Celtics superam Miami, são campeões do Leste e encaram Warriors na final da NBA

A final da NBA vai começar na noite de quinta-feira, na casa dos Warriors, na Califórnia.

© Getty

Esporte Boston Celtics 30/05/22 POR Estadao Conteudo

O Boston Celtics será o adversário do Golden State Warriors na grande final da NBA. Na madrugada desta segunda-feira, os Celtics seguraram a tentativa de reação do Miami Heat e venceram por 100 a 96, na casa do rival, encerrando a série melhor de sete jogos por 4 a 3. Com mais um triunfo, a equipe de Boston se sagrou campeã da Conferência Leste.

O equilíbrio marcou a final do Leste, do primeiro ao sétimo jogo. Melhor time da conferência na temporada regular, o Miami venceu a primeira partida, mas permitiu o empate dos Celtics. O roteiro se repetiu no terceiro e quarto jogos. Até que o Boston levou a melhor na quinta partida, forçando o Heat a buscar o empate na sequência. A final, portanto, foi decidida no sétimo e último confronto.

Mas, apesar do duelo parelho em todo o confronto, a sétima partida teve menos imprevisibilidade. Mesmo na casa do rival, os Celtics lideraram do começo ao fim. Chegaram a abrir 17 pontos no segundo quarto. No entanto, não perdeu a atenção diante de um rival que pressionou até o fim na tentativa de reverter a desvantagem.

O título do Leste a vaga na final surpreenderam torcedores, que temiam por uma fraca campanha desde a temporada regular. Os Celtics começaram mal o campeonato e reagiram somente nos últimos jogos, quando alcançaram a vice-liderança da conferência. "O caminho que pegamos para chegar até aqui fez muita gente não acreditar em nós. Pegamos o caminho mais difícil. Parecia que ficaríamos fora", disse Jayson Tatum.

Referência dos Celtics na temporada, ele levou o troféu de MVP das finais do Leste. Ele obteve um "double-double" de 26 pontos e 10 rebotes, além de anotar seis assistências. Jaylen Brown e Marcus Smart registraram 24 pontos cada.

Do outro lado, o Miami Heat lutou até o fim sob a liderança de Jimmy Butler, cestinha da partida, com 35 pontos. Bam Adebayo contribuiu com um "double-double" de 25 pontos e 11 rebotes. E Kyle Lowry anotou 15.

"É um daqueles momentos realmente difíceis. Não tem como se preparar para isso... É uma das piores sensações do mundo se dirigir ao seu vestiário depois de um jogo como este", lamentou o técnico do Miami Heat, Erik Spoelstra.

A final da NBA vai começar na noite de quinta-feira, na casa dos Warriors, na Califórnia. O segundo jogo será no mesmo local, no domingo. Na quarta da próxima semana, dia 8 de junho, os Celtics vão jogar em casa, assim como no dia 10. O quinto jogo, se necessário, será novamente na Califórnia, no dia 13. O mando se inverte no dia 16, para o sexto jogo, caso necessário. E o eventual sétimo confronto está marcado dia 19, na casa dos Warriors.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Christina Applegate Há 18 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 19 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 19 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

politica JAIR-BOLSONARO Há 11 Horas

Bolsonaro diz que vitória de Trump é 'passo importantíssimo' para volta ao Planalto e cita Temer vice

fama Realeza britânica Há 19 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 18 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

fama LEANDRO-HASSUM Há 14 Horas

Leandro Hassum abre o jogo sobre mudança 10 anos após bariátrica

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo

politica Análise Há 10 Horas

Não acredito que eleição de Trump influencie o STF, diz Temer sobre caso Bolsonaro

mundo EUA Há 18 Horas

Imagens mostram destruição causada por incêndio na Califórnia; veja