Volodymyr Zelensky: de comediante a Presidente da Ucrânia
Quem é este líder?
Volodymyr Zelensky: de comediante a Presidente da Ucrânia
Enquanto as cidades ucranianas continuam a ser atingidas por implacáveis ataques russos de mísseis e artilharia, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, levou o mundo a apoiar a Ucrânia em sua luta pela sobrevivência. Zelensky, que começou sua carreira como comediante e ator, passou de artista para líder em tempos de guerra, desafiando a invasão da Rússia e dando ao seu povo uma voz poderosa. Mas quem é essa figura improvável que se tornou o presidente do país?
Clique e saiba mais sobre Volodymyr Zelensky.
©
Getty Images
Volodymyr Zelensky
Volodymyr Oleksandrovych Zelensky nasceu em 25 de janeiro de 1978 em Kryvyi Rih, na então República Socialista Soviética Ucraniana (a Ucrânia Soviética foi uma das repúblicas constituintes da União Soviética desde o início da União em 1922 até seu rompimento em 1991).
©
Getty Images
Kryvyi Rih
Kryvyi Rih é a maior cidade do centro-sul da Ucrânia e é onde Zelensky passou parte de sua infância. Sua família se mudou para Erdenet, na Mongólia, e retornou a Kryvyy Rih quatro anos depois.
©
Shutterstock
Estudos
Zelensky foi para a escola em Kryvyi Rih. Em 1995, ele entrou no Instituto Econômico Kryvyy Rih e, em 2000, se formou em direito. Na foto está a turma da escola dele.
©
Getty Images
Casamento com Olena Kiyashko
Em setembro de 2003, Volodymyr Zelensky casou-se com Olena Kiyashko, com quem estudou nos tempos de escola. O casal tem dois filhos, um menino e uma menina. Esta foto é de agosto de 2021, quando participaram da Cúpula de Kyiv das Primeiras Damas e Cavalheiros.
©
Getty Images
Carreira
Apesar de licenciado para exercer a advocacia, Zelensky preferiu seguir um caminho de carreira diferente e optou pela comédia. Quando estudante, ele já tinha interesse em teatro e isso se tornaria seu foco principal nos anos seguintes.
©
Public Domain
'KVN'
Em 1997, o grupo de performance de Zelensky, Kvartal 95, desfrutou da exposição televisiva nacional e tornou-se regular no programa "KVN" ("Clube do Povo Engraçado e Inventivo"). Eles fizeram parte do popular show até 2003.
©
Getty Images
Studio Kvartal 95
'KNV' foi o trampolim perfeito para o comediante. Em 2003, ele e alguns amigos fundaram o Studio Kvartal 95, uma empresa de produção que se tornaria um dos estúdios de entretenimento mais bem sucedidos do país.
©
Getty Images
Status de celebridade
No início dos anos 2000, Zelensky era uma das celebridades mais populares da Ucrânia e era reconhecido em todos os lugares que ia. Seu lado corporativo cresceu quando, em 2011, foi nomeado produtor geral do canal de televisão ucraniano Inter TV.
©
Getty Images
Ator de cinema
Apesar de ser produtor geral do canal de TV, ele continuou nos palcos e fez sua primeira incursão no cinema. Até hoje, já foram oito filmes no currículo, incluindo a comédia 'Rzhevskiy Versus Napoleão' (2012), na qual ele interpreta Napoleão. Em 2014, ele forneceu a voz dublada para o urso Paddington na versão ucraniana do filme de animação live-action.
©
Getty Images
Arte imita a vida
Em outubro de 2015, Volodymyr Zelensky apareceu em 'Servo do Povo', uma série de sátira política. Nesse programa, ele interpreta um professor de história do ensino médio que é inesperadamente eleito presidente da Ucrânia. O show foi um grande sucesso, tanto que em 2018 o Kvartal 95 oficialmente registrou Servo do Povo como um partido político na Ucrânia.
