Rio investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Um homem de 43 anos que mora em Macaé (município do norte fluminense) apresentou sintomas e está sendo submetido a exames, segundo a secretaria estadual de Saúde.

© Getty Images

Brasil Varíola dos macacos 13/06/22 POR Estadao Conteudo

Um caso suspeito de varíola dos macacos é investigado no Estado do Rio de Janeiro. Um homem de 43 anos que mora em Macaé (município do norte fluminense) apresentou sintomas e está sendo submetido a exames, segundo a secretaria estadual de Saúde. Ele trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo, onde teve contato com pessoas de outros países, segundo contou aos profissionais de saúde. Até agora não há nenhum caso dessa doença confirmado no Estado do Rio.

Segundo a secretaria estadual de Saúde, a Vigilância estadual está apoiando a vigilância municipal no monitoramento do paciente, que foi submetido a exames preconizados pelo Ministério da Saúde para confirmar o diagnóstico.

Em maio, a secretaria estadual de Saúde enviou alerta às secretarias municipais de Saúde orientando quanto à detecção e ao monitoramento de possíveis casos da doença. A medida tem como objetivo garantir que as vigilâncias municipais e estadual sejam notificadas dos possíveis casos e possam acompanhar a evolução da doença.

A varíola dos macacos é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A doença causa erupções que geralmente se desenvolvem no rosto e depois se espalham por outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. Os casos recentemente detectados no mundo apresentaram uma preponderância de lesões na área genital. A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, com posterior cicatrização.

Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas. O período de incubação é de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Em caso de suspeita da doença, o paciente deve ser isolado até o desaparecimento completo das lesões. O tratamento é baseado em medidas de suporte, com o objetivo de aliviar sintomas e prevenir e tratar complicações e sequelas.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Gestação Há 23 Horas

Sabrina Sato perde bebê com Nicolas Prattes na 11ª semana de gestação

fama Christina Applegate Há 8 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

justica Goiânia Há 8 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Prisão 06/11/24

Famosos que estão atualmente na cadeia! E um nunca mais vai sair...

fama Rafael Cardoso Há 9 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

fama Ben Affleck e Jennifer Lopez Há 7 Horas

Affleck e Garner ficam "confusos" com selfie da filha com irmã de J.Lo

fama Óbito Há 21 Horas

Apresentador vencedor de três Emmys morre de forma repentina aos 39 anos

fama Óbito Há 17 Horas

Corpo de Liam Payne chega ao Rio de Janeiro antes de ir ao Reino Unido

esporte Arábia Saudita Há 7 Horas

Al Hilal avalia rescisão com Neymar e cogita contratar Cristiano Ronaldo