Mariana Xavier vive sua 1ª protagonista e defende comédia como 'ferramenta de crítica'

O filme começou a ser gravado em São Paulo há algumas semanas e promete trazer, além de risadas, uma importante reflexão.

© Divulgação/ TV Globo

Fama MARIANA-XAVIER 15/06/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - "Eu estou muito cansada, ser protagonista é bem mais difícil do que eu imaginava". A frase é da atriz Mariana Xavier, 42, que grava seu primeiro longa-metragem como protagonista solo em "Doce Família". O filme começou a ser gravado em São Paulo há algumas semanas e promete trazer, além de risadas, uma importante reflexão.

PUB

Xavier dá vida a Tamara, uma mulher bem sucedida profissionalmente e com os dias contados para seu casamento com Beto (Gabriel Godoy). Porém, os problemas começam quando ela decide usar o vestido de sua mãe (Maria Padilha) -dona de uma empresa de emagrecimento- no dia da cerimônia, e então resolve passar por uma dieta.

"O filme levanta uma reflexão importante e necessária, que diz tanto sobre minha vivência e meu trabalho. Acredito na comédia não só como entretenimento, mas como ferramenta de crítica", diz. A artista conta que se identifica porque já sofreu tentando se encaixar nos padrões impostos pela sociedade, e não foi bem resolvida a vida inteira.

"Sou vítima da ditadura da magreza também, tomei todas as porcarias que as pessoas imaginarem, fiz todas as dietas malucas. Até quando eu percebi estar me violentando física e mentalmente". Xavier diz que a pressão e a gordofobia atingem muitas mulheres, mesmo que se sintam seguras, como sua personagem, e acabam "sucumbindo a esse sistema".

O ator Danilo de Moura, também parte do elenco, diz que o filme carrega uma grande carga de representatividade. Hugo, seu personagem, é um homem preto e LGBTQIA+. "É um filme que fala sobre bandeiras, algo atemporal. Falamos sobre mulheres que praticamente se mutilam em prol de um valor estético."

Xavier completa ao dizer que o longa usa o humor para desarmar o público e gerar reflexões mais profundas, como um espelho. "Rir é um ato de resistência em vários níveis. Seguir fazendo arte e cultura nesse país que tem menosprezado tanto a nossa classe e produção é um ato de resistência necessário", completa em conversa com o F5, nos bastidores da gravação.

A atriz ressalta que o audiovisual brasileiro gera muitos empregos e merece ser reconhecido e respeitado. Xavier explica que, para a produção do filme, foi necessária uma equipe de 100 pessoas, além de cinco semanas de filmagens -trabalhando de segunda a sábado. "Um país sem cultura é um país sem história. Estamos vivendo um momento em que a ignorância está sendo celebrada."

Para o futuro do filme, ela diz que está na contagem regressiva para o fim das filmagens. "E depois disso vou ficar na contagem regressiva para ficar pronto". O longa tem direção e roteiro de Carol Garcia, e é uma adaptação da comédia mexicana "Dulce Familia". Estão ainda no elenco nomes como Karina Ramil e Viih Tube.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama DEOLANE-BEZERRA Há 3 Horas

Deolane diz que conheceu canibais de Garanhuns na cadeia

fama Maggie Smith Há 23 Horas

Maggie Smith, atriz de 'Harry Potter', morre aos 89 anos

mundo Espanha Há 20 Horas

Homem ganha na loteria e 'perde' família por não dividir prêmio

tech Ciberataque Há 23 Horas

'Hackers' estão usando o TikTok em ciberataques; entenda

fama Polêmica! Há 2 Horas

Imagens mostram MC Ryan agredindo a ex-namorada Giovanna Roque

brasil 25 anos de espera Há 3 Horas

Policial tem crise de choro ao prender assassino do pai 25 anos depois

fama Polêmica Há 19 Horas

Offset acusa Cardi B de traição enquanto estava grávida; cantora rebate

justica Santa Catarina Há 5 Horas

Dentista assassinada pelo irmão por herança estava grávida, diz prima

fama Documentário Há 5 Horas

Sorvetão defende Marlene Mattos de ataques no documentário 'Pra Sempre Paquitas'

fama TIAGO-ABRAVANEL Há 23 Horas

Tiago Abravanel opina sobre relacionamento aberto