©
Getty Images
Candidato Presidencial
Em 31 de dezembro de 2018, Volodymyr Zelensky anunciou sua candidatura para as eleições presidenciais ucranianas de 2019, concorrendo contra o presidente Petro Poroshenko.
©
Getty Images
Programa de humor
A estratégia de campanha de Zelensky não foi nada ortodoxa. Ele continuou aparecendo em programas de comédia, tais como o seu 'Liga Smeha' ("Liga do Riso"), entre debates e conferências de imprensa.
©
Getty Images
Encontro entre Zelensky e Poroshenko
O candidato presidencial finalmente encontrou seu adversário para um debate no Estádio Olympiysky de Kyiv em 4 de abril de 2019, apenas dois dias antes do segundo turno nas urnas. No primeiro turno da corrida eleitoral, Zelensky conquistou mais de 30% dos votos.
©
Getty Images
Presidente Volodymyr Zelensky
Em 12 de abril, Zelensky foi eleito presidente, vencendo a eleição com 73,2% dos votos. Na foto, vemos ele no Juramento de Posse em 20 de maio, durante o qual ele pediu unidade nacional em russo e ucraniano.
©
Getty Images
Olhos na União Europeia
Zelensky prometeu acabar com o prolongado conflito da Ucrânia com a Rússia como parte de sua campanha presidencial e, no início, tentou dialogar com o presidente russo Vladimir Putin. Ao mesmo tempo, no entanto, ele estava fazendo propostas à União Europeia. Ele foi visto chegando à Comissão Europeia em Bruxelas em 4 de junho de 2019 durante seu primeiro compromisso oficial como presidente, em uma tentativa de fortalecer os laços com a Europa Ocidental.
©
Getty Images
Perspectiva global
Em novembro de 2019, o presidente Zelensky sediou o Fórum Econômico Internacional de Kiev (KIEF) — uma plataforma internacional de liderança que analisa e discute as perspectivas para o desenvolvimento da economia, negócios, empreendedorismo e o impacto subsequente na política e na sociedade ucraniana e global.
©
BrunoPress
Inquietação no Élysée
O presidente da Rússia, Putin, e o presidente da Ucrânia, Zelensky, passam um pelo outro (e se evitam) durante a cúpula Normandy Four no Palácio Élysée em 9 de dezembro de 2019. As conversas envolveram representantes da Ucrânia, Alemanha, França e Rússia, que se reuniram para discutir a resolução do conflito no leste da Ucrânia.
©
Getty Images
De olho na oposição
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lança um olhar cauteloso sobre o presidente russo Vladimir Putin durante a coletiva de imprensa após a cúpula na Ucrânia. Entre eles, está a então chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron. O objetivo do encontro era tratar de uma nova retirada das forças armadas das zonas de conflito da Ucrânia até março de 2020. As negociações não foram em frente e essa foi a última vez que os líderes russo e ucraniano se reuniram antes da invasão da Ucrânia por Putin, em fevereiro de 2022.
©
Getty Images
Encontro com o Papa
No início de 2020, o presidente Zelensky e a primeira-dama viajaram a Roma para uma audiência com o Papa Francisco no Vaticano. Em 27 de fevereiro de 2022, após a invasão, o Pontífice pediu paz, dizendo: "Aqueles que fazem a guerra, esquecem a humanidade". Num apelo indireto a Vladimir Putin, ele pediu que "corredores humanitários" fossem abertos a civis ucranianos que buscassem refúgio.
©
Getty Images
Exercício militar
Em setembro de 2020, o líder ucraniano participou da abertura do Exercise Rapid Trident 2020 no International Peacekeeping and Security Center (IPSC) perto de Yavoriv, no oeste da Ucrânia. O Exercise Rapid Trident 2020 foi um exercício liderado pelo Exército dos EUA, organizado pela Ucrânia, que envolveu aproximadamente 4.100 militares de 10 nações aliadas e parceiras. Ocorreu na região de Lviv, na Ucrânia.
©
Getty Images
Encontro com a Realeza
No mês seguinte, o presidente Zelensky e sua esposa viajaram para a Grã-Bretanha, onde se encontraram com o Duque e a Duquesa de Cambridge no Palácio de Buckingham. O encontro fazia parte de uma visita oficial de dois dias ao Reino Unido.
©
BrunoPress
Engajamento no Reino Unido
O compromisso também incluiu um encontro particular com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, no qual os dois líderes assinaram um acordo de parceria estratégica em resposta ao "comportamento desestabilizador" da Rússia em relação ao país.
©
BrunoPress
Plataforma da Crimeia
Até meados de 2021, o presidente Zelensky ainda estava tentando garantir uma solução diplomática para o aprofundamento da crise no leste da Ucrânia. Em agosto, ele esboçou seus planos em Kiev, na cúpula da Plataforma da Crimeia — uma iniciativa diplomática projetada para funcionar como um mecanismo de coordenação internacional para restaurar as relações Rússia-Ucrânia por meio da reversão da anexação da Crimeia pela Federação Russa que aconteceu em 2014. Mas o empreendimento não deu certo.
©
BrunoPress
Dirigindo-se às Nações Unidas
O presidente Zelensky subiu ao plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas em 22 de setembro de 2021 em Nova York. Durante seu discurso, o líder ucraniano pediu aos países membros que revitalizassem a ONU e criticou a abordagem da organização para lidar com crises globais. Ele também enfatizou o preço que a Ucrânia estava pagando pela agressão russa. Em 2 de março de 2022, a Assembleia Geral da ONU votou esmagadoramente para repreender a Rússia por invadir a Ucrânia. Embora a resolução, apoiada por 141 dos 193 membros da Assembleia, não seja legalmente vinculativa, representa uma vitória simbólica para a Ucrânia e aumentou o isolamento internacional da Rússia.
©
Getty Images
Pronto para a guerra
Em 6 de dezembro de 2021, o presidente Zelensky, vestido com a farda militar, visitou tropas ucranianas da linha de frente em Donetsk.
©
Getty Images
Ao lado da OTAN
Em 16 de dezembro de 2021, com as ameaças de Putin de invadir a Ucrânia cada vez mais reais, o presidente Zelensky se reuniu com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, na sede da União Europeia em Bruxelas. Nesse encontro foram levantadas preocupações sobre as intenções do líder russo.
©
Getty Images
Preparativos para o conflito
Cinco dias depois, ele se dirigiu à nação após a decisão da Rússia de reconhecer as regiões de Donetsk e Luhansk como Estados independentes.
©
Getty Images
Ucrânia atacada
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma invasão em larga escala na Ucrânia, embora Moscou se referisse à ação como uma "operação militar especial".
©
Getty Images
Anúncio da invasão
No dia seguinte, o presidente Zelensky realizou uma coletiva de imprensa em Kiev, anunciando na televisão que a Rússia havia invadido o país.
©
Getty Images
Solicitando a adesão à União Europeia
Quatro dias depois que o líder russo enviou suas tropas à Ucrânia, o presidente Zelensky assinou o pedido de adesão do país à União Europeia. Na foto, ele segura o documento histórico ao lado do primeiro-ministro da Ucrânia Denys Shmyhal (à direita) e do presidente do Parlamento Ruslan Stefanchuk.
©
Getty Images
Mundo
Conflito na ucrânia
31/05/22
POR Notícias Ao Minuto
Enquanto as cidades ucranianas continuam a ser atingidas por implacáveis ataques russos de mísseis e artilharia, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, levou o mundo a apoiar a Ucrânia em sua luta pela sobrevivência. Zelensky, que começou sua carreira como comediante e ator, passou de artista para líder em tempos de guerra, desafiando a invasão da Rússia e dando ao seu povo uma voz poderosa. Mas quem é essa figura improvável que se tornou o Presidente do país?
Clique e saiba mais sobre Volodymyr Zelensky.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA