Pessoas famosas que sobreviveram à poliomielite
Descubra as estrelas que contraíram esta doença mortal
Pessoas famosas que sobreviveram à poliomielite
No início do século XX, a poliomielite era uma das doenças mais temidas nos países industrializados, paralisando centenas de milhares de crianças todos os anos. Vacinas eficazes introduzidas nas décadas de 1950 e 1960 colocaram a doença sob controle e a poliomielite foi praticamente erradicada como problema de saúde pública. No entanto, surgiram notícias recentes de que o vírus que causa a enfermidade havia sido detectado numa estação de tratamento de esgoto no Reino Unido, o que mais uma vez levanta temores sobre essa doença ameaçadora. Entre as numerosas vítimas da poliomielite estão algumas pessoas famosas, celebridades que felizmente sobreviveram ao ataque desta doença potencialmente mortal.
Quer saber quem são estes sobreviventes? Então, clique e descubra as estrelas que contraíram poliomielite.
©
Getty Images
Donald Sutherland
O ator canadense contraiu poliomielite quando criança. Acamado, Donald Sutherland desenvolveu paixão pela leitura antes de se tornar um dos astros de cinema mais reconhecidos do mundo.
©
Getty Images
Boris Casoy
O jornalista contraiu poliomielite quando tinha um ano de idade e ficou com sequelas físicas. Até os nove anos de idade, ele praticamente não andava. Casoy foi operado nos EUA e conseguiu recuperar os movimentos. Na época de seu nascimento, 1941, não havia vacina. "Se houvesse vacina, eu e minha irmã gêmea não teríamos sido vítimas da poliomielite. Cada criança salva é um cidadão lá na frente", disse em entrevista ao 'Conversa com Bial'.
©
Creative Commons Attribution 2.0
Francis Ford Coppola
O diretor de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now' contraiu poliomielite quando jovem e passou grande parte da infância na cama. Coppola falou sobre como o isolamento de outras crianças da sua idade permitiu com que ele satisfizesse sua imaginação com produções caseiras de teatro.
©
Getty Images
Alan Alda
Especialmente conhecido por interpretar Hawkeye Pierce na série de televisão 'M.A.S.H' (1972-1983), o ator Alan Alda contraiu poliomielite aos sete anos de idade. O tratamento incluiu ter os músculos da perna esticados por massagem.
©
Getty Images
Neil Young
Em 1951, um surto de poliomielite varreu Ontário, no Canadá. Neil Young, com seis anos, foi um dos muitos que contraíram a doença e, como resultado, ficou parcialmente paralisado do lado esquerdo. Felizmente ele se recuperou e se tornou um dos músicos mais respeitados de sua geração.
©
Getty Images
Mia Farrow
Mia Farrow foi diagnosticada com poliomielite quando tinha nove anos e passou oito meses no hospital, onde um ventilador de pressão negativa estimulava sua respiração. A atriz de 'O Bebê de Rosemary' é embaixadora da boa vontade da UNICEF e faz campanhas na luta contra essa doença que é uma ameaça a vida.
©
Getty Images
Mel Ferrer (1917–2008)
O ator, diretor e produtor Mel Ferrer, que ficou famoso por ser casado com Audrey Hepburn, lutou contra a poliomielite na década de 1940. A condição estagnou sua carreira crescente por um tempo.
©
Getty Images
Ida Lupino (1918–1995)
A atriz Ida Lupino, que mais tarde se tornou a cineasta mais proeminente de Hollywood durante a década de 1950, sofreu uma breve luta contra a poliomielite em 1934.
©
Getty Images
Joni Mitchell
A cantora e compositora canadense Joni Mitchell começou a cantar e tocar quando ainda era criança. A condição a deixou com um braço enfraquecido e ela compensou esse problema reafinando seu violão num tom fora do padrão.
©
Getty Images
Franklin D. Roosevelt (1882–1945)
Roosevelt, o 32º Presidente dos Estados Unidos, foi diagnosticado com poliomielite em 1921. Deixado permanentemente paralisado da cintura para baixo, ele passou grande parte da vida defendendo tratamentos, curas e uma vacina para prevenir a poliomielite. No entanto, uma análise retrospectiva sugeriu que os sintomas do presidente são mais consistentes com a síndrome de Guillain-Barré — uma neuropatia autoimune que seus médicos não consideraram como uma possibilidade diagnóstica.
©
Getty Images
Donovan
O cantor e compositor escocês tornou-se uma voz conhecida dos anos 1960 com uma série de hits que incluíam 'Catch the Wind', 'Sunshine Superman' e 'Mellow Yellow'. Donovan sobreviveu a um ataque de poliomielite na infância que o fez sofrer períodos de exaustão e o deixou mancando para sempre.
©
Getty Images
Johnny Weissmuller (1904–1984)
Johnny Weissmuller lutou contra a poliomielite quando tinha nove anos e foi incentivado por um médico a continuar nadando como forma de fisioterapia. Mais tarde, ele tornou-se campeão olímpico de natação antes de encontrar mais fama como o Tarzan de Edgar Rice Burroughs em doze longas-metragens que protagonizou entre 1932 e 1948.
©
Getty Images
Frida Kahlo (1907–1954)
A célebre artista mexicana Frida Kahlo contraiu pólio aos seis anos. Depois de passar vários meses na cama, ela ficou com uma perna direita deformada e encurtada. Tragicamente, e apesar de superar a doença, ela foi ferida num acidente de ônibus aos 18 anos, o que causou muita dor e problemas médicos ao longo de sua vida. Na foto, Frida pode ser vista na cama com um espelho afixado no dossel, o que lhe permitia pincelar autorretratos quando estava com dores.
©
Getty Images
Itzhak Perlman
Um dos maiores violinistas do mundo, o israelense-americano Itzhak Perlman, contraiu poliomielite aos quatro anos de idade e passou a usar aparelhos de perna e muletas desde então. Ele toca sentado numa cadeira de rodas ou numa cadeira motorizada.
©
Getty Images
Marion Davies (1897–1961)
Marion Davies foi uma estrela de cinema durante a era de ouro de Hollywood. Ela pegou poliomielite no final da vida, na década de 1940, o que afetou uma de suas pernas. Ela também é conhecida por ser a amante do magnata da mídia William Randolph Hurst.
©
Getty Images
Judy Collins
A cantora e compositora ganhadora do Grammy, Judy Collins, cujos hits incluem 'Send in the Clowns', passou vários meses no hospital depois de contrair poliomielite quando criança. Assim como Mia Farrow, ela também é representante da UNICEF e promove ativamente programas de vacinação contra a doença.
©
Getty Images
James Drury (1934–2020)
James Drury foi um rosto familiar na TV durante a década de 1960, desempenhando o papel-título na série de faroeste 'The Virginian' (1962-1971). Drury superou um ataque de poliomielite quando tinha 10 anos.
©
Getty Images
Benjamin C. Bradlee (1921–2014)
Editor executivo do jornal The Washington Post durante o escândalo de Watergate, Ben Bradlee contraiu poliomielite quando tinha 14 anos e ficou paralisado por vários meses. Ele foi interpretado pelo ator Jason Robards no filme de 1976 'Todos os Homens do Presidente', estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman.
©
Getty Images
Wilma Rudolph (1940–1994)
A velocista campeã olímpica, Wilma Rudolph, superou enormes dificuldades para alcançar o nível mais alto na competição. Ela contraiu pólio aos quatro anos de idade. Fisicamente desafiada durante a maior parte de sua infância, ela conseguiu andar novamente sem aparelhos nas pernas e se tornou uma estrela de basquete antes de se voltar para o atletismo. Ela aqui foi fotografada ganhando os 100 metros feminino nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960.
©
Getty Images
Ian Dury (1942–2000)
Ian Dury foi vocalista da banda de rock britânica pioneira do new wave, Ian Dury and the Blockheads. Sua mão e perna ficaram prejudicadas por causa do problema com a poliomielite aos sete anos de idade. Ele frequentemente cantava sobre sua deficiência e fazia campanha com a UNICEF para erradicar a doença.
©
Getty Images
Arthur C. Clarke (1917–2008)
O escritor inglês de ficção científica Arthur C. Clarke foi atingido pela poliomielite em 1962, o que o limitou à cama por muitas semanas. Ele co-escreveu com Stanley Kubrick o roteiro do filme '2001: Uma Odisseia no Espaço' (1968), que Kubrick também dirigiu. Em 1984, Clarke foi diagnosticado com síndrome pós-poliomielite, uma condição que o colocou numa cadeira de rodas nos últimos anos de sua vida.
©
Getty Images
Emmett Till (1941–1955)
Quando tinha 5 anos, Emmett Till pegou poliomielite. A condição o deixou com uma gagueira permanente. Isso poderia ter sido o fim de sua história, mas em 28 de agosto de 1955, aos 14 anos, ele foi brutalmente assassinado num ataque racialmente motivado. Postumamente, ele se tornou um ícone do movimento dos direitos civis.
©
Getty Images
Dorothea Lange (1895–1965)
A fotógrafa documental pioneira, Dorothea Lange, ficou com a perna direita deficiente e mancando após contrair poliomielite aos sete anos de idade. Ela tornou-se uma das fotojornalistas mais importantes de sua época, celebrada por seu trabalho durante a Grande Depressão, quando produziu a icônica imagem de 1936, 'Migrant Mother'.
©
Getty Images
Margarete Steiff (1847–1909)
A costureira alemã Margarete Steiff ficou famosa como fabricante de brinquedos e fundadora da Steiff Company. A poliomielite a atacou quando criança, deixando-a com as duas pernas paralisadas e dor no braço direito. Brinquedos macios Steiff originais, principalmente ursinhos, são agora itens de colecionador que valem muitos milhares de dólares.
©
Public Domain
Jack Nicklaus
A lenda do golfe Jack Nicklaus contraiu poliomielite leve no início da adolescência e foi afetado com rigidez, dor e perda de peso ao longo de duas semanas.
©
Getty Images
CeDell Davis (1926–2017)
O guitarrista e cantor de blues, CeDell Davis, criou uma maneira única de superar a deficiência deixada pela poliomielite. Com as mãos aleijadas pela doença, ele aprendeu a tocar violão de cabeça para baixo. Davis então desenvolveu uma técnica usando uma faca de manteiga para ajudar a tocar as cordas, produzindo um som semelhante ao slide guitar.
©
Getty Images
Joe Dante
Mais conhecido por seu filme de 1984 'Gremlins', o cineasta Joe Dante lutou brevemente com a poliomielite aos sete anos de idade.
©
Getty Images
Doc Pomus (1925–1991)
Começando sua carreira como cantor de blues, Doc Pomus, juntamente com o colaborador musical Mort Shuman, escreveu inúmeros hits de rock and roll, vários deles para Elvis Presley. Na foto ele está cantando de muletas, itens que foi obrigado a usar depois de contrair poliomielite quando criança.
©
Getty Images
Kerry Packer (1937–2005)
Contrair poliomielite aos oito anos confinou Kerry Packer a ventilador de pressão negativa por nove meses. Sua subsequente ausência na escola impactou sua habilidade acadêmica, mas isso não o impediu de se tornar um dos empresários mais ricos, poderosos e influentes da Austrália.
©
Getty Images
Robert McNamara (1916–2009)
Como Secretário de Defesa, servindo de 1961 a 1968 sob os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson, o nome de Robert McNamara tornou-se sinônimo da Guerra do Vietnã. Mas antes disso, ele contraiu pólio em 1945. Sua esposa também pegou a doença. Enquanto ele teve uma estadia relativamente curta no hospital, o caso dela era mais grave e ela permaneceu acamada por nove meses.
©
Getty Images
Fama
Poliomielite
03/07/22
POR Notícias ao Minuto
No início do século XX, a poliomielite era uma das doenças mais temidas nos países industrializados, paralisando centenas de milhares de crianças todos os anos. Vacinas eficazes introduzidas nas décadas de 1950 e 1960 colocaram a doença sob controle e a poliomielite foi praticamente erradicada como problema de saúde pública. No entanto, surgiram notícias recentes de que o vírus que causa a enfermidade havia sido detectado numa estação de tratamento de esgoto no Reino Unido, o que mais uma vez levanta temores sobre essa doença ameaçadora. Entre as numerosas vítimas da poliomielite estão algumas pessoas famosas, celebridades que felizmente sobreviveram ao ataque desta doença potencialmente mortal.
Quer saber quem são estes sobreviventes? Então, clique e descubra as estrelas que contraíram poliomielite.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA