© MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Muita chuva e pouco futebol. Assim foi a vitória do Juventude por 1 a 0 sobre o Fluminense, na manhã deste domingo (5), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa driblou melhor as poças de água no gramado do Alfredo Jaconi, que estava castigado pela chuva forte, e venceu com gol contra de Luccas Claro.
PUB
Com a dificuldade de trocar passes, o Tricolor pouco conseguiu criar. Já o Alviverde se saiu melhor nas ligações diretas e bolas pelo alto, marcando seu gol aos 31 minutos do primeiro tempo. Pitta chutou a bola, mas o tento foi dado para Luccas Claro, contra. Na etapa final, os mandantes se fecharam e seguraram o placar.
Com o triunfo, o Juventude deixa a zona de rebaixamento e salta para o 16º lugar, com 10 pontos. O time ainda pode terminar a rodada no Z-4, caso o Goiás empate ou vença o Botafogo. Já o Fluminense, com 11 pontos, é o 11º colocado.
GRAMADO IMPEDE O FUTEBOLAs condições no Alfredo Jaconi não permitiam que o futebol fosse praticado. O excesso de chuvas e a drenagem ruim do local formaram imensas poças de água. Apesar disso, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes autorizou o início do jogo às 11h, mas ficou parando o jogo, marcando muitas faltas. Com isso, a bola rolou em menos de 20 minutos durante toda a primeira etapa.
Os mandantes conseguiram ler melhor o que o campo pedia e apostaram demais em bolas longas e pelo alto, marcando o gol na etapa inicial. Ainda houve um atraso de seis minutos para iniciar o segundo tempo, que aconteceu mesmo sem a drenagem ajudar.FOI BEM: ISIDRO PITTAO centroavante da equipe da casa se tornou peça essencial para que o Juventude conseguisse criar as jogadas. Bem posicionado e valente dentro da área, foi o que melhor se encaixou com as adversidades do campo. Ainda chutou a bola que resultou no gol contra de Luccas Claro.
FOI MAL: GANSOO meia do Fluminense não conseguiu produzir nada. Jogador de muita técnica e bola no pé, ficou sem função por causa das poças de água que tomaram conta do gramado. Saiu aos 12 minutos do segundo tempo.
ATUAÇÃO DO FLUMINENSEA equipe tricolor gosta de jogar com toques curtos e rápidos, algo que era completamente inviável com a situação do gramado. Sem se adaptar rapidamente as condições, o time não conseguiu sequer chutar ao gol nos primeiros 45 minutos.
Diniz voltou com três mudanças para a segunda etapa. Cris Silva, Felipe Melo e Matheus Martins entraram na equipe para tentar mudar o cenário. Pouco depois, aos 12 minutos, John Kennedy veio na vaga de Ganso. As trocas permitiram que o Tricolor chegasse mais ao gol adversário, porém sem conseguir a igualdade.
CRONOLOGIA DO JOGOComo a bola pouco rolou, pouca coisa aconteceu. O lance do gol começou com Vitor Gabriel, que arriscou um chute do meio da rua. A bola bateu na zaga do Tricolor e sobrou para Pitta, que ficou cara a cara com Fábio. O goleiro conseguiu tocar na bola, contudo ela foi avançando devagar em direção ao gol. Luccas Claro se atrapalhou na hora de tentar tirar e ela acabou entrando.
Pitta ainda puxou um ataque e rolou para Paulo Henrique mandar para a rede aos 38', mas estava completamente impedido e o lance foi invalidado.
No segundo tempo, o clima esquentou e o Juventude se fechou. O time das Laranjeiras partiu para o ataque, entretanto não foi capaz de furar o bloqueio adotado pela equipe da casa.
ÁRBITRO SE ATRAPALHAJefferson Ferreira de Moraes marcou muitas faltas, parando demais a partida e prejudicando ainda mais o duelo, que já era prejudicado pela situação do gramado. No segundo tempo, com a entrada de Felipe Melo, o clima da partida esquentou e ele se confundiu ainda mais.Por reclamação, expulsou o Ricardo Oliveira, médico do Fluminense, aos 20', e Nonato, aos 48', ambos da segunda etapa. Antes disso, aos 16', não conseguiu controlar uma confusão que teve Vitor Gabriel sangrando e partindo para cima de Felipe Melo.
O maior reflexo da dificuldade encontrada pelo juiz foi aos 35'. Manoel fez falta, mas ele advertiu Luccas Claro com o amarelo. O erro foi corrigido pelo VAR rapidamente.
PRÓXIMOS JOGOSAs duas equipes jogarão em casa na quarta (8), pela 10ª rodada da Série A. Às 19h, o Juventude encara o Athletico-PR. Mais tarde, às 21h30, o Flu recebe o Atlético-MG no Maracanã.
JUVENTUDECésar; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jean, Jadson e Chico; Vitor Gabriel, Paulo Henrique (Thalisson Kelven) e Isidro Pitta. Técnico: Eduardo Baptista
FLUMINENSEFábio, Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Caio Paulista (Cris Silva); Wellington (Felipe Melo), André e Ganso (John Kennedy); Willian Bigode (Matheus Martins), Luiz Henrique e Cano. Técnico: Fernando Diniz
Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Luanderson Lima dos Santos (BA)VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)Gols: Luccas Claro, contra, aos 31min do 1º tempo (JUV)Cartões amarelos: William Matheus, Rodrigo Soares (JUV); Ganso, Manoel, Felipe Melo, John Kennedy (FLU)Cartão vermelho: Nonato (FLU)