Corrida ou musculação. Qual o melhor para o cérebro?

Não é apenas seu corpo que beneficia da prática de exercício físico, o cérebro também ganha com um estilo de vida ativo… mas é preciso da ser escolher bem qual escolher

© iStock

Lifestyle Estudo 25/02/16 POR Notícias Ao Minuto

O levantamento de pesos é uma das atividades físicas mais completas e eficazes. Trabalha vários grupos musculares em simultâneo, queima calorias e tonifica o corpo, deixando-o mais forte e saudável. Mas a nível cerebral, pouco ou nada faz.

PUB

O contrário acontece com a corrida que, embora não seja o exercício mais recomendado para quem quer perder peso ou tem lesões, é uma atividade altamente benéfica para a mente.

Segundo um estudo conjunto entre a Universidade de Jyvaskyla (Finlândia) e Universidade de Michigan (Estados Unidos), correr aumenta o número de células cerebrais. Esta alteração foi notada em ratinhos de laboratório, mas acredita-se que seja idêntica em pessoas.

Antes de obter esta conclusão, os investigadores dividiram os ratinhos em três grupos: num, o exercício principal era a corrida (durante 30 minutos e três vezes por semana), em outro era o levantamento de pesos (colocados no rabo dos roedores, que tinham que subir escadas) e no terceiro o treino de intensidade (em que os animais tinham que correr a diferentes velocidades enquanto levavam pequenos choques, para determinar o limite de cada um).

Os ratinhos que correram tiveram um aumento significativo do número de células no cérebro, o que não se verificou nos outros animais. Em causa, está a sensação de relaxamento oferecida pela corrida e que não se aplica ao treino de força e intensidade – pois ambos deixam os atletas mais stressados, diz o estudo.

Este estudo feito em ratos vem, porém, contrariar uma outra investigação. Um recente estudo do Laboratório de Neurociência Cognitiva da Universidade de British Columbia, nos Estados Unidos, revela que o treino de resistência – à base do levantamento de peso – é benéfico para o cérebro, defendendo que o treino de resistência é o que melhor reforça a massa cinzenta (e a muscular em geral) e o que consegue retardar, com eficiência, os efeitos do envelhecimento – que deixam o cérebro mais frágil, lento e incapaz de processar informação.

Para o estudo, os investigadores analisaram um grupo de mulheres saudáveis com idades compreendidas entre os 65 e os 75 anos, mas que tinham tido pelo menos uma situação de perda de memória.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 13 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

fama VIIH-TUBE Há 10 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

mundo EUA Há 2 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama Canadá Há 11 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

mundo Índia Há 11 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

fama Coração partido Há 20 Horas

Amor e perda: Celebridades que morreram de coração partido

politica JAIR-BOLSONARO Há 4 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Tragédia Há 12 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

fama Revelação Há 2 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

mundo Viagem Há 13 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália