Autores latino-americanos incríveis (inclusive brasileiros!) que o mundo inteiro deveria ler

Inspiração e cultura latina para dar e vender

Autores latino-americanos incríveis (inclusive brasileiros!) que o mundo inteiro deveria ler

É impossível ter qualquer conversa sobre a importância da literatura - seu poder político e a consciência cultural que desenvolve - sem mencionar algum autor latino-americano. Ao longo dos últimos 200 anos, romancistas, poetas e dramaturgos latinos ultrapassaram os limites da narrativa convencional, provocaram a linha entre fato e ficção e demonstraram o verdadeiro poder material da literatura. E isso por várias e várias vezes. Do realismo fantástico do boom latino-americano (movimento literário das décadas 1960 e 1970, que deu novo fôlego à esfera global da ficção), passando pela poesia e prosa cubana que definiram um movimento de independência, até chegar aos romances que ajudam a levar a diáspora latino-americana para todo o mundo: as contribuições dos autores latinos são muito maiores do que a maioria das pessoas imagina.

Nesta galeria, vamos ver alguns dos mais influentes autores latino-americanos da história. Coloque esses nomes na sua lista de leituras e você não vai se arrepender!

©

Getty Images

Gabriel García Márquez

Um dos nomes mais famosos da literatura dos últimos 100 anos, o escritor colombiano Gabriel García Márquez é responsável pelo reavivamento moderno do interesse global pela literatura latino-americana. Sua obra-prima maciça e extensa 'Cem Anos de Solidão' é considerada um dos maiores romances da história!

©

Getty Images

Pablo Neruda

Reconhecido internacionalmente como um dos maiores poetas do século XX, Pablo Neruda nasceu em Santiago, Chile, em 1904. Suas obras variavam muito em tema: do romance à política e tudo que estivesse no meio. Isso é bem exemplificado em sua obra-prima 'Canto Geral', uma história poética no Hemisfério Ocidental contada ao longo de 231 poemas.

©

Getty Images

Euclides da Cunha

Um dos mais importantes escritores da história do Brasil é, sem dúvida, Euclides da Cunha. Em 1902, o autor publicou 'Os Sertões', uma releitura não ficcional da Guerra de Canudos, travada entre uma pequena aldeia brasileira e os militares do país. 'Os Sertões' tem sido citado como fonte de inspiração por inúmeros autores latinos do século XX.

©

Public Domain

Isabel Allende

A escritora chilena Isabel Allende começou sua carreira como jornalista. Ela fez uma entrevista com Pablo Neruda que mudou sua vida para sempre e fez ela seguir carreira na ficção. Desde a publicação de seu primeiro romance, 'A Casa dos Espíritos', de 1982, Allende é reconhecida como uma das vozes mais brilhantes da literatura moderna latino-americana.

©

Getty Images

Jorge Luis Borges

Jorge Luis Borges, considerado por muitos como o pai da ficção moderna latino-americana, serviu como uma luz guia e inspiração para todos os contadores de histórias latinos que vieram depois dele. Mais conhecido por suas coleções de contos, Borges nasceu na capital argentina de Buenos Aires em 1899. Seu trabalho sombrio, filosófico, muitas vezes alegórico, tem atraído comparações com Franz Kafka.

©

Getty Images

Gabriela Mistral

Uma das poetas responsáveis pelo Boom Latino-Americano, um período explosivo de crescimento literário e sucesso durante as décadas de 1960 e 1970, a poesia de Gabriela Mistral toca comoventemente em todas as facetas da experiência humana. Ela continua sendo a única mulher latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

©

Getty Images

Roberto Bolaño

O romancista e poeta chileno Roberto Bolaño talvez seja mais conhecido como membro fundador do infrarrealismo, um movimento literário dedicado a novos e provocativos estilos de escrita que é comparável à Geração Beat da América do Norte. Seu trabalho mais famoso é o romance de 1998, 'Os Detetives Selvagens'.

©

Getty Images

Mario Vargas Llosa

Mario Vargas Llosa, nascido no Peru, é o último membro sobrevivente do Boom Latino-Americano. Romances como 'A Estufa' e 'Conversas no Catedral' fizeram de Llosa um escritor extremamente popular durante os anos 60 e 70. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2010.

©

Getty Images

Octavio Paz

Octavio Paz nasceu na Cidade do México em 1914, durante a Revolução Mexicana em uma família que tinha laços estreitos com o movimento revolucionário zapatista. A política permaneceu no centro da vida de Octavio Paz como diplomata mexicano e também no centro de sua poesia, pela qual é bem conhecido e admirado. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1990.

©

Getty Images

Sandra Cisneros

A autora mexicana-americana Sandra Cisneros ascendeu de seu humilde começo em Chicago para ser uma das romancistas mais célebres da literatura Chicana. Seu primeiro e mais bem sucedido romance, 'A Casa Na Rua Mango', tem sido usado em aulas de inglês no ensino médio dos Estados Unidos.

©

Getty Images

Paulo Coelho

Ícone cultural no Brasil, Paulo Coelho é famoso não só por seus quase 30 livros publicados, mas também como o compositor por trás de algumas das músicas marcantes do país dos anos 60 e 70. Ele ficou famoso mundialmente por seu romance de 1988, 'O Alquimista'.

©

Getty Images

Julio Cortázar

O romancista argentino Julio Cortázar, membro do Boom latino-americano e contemporâneo de nomes como Márquez e Neruda, ficou famoso por seu estilo de escrita experimental e não linear. Seu romance 'O Jogo da Amarelinha', de 1963, pode ser lido em várias ordens e pode levar a vários finais diferentes.

©

Getty Images

Julia Alvarez

A autora dominicana-americana Julia Alvarez é uma figura importante no movimento americano New Formalism, dedicado à revitalização de versos e rimas na literatura americana. Ela é mais famosa por seu romance tocante e ambicioso 'How the Garcia Girls Lost Their Accents', que é baseado em eventos reais de sua própria infância.

©

Getty Images

Juan Rulfo

Apesar de ter apenas três obras publicadas em seu nome, o imenso talento e criatividade de Juan Rulfo o consolidou como um dos mais influentes escritores latinos do século XX. Nascido em San Gabriel, México, em 1917, ele é comumente considerado o pai do realismo fantástico.

©

Getty Images

Esmeralda Santiago

Primogênita de 11 filhos, Esmeralda Santiago mudou-se de Porto Rico para Nova York aos 13 anos e, desde então, tornou-se uma figura altamente respeitada na literatura latina. Ela é mais conhecida por suas belas memórias, como no livro 'When I Was Puerto Rican' ("Quando eu era porto-riquenha" em tradução livre), de 1993.

©

Getty Images

Alejo Carpentier

O escritor cubano Alejo Carpentier fez fama dentro do Boom latino-americano por mérito de seu poderoso realismo fantástico e seus interesses políticos e históricos inabaláveis. Um de seus romances mais famosos, 'O Reino deste Mundo', se passa durante os tumultuados anos da Revolução Haitiana.

©

Getty Images

Carlos Fuentes

O romancista mexicano Carlos Fuentes, nascido no Panamá, foi descrito como "o romancista mais célebre do México". Seu livro mais famoso, 'A Morte de Artemio Cruz', de 1962, é considerado um dos maiores produtos do Boom Latino-Americano.

©

Getty Images

Clarice Lispector

Filha de uma família ucraniana que fugiu para o Brasil logo após a Primeira Guerra Mundial, Clarice Lispector foi criada desde a infância nas cidades brasileiras de Recife e Rio de Janeiro, onde se tornou um tesouro nacional aos 23 anos após a publicação de seu primeiro romance, 'Perto do Coração Selvagem'. Ela foi considerada uma das mais inventivas e imaginativas romancistas e escritoras de contos do século XX.

©

Getty Images

Reinaldo Arenas

Reinaldo Arenas foi um escritor cubano que ficou tão famoso por seu desafio político quanto por sua escrita. Sua autobiografia pioneira 'Antes que Anoiteça', publicada em 1992, segue sua vida de paixão e perseguição na revolucionária Cuba.

©

Getty Images

Miguel Ángel Asturias

O romancista, poeta e dramaturgo guatemalteco, Miguel Ángel Aturias, é considerado o maior escritor do país e um dos principais antecessores do Boom Latino-Americano. Seus romances são particularmente respeitados por seu retrato e apoio às culturas indígenas da Guatemala e da América Latina como um todo. Seu magnum opus, 'Homens de Milho', foi publicado em 1949. Ele recebeu um Prêmio Nobel em 1967.

©

Getty Images

Claudia Piñeiro

A imensamente talentosa e multifacetada escritora Claudia Piñeiro é uma das mais populares e bem sucedidas escritoras de mistérios da Argentina. Mais famosa por seus romances, Piñeiro também é muito respeitada por seu trabalho em roteiros e no teatro.

©

Getty Images

Pedro Juan Gutiérrez

Pedro Juan Gutiérrez nasceu em Matanzas, Cuba, em 1950. Depois de se mudar para Havana e ficar chocado e inspirado pela violência e vitalidade da cidade, Gutiérrez começou a escrever uma ficção ousada que destacava essas qualidades. Hoje, ele é conhecido por sua prosa inabalável que chama a atenção para a cidade que ele chama de lar.

©

Getty Images

Jorge Amado

Esse é um dos mais populares escritores brasileiros do século XX. A obra de Jorge Amado explora as discrepâncias que existiam entre as diferentes classes sociais, culturais e religiosas de sua época - e que, de certa forma, ainda existem. Ele é mais conhecido por seu romance de 1976, 'Dona Flor e Seus Dois Maridos'. Outro de seus grandes livros é 'Capitães da Areia', um retrato feroz da vida em Salvador de 1937.

©

Getty Images

Fernanda Trias

Uma das mais emocionantes escritoras latinas ainda em atividade, Fernanda Trias nasceu na capital uruguaia de Montevidéu em 1976. Ela foi elogiada por seu estilo de escrita imaginativa e todos os seus romances até agora foram lançados com aclamação generalizada.

©

Getty Images

Ernesto Sábato

Às vezes referido como "o último grande escritor da literatura argentina", Ernesto Sábato ficou famoso por seus três romances e inúmeros ensaios que cobriaram quase todos os temas que se possa imaginar.

©

Getty Images

José Martí

José Martí, nascido em Havana em 1853, não era apenas um poeta altamente influente, mas também uma figura importante para a independência de Cuba da Espanha. Às vezes ele é referido como o "apóstolo da independência cubana".

©

Getty Images

Laura Esquivel

Dando vida nova às tradições do realismo fantásico defendidas por escritores anteriores ao Boom Latino-Americano, Laura Esquivel tornou-se uma autora internacionalmente adorada após a publicação de seu romance de 1992, 'Como Água para Chocolate'.

©

Getty Images

Eduardo Galeano

Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. Sua obra-prima 'As Veias Abertas da América Latina', de 1971, é considerada uma das obras mais importantes da literatura latino-americana. O livro atua como um relato histórico prosaico e crítico da América Latina como um todo.

©

Getty Images

Miguel Piñero

O dramaturgo e poeta porto-riquenho, Miguel Piñero, emigrou para Nova York com sua família aos quatro anos de idade. Durante sua curta e tumultuada vida, ele estabeleceu o movimento literário Nuyorican, que se concentrou em retratar a experiência de imigrantes porto-riquenhos criados na cidade de Nova York do século XX. Ele é mais famoso por sua peça 'Olhos Curtos', que escreveu enquanto estava preso.

Fontes: (HuffPost) (Writing Tips Oasis) (Books Tell You Why)

Veja também: Os livros favoritos das estrelas

©

Getty Images

Cultura Literatura 27/06/22 POR Notícias Ao Minuto


É impossível ter qualquer conversa sobre a importância da literatura - seu poder político e a consciência cultural que desenvolve - sem mencionar algum autor latino-americano. Ao longo dos últimos 200 anos, romancistas, poetas e dramaturgos latinos ultrapassaram os limites da narrativa convencional, provocaram a linha entre fato e ficção e demonstraram o verdadeiro poder material da literatura. E isso por várias e várias vezes. Do realismo fantástico do boom latino-americano (movimento literário das décadas 1960 e 1970, que deu novo fôlego à esfera global da ficção), passando pela poesia e prosa cubana que definiram um movimento de independência, até chegar aos romances que ajudam a levar a diáspora latino-americana para todo o mundo: as contribuições dos autores latinos são muito maiores do que a maioria das pessoas imagina.

PUB

Nesta galeria, vamos ver alguns dos mais influentes autores latino-americanos da história. Coloque esses nomes na sua lista de leituras e você não vai se arrepender!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 18 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 19 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 13 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 20 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 19 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 13 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 13 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 18 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora