas

Autópsia e exames toxicológicos de Liam Payne revelam novos detalhes

fama Bruninho Márcio Há 17 Horas

Bruno Mars 'quebra a internet' com vídeo de agradecimento ao Brasil; veja

politica Briga pela direita Há 8 Horas

'Só depois que eu estiver morto', diz Bolsonaro de Tarcísio e lideranças da direita para 2026

fama Neymar Há 16 Horas

Bruna Biancardi mostra o luxuoso quarto da filha Mavie na Arábia Saudita

economia Dinheiro esquecido Há 13 Horas

Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,53 bilhões de valores a receber

esporte Holanda Há 14 Horas

Torcedores israelenses são atacados em Amsterdã após goleada do Ajax

fama Estados Unidos Há 20 Horas

Filha trans de Elon Musk decide deixar Estados Unidos após eleição de Trump

economia DÉCIMO-TERCEIRO Há 13 Horas

Confira as datas de pagamento do 13º de empregados domésticos, babás e cuidadores